Ensaio, Stephen S. Trott, tradução de Sérgio Moro - O uso de um criminoso como testemunha: um problema especial

Este ensaio é dojuiz americano Stephen S. Trott, traduzido para o português pelo juiz Sérgio Moro. Quem quiser compreender de que modo o juiz paranaense conduz o julgamento do Petrolão e usa a delação premiada para obter delações impossíveis, deve ler tudo com atenção.

A seguir, o resumo do ensaio.

No link, todo o material, em PDF:

RESUMO
Trata da utilização um criminoso como testemunha, nos Estados Unidos, abordando vários pontos atinentes ao tema e à jurisprudência norte-americana sobre os problemas envolvidos. Segundo o autor, a questão apropriada não é a de se criminosos devem realmente ser utilizados como testemunhas de acusação, mas quando e como.
Entende que criminosos colaboradores são perigosos, pois quase sempre possuem uma mentalidade que não carrega os princípios que animam a lei, além de serem motivados por interesses próprios, o que pode levar à traição.
Alega que um promotor desatento a essas verdades poderá transformar-se eventualmente em objeto de investigação, e por isso, disponibiliza exemplos de casos concretos relacionados ao assunto e orientações para lidar com o problema de modo efetivo.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Este juiz sabe o que esta fazendo, é muito inteligente. Vão tentar de todas maneiras desmoraliza-lo mais ele saberá se defender e será difícil breca-lo.

Anônimo disse...

Richa diz que delação de criminoso não vale:

Sob pressão, governador tucano afirma que tem sido "alvo de ataques de todos os tipos", mas que "agora passaram do limite"; "Pegaram um criminoso, réu confesso, preso por abuso de menores, para me acusar sem nenhuma prova", diz Beto Richa, em vídeo no Facebook, ao negar que tenha usado dinheiro de propina em sua campanha, conforme delatou o auditor da Receita Estadual do Paraná Luiz Antônio de Souza; nessa semana, o ex-presidente Lula fez uma defesa semelhante em referência ao doleiro Alberto Youssef, delator na Lava Jato, que faz acusações sem provas contra o PT; o que o PSDB dirá neste caso?
Xiiiiiii........Xiiiiiiii.........Pela Teoria do Juiz Moro o Governador do Paraná, Beto Richa do PSDB de Aécio, fhc, serra, Alkmin e yeda está frito, portanto deve ser cassado.

Anônimo disse...

Anônimo, primeiro leia o artigo. não seja tão superficial...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/