União Européia rejeita mais prazo para a Grécia

Os ministros das Finanças da zona do euro, reunidos rejeitaram nesta terça-feira, em reunião realizada por meio de teleconferência, uma extensão do programa de assistência à Grécia, que termina logo mais à meia-noite (19h em Brasília). Eles marcaram nova reunião para esta quarta.

Pela rede social Twitter, o ministro das Finanças finlandês, Alexander Stubb, indicou que a proposta apresentada hoje pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, continha três pedidos, e escreve que dois, a extensão do atual programa e um perdão de dívida “não são possíveis”. O terceiro, um novo empréstimo do mecanismo europeu de estabilidade, será analisado segundo “o procedimento habitual”, ou seja, mais tarde.

Na mesma rede social, o porta-voz de Jeoren Dijsselbloen, presidente do Eurogrupo, anunciou que na quarta-feira de manhã haverá nova teleconferência dos ministros das Finanças da zona do euro, após o anúncio de uma nova carta das autoridades gregas.


Os responsáveis das Finanças da zona do euro – grupo de países que adotam a moeda única – debateram a crise grega durante várias horas. Hoje é o último dia do prazo dado ao governo grego pelos credores internacionais para pagar uma parte do que deve. Caso não pague, o país entrará em calote.

2 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, pelo que entendi a Grécia quer prazo ou não pagar o FMI, pois julho tem parcela dívida com União Européia que deve pagar.

Rolar dívida com FMI não é calote.

Anônimo disse...

A Grécia não tem a confiança dos demais membros da comunidade porque se nega a fazer o dever de casa, isto é, controlar gastos. E com esse esquerdalho no comando, só resta esperteza: quer mais dinheiro e não vai pagar. Para quem empresta, o quadro é de horrores, colocar mais dinheiro bom em cima de um tradicional não pagante é aumentar o rombo. Melhor delimitar o rombo no que está, que é imenso, do que aumentá-lo. A Grécia escolheu seu próprio caminho, que o curta, então.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/