Jefferson: a Lava-Jato (Petrolão) está entalada na garganta

O repórter Cássio Bruno, conta no jornal O Globo deste domingo que o ex-deputado foi liberado na manhã deste sábado, depois de 14 meses detido por envolvimento no mensalão

Leia tudo:

Presidente de honra do PTB e delator do processo do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson saiu da prisão na manhã deste sábado, depois de 14 meses detido por envolvimento no escândalo de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula. Ele passará a cumprir pena no regime aberto. Jefferson estava preso na Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, em Niterói.
— Tô bem. Tá pago. Ainda tenho tempo para cumprir (a pena em prisão domiciliar). Tô em paz. Agora, vou poder cuidar (da saúde) melhor. Vou namorar muito — afirmou Jefferson aos jornalistas na saída de prisão.
Roberto Jefferson deixa a penitenciaria, em Niterói, ao lado da mulher. - ANTONIO SCORZA / Agência O Globo
Ele se negou a comentar a operação Lava-Jato, que investiga a corrupção na Petrobras, apesar de mostrar com as mãos que o assunto está entalado na garganta.
— Se eu falar, o ministro (Luiz Roberto) Barroso vai me prender. Tá aqui (na garganta), mas eu não posso falar.
 Jefferson foi recepcionado pela mulher, Ana Lúcia Novaes, pela filha, Cristiane Brasil, por dois advogados e por dois sobrinhos. Ao sair da penitenciária, ele se despediu dos agentes e comemorou a liberdade. O oficial de justiça chegou ao local às 10h51 e saiu 11h 05, acompanhado do ex-detento. A movimentação atraiu curiosos, que ficaram gritando o nome do político, que delatou o mensalão em 2005.
Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o presidente de honra do PTB a 7 anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele segue para seu apartamento na Barra da Tijuca.
Ao cumprir pena em regime aberto, o ex-deputado não usará tornozeleira eletrônica, mas não poderá, por exemplo, frequentar bares ou usar bebidas alcoolicas.
No próximo dia 29, ele deve se casar com a mulher em Três Rios, interior do estado do Rio. Ele contou que passou por oito infecções intestinais dentro da prisão porque, diz, sobrecarregou o intestino grosso, depois de passar por longo tratamento contra um câncer de pâncreas. O delator informou que teve total apoio do sistema penitenciário para cuidar da saúde.
— Eu fui tratado com dignidiade aqui. Aliás, não vi ninguém não sendo tratado assim. Eu evolui, melhorei, tive tempo de ler e de saber o sofrimento das pessoas - desabafou jefferson, chorando em seguida. - Tô aqui. Tô melhor do que ontem.
— Não há prisão que seja boa — completou, ao ser perguntado sobre a experiência na prisão.
Ao sair da prisão, ele foi questionado se poderia retornar à politica. Ele respondeu:
- Quem fala de politica agora é a Cris (deputada Cristiane Brasil). Já passei tudo para ela. Chega!
Na decisão que resultou na libertação de Jefferson, o ministro Barroso ressaltou o “ótimo comportamento carcerário” do detento Jefferson e afirmou que ele pagou a multa que devia à Justiça, no valor de de R$ 840.862,54 — com valores corrigidos pela inflação —, “requisito indispensável para a progressão de regime”, além de estar comprovado que ele está empregado em um escritório de advocacia. Com o trabalho, o ex-deputado conseguiu descontar 40 dias da pena. Ele foi preso no dia 24 de fevereiro de 2014 e já tinha cumprido, portanto, um sexto da pena em 16 de março deste ano, afirmou o ministro.
“Diante do exposto, acolho o parecer do Ministério Público Federal e defiro ao condenado Roberto Jefferson Monteiro Francisco a progressão para o regime aberto”, diz a decisão de Barroso.
Em agosto do ano passado, Jefferson já havia pedido ao STF para cumprir pena em casa, mas o pedido foi negado. O ex-deputado teve um câncer no pâncreas em 2012 e alegava que, com problemas de saúde, precisava de tratamento especial. O último pedido feito pela defesa de Roberto Jefferson foi em abril deste ano, logo depois de ter pago a multa que devia à Justiça.



5 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito bom Jefferson ter denunciado o mensalão. A única BESTEIRA que o deputado fez foi ter poupado Lula na ocasião do escândalo. FOI UM ERRO FATAL PARA O BRASIL. O canalha do Lula já poderia estar amargando uma BOA PRISÃO.

Anônimo disse...

JÁ LI O LIVRO QUE O ROBERTO ESCREVEU, PORTANTO NÃO SOU LEIGO NO ASSUNTO.
CONCLUSÃO: O LULA , DILMA , ROSSETO , TARSO, ETC. TODOS JUNTOS NÃO VALEM O CHINELO QUE O ROBERTO USA.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 09:24 e vou além - esse sujeito por mais canalha que tenha sido no passado, haja visto que foi o comandante da tropa de choque de Collor e também por fazer parte do esquema do Mensalão (só fez a denúncia porque não levou a grana toda que queria) a meu ver merece uma estátua em praça pública porque foi a partir da sua denúncia que veio a tona toda a sujeira dos governos petistas.

Anônimo disse...

O Brasil deve muito a este homem. Se não fosse por ele a, corja PTralha não teria sido desmascarada e já estaríamos nas trevas que a canalha comunista espalha pela face do planeta Terra. FORA PTrevas, FORA lulla X9 dedos, FORA dilmá.!!!!

Anônimo disse...

Jeferson está proibido de se pronunciar qualquer coisa, e parece que tem muito a dizer, então instrua sua filha pra dizer o que sabe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/