CPI da Zelotes quebra os sigilos do ex e atual presidente da Mitsubshi do Brasil

A CPI ainda não quebrou sigilos e nem convocou para depor diretores das empresas gaúchas investigadas pela Polícia Federal e Receita Federla no âmbito da Operação Zelotes. Entre elas, as mais notáveis são os grupos Gerdau, Marcopolo e RBS. Ao lado, foto de um dos controladores da Gerdau, Jorge Gerdau, que até há pouco integrou o governo Dilma Roussef. -


A CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta quinta-feira a quebra dos sigilos telefônico, de mensagens via celular e de e-mails do ex-presidente da Mitsubishi no Brasil Paulo Ferraz. O atual presidente da empresa, Robert Rittscher, também terá os mesmos sigilos quebrados. Após ser autuada pela Receita Federal, a empresa conseguiu junto ao Carf reduzir o débito de R$ 266 milhões para menos de R$ 1 milhão.

Ainda na lista de sigilos quebrados nesta quinta-feira está o bancário Hugo Borges, suspeito de ser um dos principais operadores financeiros de José Ricardo da Silva, ex-conselheiro do Carf que é alvo das investigações. Os senadores também querem informações da Receita sobre empresas a que Borges foi ou se mantém sócio.

Outro quebra de sigilo aprovada, desta vez por soliticação da relatora da comissão, senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), o colegiado aprovou a quebra dos sigilos fiscal e bancário da Planeja Assessoria e da Alfa Atenas Assessoria Empresarial. Ambas prestaram assistência à Mitsubishi em processos dentro do Carf. A suspeita é que essas e outras consultorias tenham atuado como intermediárias de propinas para membros do conselho.


Vanessa Graziottin também consegui aprovar requerimento para acesso aos dados bancário e fiscal de Eduardo Ramos, Ezequiel Cavallari, Silvio Romão e Ricardo Rett. A CPI também vai pedir à Receita Federal a relação das empresas com que esses investigados têm ou tiveram participação societária.

4 comentários:

Anônimo disse...

Espera-se que Gerdau também seja investigado.

Anônimo disse...

estranho, não vi nada na Zero Hora!!!

jorge alvaes ribleiro disse...

Espero que as empresas gaúchas que estão envolvidas nesse rolo,Gerdau, RBS e Marcopolo, sejam logo chamadas pra esclarecer. A lei tem que ser para todos.

Anônimo disse...

Este não é o BRASIL de nossos sonhos.
Quanta diferença de Tudo.
Não existe um só termo de comparação, seja qual for o parâmetro adotado, entre a ZELOTES e a LAVA JATO.
Quanta diferença, sendo tudo tão igual.
BRASIL! Mostra tua Cara!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/