Accurso acusa Poder Judiciário por "despudor magistral" nos casos dos auxílio-moradia e auxílio-alimentação

Neste artigo publicado hoje pelo jornal Zero Hora, o economista e professor aposentado da Ufrgs, Claudio Accurso, fustiga o que chama de "despudor cívico magistral". O título original do artigo traduz uma pergunta: "Não, que nação ?".

As mais recentes vantagens adquiridas pela cúpula do Poder Judiciário no Brasil são de um despudor cívico magistral: auxílio-moradia e auxílio-alimentação, fora outros que provavelmente virão. Acima de sua legalidade, está em jogo sua moral num país de constrangedoras carências africanas para milhões de pessoas, de mulheres e crianças em especial, sem horizontes que lhes justifiquem a existência. Vantagens que atestam pela ausência de nação brasileira, sobrevivendo tão só um país com um território e uma população sobreposta.
Nação implica moral única e amalgamando um povo na construção de um vir a ser comum e comungado por todos. O Brasil foi reduzido a um campo de caça, onde o ganhar dinheiro de qualquer jeito e sob pretexto individual ou classista se justifica e serve de credenciamento pessoal. O bolso se tornou símbolo de sucesso e o único indicador a nortear vidas e convivências. O nosso semelhante desaparece para dar lugar ao anônimo concorrente, cuja sorte está entregue ao aleatório divino. E muitas religiões aparecem para consolar os sofrimentos decorrentes… A sorte não está entregue em nossas mãos, com nosso poder numa democracia de construirmos igualdades civilizatórias.

Ou as reservas morais de nosso povo se insurgem e reagem, não com golpes militares ou impeachments, mas com a determinação de reencontrarmos novos caminhos, ou continuaremos nessa imoralidade desenfreada, típica de uma nacionalidade em liquidação. Ainda é tempo para reações construtoras e ainda há muitos, maioria, cidadãos saudáveis para dar-se início a uma nova história. Isso é que anima e fortalece o espírito!


13 comentários:

Anônimo disse...

O poder judiciario(em minúsculas) é,de longe, quem presta os piores serviços,negando direitos e democracia à população,mas forma uma casta de privilegiados à custa desta mesma populaçao. Até os predios que constroem são uma afronta à pobreza deste país, pelo luxo que ostentam!

Anônimo disse...

Políbio,
Tenho 72 anos e trabalho como médico 10 horas por dia.
A única saída é a DESOBEDIENCIA CIVIL, não se paga mais impostos neste pais, até as "coisas" melhorarem!

Anônimo disse...

Se a juizada é quem deveria dar o exemplo também pleiteia vantagem imorais para si, provavelmente por inveja da classe política, o que restará para o povinho que luta para sobreviver?? Coisas como essas que só aumentam a indignação no andar de baixo também só fazem aumentar a violência, no salve-se quem puder, somado a falta de justiça por quem deveria garanti-la!

Anônimo disse...

Desde que o PT governa a União, jamais foi denegado qualquer interesse financeiro dos magistrados, que não foram poucos.
Um absurdo jurídico, que vem sendo utilizado, é que o CNJ, órgão federal, toma decisões administrativas dessa espécie que devem ser cumpridas pelas Fazendas Públicas Estaduais.

Anônimo disse...

Agora, para esta TURMA, só falta incluir um Plano de Saúde lá Sírio-Libanês, e carro importado com motorista.

Anônimo disse...

Vamos ver até quando o país vai aguentar,bancar esta ostentação,do jeito que tá,vamos a passos largo ao colapso,espero que total,para começarmos do zero!

Luis Silva disse...

É uma vergonha o que estão fazendo neste pais , enquanto uns trabalham de sol a sol pra ganhar o mesmo valor que esta casta ganha somente pra se alimentar fora as outras mordomias ,ai pergunto pra que serve o salário ??? não tem mais condições , temos que mudar de qualquer forma, ou quem puder que compre uma passagem de ida pra qualquer lugar de primeiro mundo .................É UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

O problema do colapso total para o qual caminhamos é que estes grandes contribuintes, os comparsas que detendo o poder de fazer a diferença, puxam mais para baixo, empobrecendo legiões em nome de mimos, se salvarão. Caso aconteça o pior, eles fogem para o exterior, condenando a enfrentar o holocausto quem sempre foi o lado mais fraco: o povo que carrega esse pais nas costas, trabalhando para pagar impostos e beneficios abusivos.

Anônimo disse...

Não esqueçam que não é só o Poder Judiciário. Devemos incluir aí nesse bolo o Ministério Público que tem as mesmas regalias; Os Tribunais de Contas e agora também devendo ser estendidas aos Defensores Públicos, ou seja todos órgãos que possuem autonomia administrativa e financeira. Nem vamos falar dos Deputados que já se sabe o muito que recebem. Também não podemos esquecer da Presidente da República que nem sabemos tudo que tem de mordomias, só sabemos que é demais e seus Ministros, todos com cartões corporativos livres de despesas.
É mais ou menos aquela história: Onde o boi vai a vaca vai atrás, ou seja o que um consegue de regalia, logo o outro estende para sua categoria. Tudo na base do corporativismo.
É nós, trouxas, pagamos esta conta.

Anônimo disse...

ALÉM DE GANHAR SALÁRIOS MILIONÁRIOS, "TRABALHAM" MEIA HORA POR MÊS, O QUE FAZEM?
ESCARRAM NA CARA DO POVO.
- VEJA O JULGAMENTO DO GENOCÍDIO DAS 242 CRIANÇAS NA BOATE KIZ, PROTEGERAM OS CARRASCOS QUE FALFICARAM ALVARÁS.
- VEJAM A SUCESSÃO DE ERROS DO CASO BERNARDO? A JUÍZA AINDA FOI PROMOVIDA.
- O CASO DOS 100 MILHÕES ROUBADOS DAS AÇÕES DA CRT? O CRIMINOSO FOI INOCENTADO PELO STF.
ISTO É JUDICIÁRIO STALINISTA OU NAZISTA? OU PIOR?

Anônimo disse...

Num país de miseráveis, onde a maioria ganha um salário injusto e onde há carências vergonhosas isto é uma imoralidade.
Não entendo porque eles chamam esta pouca vergonha de auxílio.
Que eu saiba, auxílio é pra quem precisa.

Anônimo disse...

Ouvi um deles argumentando que é lei, está na lei etc. etc.
Ai vem aquela velha frase:-Pode ser legal, mas é imoral.

Anônimo disse...

AOS 70 ANOS, VELHO, GRAVEMENTE ENFERMO, ADVOGADO, EX EXAMINADOR DA OAB - CONVOCADO POR ELA E PRESTANDO-LHE SERVIÇOS COMPULSORIAMENTE, SEM REMUNERAÇÃO, CONFORME DETERMINA O ESTATUTO DA ADVOCACIA - REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CONVOCADO, PELA MESMA, PARA FISCALIZAR AS CORREIÇÕES JUNTO AO JUDICIÁRIO E AO EXECUTIVO, CONSEGUI ME APOSENTAR - POR IDADE.

MONTANTE DA APOSENTADORIA : R$ 1.000,00 !!!

DEI AULAS E PALESTRAS PARA ALGUNS, HOJE, MAGISTRADOS.

ADVOGUEI PARA ALIENADOS MENTAIS, DROGADOS, MENORES DESASSISTIDOS PELOS PAIS, VIÚVAS, IDOSOS, POBRES.

JAMAIS DEFENDI CORRUPTOS E LADRÕES.

NUNCA RECEBI DINHEIRO SUJO !

AINDA ADVOGO !!

PARA NÃO MORRER DE FOME...

GOSTARIA DE VER ESSES SERVIDORES PÚBLICOS DANDO O EXEMPLO DE BOA ÉTICA !

ESTOU CERTO QUE SOU UM DOS MUITOS "LOUCOS" QUE ACREDITAM NO "DIREITO" E TENHO, AINDA, SEDE E FOME DE JUSTIÇA !!!

QUANDO, AO FINAL, - ISSO É CERTO - ME APRESENTAR AO "JUIZ DOS JUÍZES", ESPERO PODER ARGUMENTAR QUE TENTEI COMBATER O BOM COMBATE.

QUAL SERÁ O ARGUMENTO "DELES"???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/