51% de todos os aposentados do serviço público estadual são professores. Aposentadorias precoces raspam os cofres públicos.

O ataque imediato às aposentadorias especiais de professores estaduais e pessoal da segurança é questão de sobrevivência imediata - e de justiça. O peso das aposentadorias, pensões e substituições sobre o caixa do Tesouro é insuportável há muito tempo.  - 

Não existe nenhum grupo de servidores estaduais que se aposenta tanto quanto o dos professores públicos gaúchos.

São 84.364 professores em casa, algo como 51% do contingente total de funcionários.

A área da segurança - brigadianos e policiais - ocupa a segunda posição, com 37.750.

Ambos contam com aposentadorias especiais.

As professoras aposentam-se com 25 anos de serviço e os professores com 30 anos.

O caso das mulheres é inaceitável.

No seu livro "O Rio Grande tem saída ?", Darcy Francisco Carvalho dos Santos revela que as mulheres com mais de 60 anos passaram de 52,7% da população em 1980 para 55,9% em 2010. Sua expectativa de vida é de 81 anos, 5 anos maior do que a dos homens.

10 comentários:

Anônimo disse...

Se a mulher vive mais, porque se aposenta antes que o homem?

Anônimo disse...

Cadê a igualdade de direitos, por que o privilégio das mulheres se aposentarem mais cedo?
Isso é uma discriminação contra os homens. Merece passeata, invasão do Palácio Piratini e da Assembléia Legislativa pedindo por uma lei igualitária. Depois os manifestantes podem até fazer um quebra-quebra na Cidade Baixa.
Bem ao estilo esquerdopata.

Anônimo disse...

Polibio

interessante seria divulgar:
idade média da obtenção das aposentadorias ?
salário médio das aposentadorias ou ( quanto professores, policiais )
etc
quanto representa Folha pagamento...executivo ...legislativo..judiciários CARGO E SALÁRIO

Anônimo disse...

Políbio,

Aposentadoria precoce é uma das causas da "quebra" da Grécia. Há outros motivos menores.

O RS assemelha-se a Grécia.

Ocorre que a lá, a DOR já começou a provocar mudanças. Aqui ainda não!!

JulioK




Anônimo disse...

QUANDO O GOVERNO APOSENTOU MILHARES DE AGRICULTORES SEM NUNCA TEREM CONTRIBUIDO TODOS CALARAM...QUANDO APOSENTOU MILHARES DE CIDADÃO COM IDADE AVANÇADA COM POUCAS CONTRIBUIÇÃO TODOS CALARAM...QUANDO MILHARES DE COMUNISTAS E TERRORISTAS PEDIRAM APOSENTADORIAS PERSEGUIÇÃO TODOS CALARAM...AGORA É O PROFESSOR QUE TIRA 25 ANOS DENTRO DE UMA SALA DE AULA QUE É O CULPADO...ISSO É O MESMO QUE POR A CULPA DA GUAMPA NO SOFÁ, SE OS CARAS CONTRIBUIRAM PARA SE APOSENTAR COM ESTE TEMPO QUE SEJA.
O CARA CONTRIBUI POR 35 ANOS A PREVIDENCIA PRIVADA COM 150 REAIS APOSENTA-SE COM DOIS MINIMOS, PELO GOVERNO COM O MESMO DESCONTA SAI COM UM SALARIO E MEIO E EM QUATRO ANOS ESTA COM UM....O PROBLEMA E O GOVERNO QUE APLICA ERRADO COMO SEMPRE FEZ E POE A CULPA NO POVO O QUE ESTÁ CERTO POR NÃO SABER VOTAR.

joseph almeida disse...

GOVERNADOR DO RS É BURRO, OU TÃO BURRO COMO O DO PR???? AQUI RICHA ASSUMIU COM O ESTADO QUEBRADO POR REQUIÃO, NÃO TINHA DINHEIRO SEQUER PARA PAGAR OS SALÁRIOS DE DEZEMBRO ANTERIOR À POSSE QUE SE DEU EM JANEIRO... TEVE QUE DAR CALOTE (REESCALONAR GRANDE PARTE DAS DÍVIDAS DO REQUIÃO), MAS, NÃO FEZ A AUDITORIA QUE DIZIA QUE FARIA... RESULTADO!!! A COISA SE AGRAVOU, E PIOR!!! O TUCANO FROUXO NÃO FOI PRA TEEVISÃO PARA ALERTAR A POPULAÇÃO QUE O ESTADO DO PARANÁ TINHA SIDO DEIXADO QUEBRADO POR REQUIÃO.... AGORA O GOVERNADOR ESTELIONATÁRIO, POSA DE GRANDE ADMINISTRADOR!!!! BEM FEITO AO RICHA..... PARECE QUE SARTORI É TÃO FROUXO QUANTO RICHA, POIS, DEVERIA IR PRA TV JORNAIS, CAMPANHAS DE ESCLARECIMENTOS, ETC, PARA EXPLICAR, EXECRAR O GOVERNADOR COMUNISTA QUE DEIXOU O ESTADO DO RS QUEBRADO, MAS, PARECE QUE TEM RABO PRESO COM ALGUÉM OU NÃO???

Anônimo disse...

TARSO JÁ TA GANHANDO APOSENTADORIA DE EX-GOVERNADOR.
QUEBROU O QUE FALTAVA DO ESTADO.
NÃO APARECE NINGUÉM PARA MOSTRAR AS BARBARIDADES QUE ELE FEZ EM 04 ANOS. TÃO ESPERANDO O QUE ???
TALVEZ PORQUE A RBS NÃO QUEIRA DIVULGAR EM SEUS VEÍCULOS.

Anônimo disse...

Esqueceram de considerar que os professores trabalham além de seu horário,em correções, planejamentos e elaboração de exercícios para a fixação dos conteúdos. Do seu salário é descontada previdência e IPE, mesmo que possuam plano de saúde particular, visto que conseguir consulta pelo IPE, hoje, é uma dificuldade.
O salário deve ser integral pois pouco,muito aquém do que deveria. Nem o mínimo nacional se recebe. O que dizer dos juízes e promotores que recebem auxílio alimentação, moradia e outras quejandas? Não lhes há dinheiro que seja! E por que para os professores a aposentadoria não pode ser integral? Não chega nem aos pés dessas mordomias concedidas a políticos e jurídicos. O governo procura um bode expiatório e colocou no magistério a culpa de suas desídias. E ainda há quem apoie. Que vão para uma sala de aula e responsabilizem-se pela educação de 30 alunos. Não aguentariam uma semana. Há "professoras" nas coordenadorias que não entrariam em sala de aula nem mortas. E são as que mais recebem! Parem de criticar quem trabalha e promove a formação das novas gerações. E as escolas que estão desabando? Nem vou longe: basta fazer uma visitinha ao Instituto de Educação aí em POA? De quem é a culpa??? Com os retroativos de judiciário e políticos daria para lhe fazer uma bela reforma. Antes de falar de quem trabalha, olhe-se para os lados dos verdadeiramente privilegiados... Sem esquecer de que um governador se aposenta com APENAS 4 anos de "trabalho executivo"...

Anônimo disse...

Políbio, é preciso comentar também OS MOTIVOS que fazem com que um professor se aposente. Sou professor federal aposentado aos sessenta anos, com 37 anos de exercício profissional. Não teria me aposentado antes da expulsória (70 anos) e mesmo assim sob protesto, se não fossem as ameaças de perdas financeiras, de parte do governo.

Não sei das condições de trabalho dos professores do estado no RGS, mas posso contar do meu caso. Durante o segundo mandato FHC, correu a notícia de que iriam ser anuladas algumas vantagens e mudados os tempos de aposentadoria. Como eu já tinha o tempo necessário, a pressão psicológica aumentando, aposentei-me. Dois meses depois mudaram realmente os requisitos: se não o tivesse feito, teria de cumprir MAIS SETE ANOS e não poderia usar o tempo que trabalhei com risco de vida em SP-40, uma vantagem que nós engenheiros tínhamos.(Dez anos depois, a vantagem voltou, creio que com outro nome.).

Durante o segundo mandato do presidente petista, mais direitos foram perdidos. Mais ainda na época Dilma, e nenhum novo direito adquirido. Essa instabilidade nas leis faz com que qualquer um escolha usar as vantagens que possui - no momento. Antes que as perca...

Se você perguntar a dez professores aposentados há mais de um ano se gostam mais de estar parados ou prefeririam continuar a lecionar (mantendo os direitos que tinham), mais de 60% dirão que ficar parado é uma merda. E boa parte deles encontrou outro trabalho para não ficar ao léu. Mesmo porque não dá para viver da aposentadoria e manter o nível de vida a que se acostumou.

Anônimo disse...

RS é a Grécia do Brasil.... Simplesmente a conta não fecha: muito funcionário publico, muito benefício, muita indenização trabalhista, muito aposentado pra pouca arrecadação...conseguiram MATAR A GALINHA DOS OVOS DE OURO! Agora, alguém acha que o gringo é o cara certo pra pegar o gato pelo rabo? Coalizão Britto-Yeda-Proenca-Aod, ai vai!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/