O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu
Padilha, admitiu nesta quarta-feira, 6, que o Fundo Nacional de Aviação Civil
(Fnac), criado para financiar, entre outros projetos, a expansão da aviação
regional no País, poderá ser usado pelo governo para atingir as metas do ajuste
fiscal.
Isto significa que a Infraero não terá dinheiro para nada.
O que inclui as obras de expansão do Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre.
A verdade é que o fundo não poderá ser contigenciado, porque já sumiu no caixa único da União.
É por isto que a Infraero e o ministro empurram tudo com a barriga e criam dificuldades onde elas não existem, como a participação da prefeitura e do governo estadual no negócio, no qual são coadjuvantes voluntários.
Padilha comentou que o fundo, de acordo com as regras,
não pode ser usado para bancar outros empreendimentos que não sejam aqueles
vinculados à aviação. Por outro lado, seus recursos são integralmente depositados
no caixa único da União. Uma vez que esteja no Tesouro, portanto, basta ao
governo reter a sua liberação.
"Compreendo a dura missão dos ministros Joaquim Levy
(Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Penso que ambos têm uma missão
dificílima, mas a minha também é difícil", declarou Padilha, durante
audiência pública no Senado.
Padilha foi questionado se poderia garantir que o Fnac
não sofrerá retenções de valores pelo governo. Previsto para arrecadar R$ 4,2
bilhões só neste ano, a partir de cobranças de taxas aeroportuárias e das
concessões de aeroportos, o Fnac é o meio de o governo viabilizar o prometido
programa de aviação regional, que prevê a construção ou reforma de 270
aeroportos no Brasil.
"Tenho tido compreensão do governo, da área fazendária
e do planejamento", comentou Padilha. "A Fazenda não vai mexer no
Fnac, porém a arrecadação toda vai para o caixa único da União. Não pode mandar
para lugar nenhum, mas é base para o resultado primário. Portanto, será sempre
uma disputa legítima da Fazenda, querendo manter seus números, e da SAC,
querendo manter seus projetos", disse.
Eliseu Padilha disse que a presidente Dilma Rousseff tem
dado apoio ao plano, prometido desde 2012, e que deseja ver os 270 projetos com
obras concluídas e em andamento até 2018. "Não pode ter incompatibilidade
entre o que quer a presidenta e o que queremos. Não vamos começar com a
velocidade que queríamos, mas vamos iniciá-lo."
128 comentários:
Enfim, é o momento então de pressionar o prefeito para transferir as famílias da Vila Nazaré de uma vez por todas preparando a área para receber o aumento da pista. Ganha Ganha, tempo e resultado neutralizando qualquer tipo de ação contraria.
Em resumo, bons mentiram, mentem e certamente continuarão mentindo a respeito da grave situação econômica do Brasil e que é proporcionada pelo governo bolivariano esquerdista do lulo-petismo. Impeachment já
Tche ! Acho que o Brasil quebrou !!!!!
O mínimo que se espera é que a contrapartida exigida pelo concessionário que ganhar a licitação do Salgado Filho seja a ampliação da pista dele!
E para que isso ocorra não pode ser exigida como contrapartida também a construção do novo aeroporto de Portão. Sabem porquê? Porque senão ninguém vai querer tantas contrapartidas bilionárias para um aeroporto que nem é tão movimentado lucrativamente como Guarulhos.
O esgotamento do Salgado Filho é uma falácia e o consórcio asministrador de Guarulhos já disse que há muita coisa possível de se fazer no Salgado Filho.
A ampliação da pista é algo obrigatório ma licitação do Salgado Filho! Exigimos isso! Não aceitaremos o contrário! Lutaremos até o fim para tanto!
Padilha precisa entender algo, talvez alguém precise "desenhar" pra ele e Dilma entenderem logo "dilmavez":
A gigantesca imensa maioria dos gaúchos quer e exige a ampliação do Salgado Filho e rejeita a ideia de um novo aeroporto em Portão em detrimento dele. Remar contra isso só os queimará cada vez mais e causará o aumento da rejeição deles pelos gaúchos.
A ampliação da pista é algo fora de negociação, pois exigimos ela! E lutaremos nas redes sociais e fora dela junto com o movimento em defesa do Salgado Filho para tanto.
Se não há dinheiro, que se exija na licitação do aeroporto que a iniciativa privada o faça por conta dela, como contrapartida da concessão.
Prepare-se, pois se necessário certamente virá panelaços e outdoors pela cidade.
A segurança dos gaúchos ficou congenciada? Ampliação Já!
MENTIRA, dinheiro reservado tem para a OBRA, LEVY não quer liberar, logo, mais desemprego com menos economia.
PTISTAS de MERDA!
O que me tranquiliza é que com essa concessão do Salgado Filho a ampliação da pista certamente será executada às expensas da iniciativa privada concessionária! Né, Padilha!
Francischini “participou de tudo”, diz PM:
Coronel César Kogut, que pediu exoneração do cargo na noite de ontem, uma semana após o massacre contra professores que deixou mais de 200 manifestantes feridos no Paraná, afirma em entrevista que o secretário de Segurança, que fez críticas ao cerco da Polícia Militar, "conhecia" a ação e "participou de tudo"; "A responsabilidade pelos atos, certos ou errados, é em conjunto entre a PM e quem esteve na execução do planejamento. Legalmente, a coordenação operacional pertence à Sesp [Secretaria Estadual da Segurança Pública]".
Xiiiii.,,,,,, Caiu o argumento dos fachistas do blog, nem a PM queria bater nos bleck Bloc, digo, professores.
E alguem acreditou que haveria dinheiro? Por favor, nao sejamos inocentes, nem quando ha recursos as obras andam, imaginem sem....
Meu filho, a área para a ampliação da pista já está cercada e liberada. Não há nada para se preparar ali. As remoções remanescentes estão fora, no entorno, só sendo necessárias pra qd a ampliação já estiver pronta, pra utilizá-la ampliada.
É claro que Fortunati não iniciará novas remoções enquanto Padilha e Dilma não iniciarem a obra, ou corre o risco de ver mais dinheiro disperdiçado, pois as remoções já realizadas já serão um desperdício caso a ampliação não saia.
Querem forçá-lo a remover tudo antes pra que? Pra deixar a área do Salgado Filho sem favelas só pra depois não ampliarem a pista e fazerem o aeroporto de Portão e transformarem o Salgado Filho numa espécie de Alphaville?
Esqueça o Fortunati agora. Se Padilha não iniciar a obra (e ele sempre deu sinais de não querê-la) as novas remoções só seriam mais dinheiro jogado fora. A área da pista já está liberada. TODOS já perceberam que é ele que não quer a obra, pois está ansioso e empolgadíssimo por uma gigantesca e multibilionária obra de um aeroporto inteiramente construído do zero em Portão.
Tanto é assim que ele sempre fala nas entrevistas que o Salgado Filho será concedido e que o concessionário terá que fazer o novo aeroporto de Portão como contrapartida, mas nunca afirma que a ampliação da pista será uma condicionante obrigatória da concessão.
#Acorda
Tem gente que está mais interessada nas remoções do que na ampliação da pista. Seriam moradores do Floresta querendo levar logo a grana das desapropriações?
Ou gente ávida pela remoção daquele entorno pra depois arrematar aquela área nobre que é o Salgado Filho, sem precisar se preocupar com vizinhos incômodos, removidos às expensas públicas?
Afinal, o Governo Federal e o Ministro Padilha estão dando as costas ao Salgado Filho e pretendem concedê-lo para que o ente privado faça o novo aeroporto de Portão. Ampliação da pista? Nenhuma palavra concreta mais eles deram, nem pra dizer que a concessão obrigará a ampliação pela iniciativa privada.
Se tem alguém que quer muito essa obra é Fortunati. É o único inclusive que tem se mexido e corrido atrás, indo até mais de uma vez à Brasília.
Já Sartori só tem ficado quieto, dizendo que apoia.
E Dilma e Padilha só ficam se fazendo de salame.
Que a iniciativa privada amplie a pista então. Assim acabam as desculpas. Se a ampliação não constar na licitação da concessão é pq o interesse notoriamente nunca foi o mesmo da população, de vê-lo ampliado, mas apenas de fomentar o novo aeroporto de Portão.
Mas o povo não é bobo e certamente isso será colocado e cobrado no momento da licitação.
Gente, vamos ser francos:
O Padilha sempre foi contrário à ampliação da pista, dizia sempre que entendia que era desnecessária. Só mudou o discurso qd foi pressionado pela opinião pública após o incidente da Azul, mas pelo visto só o fez da boca pra fora, continuando convicto na sua ânsia pró-Portão.
Já Fortunati senpre quis a obra e tem pressionado o governo federal a fazer a obra. Se não removeu mais moradores depois, foi pq Tarso Genro sempre sinalizou que não faria a obra. Todavia desde 2011 a área para a ampliação propriamente dita da pista está liberada, cercada e devidamente entregue à Infraero, conforme a própria Infraero reconhece, inclusive no que tange à objeção de Tarso à ampliação da pista.
Ou seja, quem teria mais chance de roer a corda depois? Será que Fortunati não removeria o restante faltante, mesmo vendo a ampliação sendo realizada? Ou seria Padilha o mais provável a roer a corda, ignorando as novas remoções que venham a ser feitas e abortando a ampliação da pista? Me parece ser mais fácil Padilha roer a corda, pois ele sempre foi contrário à ampliação e agora apenas finge e de má vontade que quer a ampliação. Se quisesse mesmo diria que a futura concessionária que administrar o Salgado Filho terá que ampliar a pista, mas na verdade o que ele faz é sempre meter o aeroporto de Portão no meio do discurso e dizer que o concessionário de terá que também fazer o novo aeroporto. E a pista? É isso que queremos!
A iniciativa privada que ganhar a concessão do Salgado Filho tem que ampliar a pista com a grana dela! Chega do Padilha só falar na concessão do Salgado Filho juntamente com Portão. O povo gaúcho quer mesmo é saber da ampliação da pista!!
Ué, mas a grana já não tinha sido reservada por Padilha? Como agora ela voltou pro caixa único do governo?
E a concessão do Salgado Filho? Sai ou não sai? A ampliação da pista virá obviamente obrigatoriamente junto no pacote, né?
#PadilhaPedePraSair
##ForaDilmaForaPTForaPadilhaForaPMDB
Vamos ser claros?
Essa concessão do Salgado Filho tem como único objetivo fazer a gauchada engolir o aeroporto de Portão.
Fingem que melhorarão o Salgado Filho com a concessão, mas o único objetivo da concessão dele é a construção no novo aeroporto de Portão como contrapartida.
Ampliação da pista? Esqueçam. A concessão foi o jeito disfarçado de fazer o novo aeroporto de Portão enchendo de esperança os apoiadores do Salgado Filho de que ele seria enfim ampliado. É só pra evitar embate contra Portão, pois eles sabem que é apenas uma minoria que quer Portão. Se eles dissessem que não fariam nada no Salgado Filho e concederiam diretamente Portão o povo protestaria. Já assim, de forma enviezada, ninguém percebe que conseguirão fazer exatamente o que sempre eles quiseram.
Acho que nem o comitê pró-Salgado Filho se deu conta disso.
O único jeito de evitar isso é exigir a colocação da ampliação da pista como condicionante obrigatória à concessão do Salgado Filho.
Polibio, esqueça o aeorporto, como cansei de dizer;não vai sair coisa nenhuma nem o Salgado nem 0 20 de setembro e nem os do interior.
É tudo enrolação.
Eng. Joel
O que mais me impressiona é que para justificar a incompetência do prefeito por não conseguir realocar as famílias para a realização da obra, você defenda a permanência das famílias na Vila Nazaré, é absurdo desejar que aquelas pessoas continuem morando de forma sub humana sobre um lixão !!! Sua tese é indefensável!!!
Henrique Ferreira
Tenho acompanhado a discussão do aeroporto e lamentavelmente passa a impressão que o RS se resume apenas a cidade de Porto Alegre, eu Moro em Santa Maria e para mim é muito melhor que o aeroporto seja em Portão. Nada contra o Salgado Filho mas o estado não é feito só de Porto Alegrenses!!!
Quanta besteira!!! Até defender que pessoas continuem morando sobre um lixão ta valendo para justificar a incompetência do prefeito que não consegue nem resolver a duplicação de um pedaço da voluntários da Pátria!!! Que isso...
DILMA terá que voltar para POA, veremos ou não Ela embarcando no Salgado Filho depois da presidência?
Esse é guerreiro...
Acontece que se está falando de um aeroporto que servirá majoritariamente à capital, como o Salgado Filho faz, então nada mais lógico que se pense nela.
Além disso, pra quem vem do sul do estado e do litoral, por exemplo, o Salgado Filho está melhor localizado.
Outra coisa, quem vem de ônibus fo interior chega na rodoviária da capital e dali se chega rapidamente e barato de táxi até o Salgado Filho, sendo possível ir rápido até de trensurb.
Tu sendo de Santa Maria deveria é exigir melhor infraaestrutura nos aeroportos do interior, pois enquanto o aeroporto de Santa Maria só tem um voo de avião pequeno da azul (o segundo voo foi cancelado), os paranaenses e os catarinenses pegam voos de boeing e airbus da TAM e GOL em diversas cidades, como Chapecó, Crisciúma, Jaguaruna, Navegantes, Joinville, Maringá, Cascavél, Foz do Iguaçú, Londrina.
Não tem sentido os onze milhões de gaúchos, alguns vivendo a 9 horas ou quase 700 km da capital terem que pegar voo em POA. Em vez de ficar protestando contra o Salgado Filho e torcendo por Portão tu deveria exigir um aeroporto decente em Santa Maria, como SC e PR tem em seus interiores. No RS nem Caxias tem um aeroporto decente.
Ninguém defende que alguém more no lixão. Apenas não se aceita que a culpa de Padilha seja repassada para o Fortunati.
Tanto ela qto Padilha só usarão o Salgadão. No máximo vão aparecer em Portão na inauguração ou vão parar o jatinho lá e vir em dez minutos de helicóptero até POA, sambando na cara da gauchada lá embaixo a uma hora no trânsito e com o taxímetro rodando a mil.
Não, amigo. Ninguém quer isso. Mas o Minha Casa Minha Vida é da Dilma. Ela que tem a grana pra fazer justiça social. A remoção da prefeitura sempre foi pra ter a pista ampliada. E Fortunati já entregou muitas casas tb. Pare com essa raivinha para com ele.
Concordo, é mais fácil o Padilha (que nunca quis mesmo a ampliação) roer a corda depois do que o Fortunati (que sempre a quis). Portanto cabe a Padilha iniciar logo a obra, até mesmo pq nada o impede de começar.
O estado não é só feito de porto-alegrenses, mas um aeroporto para a capital interessa a ela. Se tu mora em Santa Maria, tem quem more em Pelotas ou Torres que certamente prefere o Salgado Filho por ser melhor pra eles. Um aeroporto pra capital não pode ser pensado levando em consideração quem mora em Uruguaiana ou Santa Maria, por exemplo. O certo é que se pense tb em aeroportos decentes para essas cidades.
Qual a proporção de porto-alegrenses tu acha que utiliza o aeroporto da capital? Muita gente, a maioria. Não faz sentido deslocar essa gente desnecessariamente até Portão.
Fico imaginando qto sairá um táxi da Tristeza, Partenon ou Iguatemi até Portão e o qto demorará. Certamente custará mais caro e demorará mais tempo do que um voo POA-SP promocional. E não me venham falar que no primeiro-mundo tem aeroporto distante pq lá há trem expresso que leva ao centro rapidamente e confortavelmente.
Tu não deverias estar reclamando, isso sim, melhorias no aeroporto de Santa Maria?
Enquanto tu te conformas em ir até POA pegar avião os catarinenses e os paranaenses pegam voos no interior. Pense nisso.
O que teria a ver com a discussão da mudança ou não do aeroporto da capital? O aeroporto da capital deve interessar majoritariamente aos porto-alegrenses, não?
Todo mundo já entendeu que o teu negócio é apenas queimar o Fortunati. Se o estado está quebrado e o país tb, imagine a prefeitura.
Besteira é tentar convencer a todos que a ampliação não sai só pq o entorno ainda não foi desocupado. Nem o Padilha acredita nisso.
Tem gente aqui que acha que até o aquecimento global é culpa do Fortunati, mas que o Padilha é um grande entusiasta (o maior e mais empolgado deles) da ampliação da pista do salgado filho, só não o fazendo pq o Fortunati é malvado e ainda não removeu parte do entorno, mesmo que não haja impedimento para o início.
A culpa é que poderiam ampliar e depois o Fortunati não remover o restante do entorno. Será mesmo? Não parece mais provável o Fortunati remover o restante faltante e depois o Padilha cancelar a ampliação, que por sinal ele nunca quis?
OLHA, SE FOR PRA FAZER AS REMOÇÕES POR MOTIVO SOCIAL EU TENHO CERTEZA QUE TODOS CONCORDAM, POIS NINGUÉM QUER O MAL DOS OUTROS.
OCORRE QUE A DISCUSSÃO NÃO É ESSA. ESTÁ SE DISCUTINDO O PORQUÊ DA AMPLIAÇÃO NÃO SAIR, JÁ QUE A ÁREA NECESSÁRIA PRA OBRA ESTÁ LIBERADA DESDE 2011.
COM CERTEZA SERÁ ÓTIMO DAR NOVA VIDA ÀQUELAS PESSOAS E O QUANTO ANTES PUDEREM FAZER ISSO MELHOR, MAS O PONTO É QUE ISSO NÃO É UM EMPECILHO TÉCNICO PARA A OBRA, EMBORA REALMENTE DEVA SER FEITO LOGO PARA TIRAR AS PESSOAS DAQUELA SITUAÇÃO.
OU SEJA: FORTUNATI TEM SIM QUE REMOVER AQUELAS PESSOAS, MAS ISSO NÃO É UM ÓBICE PARA O INÍCIO DA OBRA COMO PADILHA TENTA DIZER QUE É.
"Meu pai" anônimo das 16:01, qual a dificuldade em entender que as famílias da vila Nazaré precisam serem transferidas para que seja dado ordem de inicio da obra de ampliação... O prefeito afirma que há em construção 300 apartamentos para acomodar 1700 famílias, em seis anos foram transferidas somente 972 moradias, se usarmos a mesma proporção a prefeitura levaria mais de 10 anos concluir essa transferência destas pessoas, lembre-se que o Fortunati não pode prometer mais nada, pois tem pouco mais de um ano de mandato e sequer tem partido, já que nem os vereadores do PDT o respeitam a ponto dele pedir a desfiliação do PDT... Fale qualquer coisa, peça qualquer coisa menos que alguém acredite que o Fortunati irá cumprir qualquer prazo!!! dai não né?
Você mora em Porto Alegre?
Já ouviu falar nas obras que foram iniciadas para apresentar a cidade de Porto Alegre ao mundo?
Tem gente que se perdeu do debate...
Não se está discutindo a necessidade social ou não das remoções ainda pendentes.
Apenas se está dizendo que a ainda não efetivação delas não pode ser utilizada como desculpa pra não iniciarem a ampliação.
O tema aqui é de quem é a culpa da ausência de início da ampliação e não a necessidade social das remoções. A necessidade social das remoções é um assunto que foge da culpa pela ampliação ou não, ainda que seja um assunto decorrente da ampliação.
Em razão do debate acalorado resolvi pesquisar mais a fundo sobre o assunto e encontrei no site da PGE - Procuradoria Geral do Estado no dia 20 de abril de 2013, uma pauta surpreendente que trata do posicionamento do então governador do estado Tarso Genro e da principal liderança do PSB deputado Beto Albuquerque...
Posicionamento oficial de governo em 2013, vale a pena ler até o final:
20.04.2013 - 10:28
Tarso cria comitê para avaliar projeto de novo aeroporto na região metropolitana da Capital
Idealizado por empresários, políticos e profissionais da área da aviação, o projeto do aeroporto 20 de Setembro foi apresentado ontem ao governo do Estado. A proposta é construir um novo terminal entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, mantendo em operação o Salgado Filho, na Capital.
O governador Tarso Genro recebeu o projeto elaborado pelo Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro. Em seguida, anunciou a criação de um comitê, formado por integrantes de diferentes secretarias, que irão realizar um estudo técnico.
Na próxima segunda-feira, em reunião com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, Tarso iniciará as tratativas com o governo federal para a viabilização econômica do empreendimento. Em seguida, os dois deverão sobrevoar a área de 25 mil metros quadrados na região metropolitana da Capital.
- A partir daí, vou conversar com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) e articular com a presidente Dilma, pois será ela quem irá tomar a decisão final. Será um processo político e institucional, que tem de ter base técnica - disse Tarso.
O comitê será presidido pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, e terá na diretoria executiva Roberto de Carvalho Netto, do Departamento Aeroportuário do Estado.
- Já temos tratativas com a Secretaria de Aviação Civil para a implantação deste empreendimento - disse Caleb.
O presidente do Comitê Pró-Aeroporto, Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, sugere que o 20 de Setembro opere de forma simultânea ao Salgado Filho. Segundo Aquino, a coexistência dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, inspira o modelo a ser seguido no Estado.
Conforme estudo da consultoria PricewaterhouseCoopers, um novo terminal na Região Metropolitana só seria viável economicamente se não dividisse nem cargas, nem passageiros com o Salgado Filho. Ontem, porém, Tarso classificou como uma "bobagem" a hipótese de fechamento do atual aeroporto da Capital.
Para os idealizadores do projeto, a construção do 20 de Setembro é a solução mais lógica para os problemas enfrentados pelo Salgado Filho. Cálculos da Agenda 2020 indicam que a limitação da pista gera perdas de R$ 3 bilhões ao ano em negócios para o Estado.
Conforme o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que participou do encontro no Piratini, a ampliação da pista do Salgado Filho em apenas um quilômetro consumiria cerca de R$ 700 milhões. Assim, acrescenta, em vez de ampliar o atual terminal, a melhor decisão seria investir esse valor no novo aeroporto. O Comitê Pró-Aeroporto, no entanto, não tem previsão do investimento para a construção do aeroporto.
Gente, vocês tem noção do tamanho do conjunto de obras que está em franco andamento no Salgado filho, há o TP1, o pool da shell e petrobras, ampliação da pista de taxi, novo terminar de cargas, a implantação do ILS4 que é um dos mais modernos do mundo, a construção do hotel Laguetto e o novo estacionamento além de tantas outras obras!!! Pq só se fala na pista... É visível que o que se pode fazer está sendo feito, já a pista sem a retirada das casas não vejo como acontecer, sugiro uma conversa franca com o prefeito e a pressão para a retirada das pessoas da vila nazaré... Se existir uma tamilia sequer alojada o DECEA não autorizaráca operaçào, cobrem do Fortunati...
Defender o indefenável é complicado, em um momento você diz que o Fortunati não é bobo de retirar as famílias da Vila Nazaré, aí toma uma replica e tenta concertar!!! Se continuar com esses argumentos o Fortunati sem partido e sem vereadores irá ficar bravo contigo!!!
Anônimo: sobre sua desastrada defesa procuro encontrar algo que seja excludente entre os passageiros de diferentes regiões, você distorce tudo tentando colocar os gauchos uns contra os outros usando exemplos absurdos como o bairro tristeza, a cidade de Pelotas e o litoral, na tentativa vergonhosa de anular o trabalho e prejudicar todas as outras regiões do estado advogando em favor dos seus interesses próprios.
O Salgado Filho permanecerá vivo tal como congonhas em harmonia com Guarulhos, o mercado se auto regula, principalmente considerando a crescente demanda apontada nas pesquisa para a próxima década, aos que interessam embarcar no Salgado Filho assim o farão, assim como o passageiros da região dos vales seguramente irão optar por não vir a Porto Alegre.
É incompreensivo pensar em optar por um aeroporto somente quando poderemos ter dois!!! Não da pra defender essa idéia, as pessoas percebem que é uma defesa politica para encobrir a incompetência e a falta de gestão do Fortunati em relação a realocação das famílias da vila Dick que "sobrevivem" abaixo da linha da miséria.
Aqui vai meu pedido ao prefeito: "Fortunati a copa já iniciou, perdemos por 7x1 e já acabou a quase um ano, portanto, por favor feche os buracos que você abriu na cidade pois nós Porto Alegrenses precisamos passar para ir trabalhar"!
"Resido no Vale dos Sinos e viajo a trabalho todas as semanas. Vejo o Salgado Filho com muitas obras de ampliação. Penso ser muito egoismo ficar restrito a um quando poderemos ter dois grandes aeroportos. Deixem o Governo fazer os dois. Se nós continuar dizendo que não queremos poderemos perder o 20 de Setembro. É burrice quem pode ter dois querer ter um só."
O DECEA não está impedindo nada. Foi a Infraero que mudou de ideia depois da ordem de Padilha e agora diz que sem as remoções antes a pista não sai, mesmo tendo a mesma reconhecido que não haveria impedimento técnico ou legal para tanto.
ILS4?! Nem Guarulhos tem. POA nem o 3 ganhará. Ficará no ILS-II mesmo. Que asneira gigante!
O próprio Presidente da Infraero disse que a ampliação da pista antes não andava por causa que Tarso não queria.
Cara, pare de falar besteiras, pois os leitores de Políbio são inteligentes e esclarecidos, aqui nunguém é massa de manobra recebedora de bolsa família. Pare de agir como estagiário do Padilha.
Nunca se pretendeu sequer instalar o ILS-IIIA de Guarulhos ou ILS-III de Curitiba em POA. Sempre se falou no ILS-II. Então pare de mentir sobre ILS-4. Ou é ignorância, ou é mentira na maior má fé mesmo. Poste um link de ZH ou Correio do Povo com matéria falando que estão instalando ILS-4 em POA. Te desafio.
Tb te desafio a comprovar que é o DECEA que está impedindo o início das obras sem a prévia remoção. Todos sabem que foi Padilha que exigiu que a Infraero exija isso e o próprio Presidente da Infraero já disse que não há impedimento algum para tanto.
Outra coisa, o Terminal de Cargas novo precisa da pista ampliada. As aeronaves que venha a ter problemas nos freios, como a da Azul teve, tb precisam de mais extensão de pista. São vidas em jogo. Então é claro que é o mais importante a se falar e se cobrar e por isso que exigências desnecessárias são absurdas e serão responsabilidazas se eventualmente algo acontecer.
Se um avião se acidentar ali não vãi poder dizer que a culpa é de Fortunati, pois a pista sempre esteve liberada pra ampliação. Foi Padilha que não quis até o momento fazê-lo.
O TPS1 teria duas fases (2014 e 2016), sendo que a primeira ainda nem saiu do chão, por problemas com a construtora, e a segunda fase pelo visto nem farão mais, pois agora só falam da primeira fase como se fosse a única a ser executada.
Olha, se o recado do ILS foi para mim está endereçado errado, eu nem sei do que se trata!!! Mas uma coisa eu sei, Porto Alegre está intransitável em razão das atrazadas obras da copa!!!
Anonimo: Seis anos foram pouco tempo para a desocupação da Vila Nazaré?
Tenho ficado pasmo com a mediocridade e egoísmo de certos portoalegrenses, sendo contra a construção de um novo aeroporto na cidade de Portão/RS que terá pelo menos de 4 a 5 acessos para oferecer a todo o estado e a uma distancia ridícula de 25 a 30 km da capital. Sem contar as outras inúmeras vantagens que deixarão o limitadíssimo Salgado Filho no chinelo. Porque olhar somente para o próprio umbigo? Quanto os moradores de outras cidades do Rio Grande do Sul precisam percorrer para chegar ao Salgado Filho que possui somente um acesso? Como morador de Porto Alegre,também, gostaria de ver a pista do Salgado Filho ampliada por questões de segurança. Mas para beneficiar todo o estado, que o novo aeroporto saia logo do papel! Vamos pensar em um todo, porque o Rio Grande do Sul não é somente Porto Alegre.
Pra beneficiar todo o estado o RS deve ter mais aeroportos bem estruturados como SC e PR tem no seu interior. O aeroporto de Porto Alegre é de Porto Alegre e deve ficar em Porto Alegre. Uma corrida de táxi até Portão custará mais de cem reais e levará mais de uma hora de carro.
Enquanto Padilha não iniciar as obras pode vir mais seis se for o caso. Que se feche a torneira municipal pra nada mais ir para o ralo até que se tenha certeza que a ampliação começou e o que já se investiu não se perdeu.
O recado do ILS foi pra quem citou o ILS4.
E Porto Alegre estar intransitável nada tem a ver com o aeroporto, que é federal.
Não teremos fois aeroportos, pois não temos movimento para tanto. O Salgado Filho só receberá jatinhos de ricos e teco-teco pro interior se outro aeroporto surgir, exatamente como em Belo Horizonte ocorreu.
Os problemas da cidade nada tem a ver com o aeroporto, que é federal.
E POA não é RJ nem SP, não tem e nunca terá tanto movimento aeroportuário pra dois aeroportos. Vão fazer como em Belo Horizonte, onde Pampulha virou aeroporto de jatinho de ricos e teco-tecos pro interior e a mineirada foi obrigada a pegar avião em Confins, pagando mais de cem reais de táxi e levando mais de uma hora pra chegar até lá.
As outras regiões deverião estar advogado por aeroportos próprios bem estruturados no interior, como SC e PR o tem, com a GOL e TAM atendendo a diversas cidades lá.
Tu que muda os argumentos pra atacar Fortunati inventando a toda hora um impedimento inexistente à ampliação. Tu estás de birrinha com ele. Ninguém discute a justiça social da remoção, mas sim a desnecessidade técnica dela para o início da obra da ampliação.
Pouco me interessa os buracos das ruas, pois o aeroporto é federal.
Porto Alegre não é SP, está mais para BH/MG onde o aeroporto central deles teve as operações severamente reduzidas e restringidas em pro do novo e longíquo aeroporto novo deles, onde a corrida de táxis passa dos cem reais e leva-se mais de ums hora pra chegar nele. Se BH não tem volume para dois aeroportos, POA muito menos.
Os gaúchos do interior deveriam lutar por mais aeroportos bem estruturados no interior, como em SC e PR, que possuem diversas cidades com voos da GOL e TAM. Lá tanto a Infraero qto os governos estaduais investiram bastante nisso. Ou alguém de Santa Maria ou Uruguaiana continuará tendo que viajar por terra até a região metropolitana, ao contrário dos demais estados sulistas.
Tu inventou que o DECEA não permite a ampliação sem remoção, mas até agora não provou isso. Sabe pq? Pq é mentira. Tão mentira qto o ILS4 que vc inventou que estão instalando em POA, sendo que mal instalaram o 2 na cidade e nem pretendem instalar o 3.
Eu sou de Canoas e desejo que seja construído o novo aeroporto lá em Portão, isso tiraria grande parte do transito da 116, pois milhares de pessoas das regiões dos vales nao precisariam entrar em Porto alegre para viajar!!!
O anônimo do dia 09/05 às 00:34 mentiu sobre estarem instalando o ILS4. Nem o 3 pretendem instalar. Foi o 2 que foi instalado. Guarulhos tem o 3A, em Curitiba estão instalando o 3.
POA nunca terá volume suficiente para dois aeroportos. A cidade de SP tem a mesma população de todo o RS inteiro. A região metropolitana de SP tem o dobro do RS inteiro. E o Estado de SP tem a mesma população da Argentina e de mtos países europeus. Então não comparem a realidade de SP com POA. Nem o mundialmente turístico e populoso RJ é comparável a POA em volume de passageiros.
E para quem
Pra quem é do sul do estado do RS ou do litoral do RS sempre será melhor o Salgado Filho, pois do litoral se chega via freeway diretamente até POA e nenhuma outra rodovia no RS terá a infraestrutura da freeway, bem como o a região sul do estado passa obrigatoriamente por POA.
Ainda se estuda o prolongamento da BR-448. Imagine então 5 acessos a Portão. Só em cem anos.
Quem mora na zona sul de POA vai ter que levantar as três da madrugada pra se arrumar, atravessar a cidade toda, atravessar a região metropolitana e chegar no aeroporto uma hora antes pra pegar um voo POA-SP que parta de Portão às 07h. E se o percurso for feito de táxi vai custar mais caro que a passagem promocional POA-SP da GOL.
Pesquisem, por exemplo, o que os natalenses estão achando do novo aeroporto deles, que ocasionou o fechamento do anterior. Há até campanha pela volta do Augusto Severo, pois São Gonçalo do Amarante fica no fim do mundo. O mesmo acontecerá em Portão. BH é outro exemplo.
Se obrigarem a concessionária que ganhar a concessão do Salgado Filho a fazer Portão ela nada fará no Salgado Filho.
POA não tem tanto movimento lucrativo pra obrigarem uma concessionária a bancar um novo aeroporto. Isso afastará interessados. Exigir a ampliação como contrapartida é o suficiente e o razoável.
Pois é, pena que você não se importe com os buracos da copa, pena que você não se importe com caos que esses buracos causam na vida de quem precisa trabalhar e fica trancado no trânsito a ponto dos stress tomar motoristas de ódio e invadir uma ambulância em atendimento, pena você desejar que as 1700 famílias remanescentes das vilas Dick e Nazaré possam ficar mais 6 anos morando sobre um lixão! Pena mesmo!!!
Não? Quais são os numeros do Salgado Filho? Qual é o ponto de equilibrio?
Há pessoas no blog do Políbio que pensam que o RS é feito somente dos interesses de Porto Alegre... O RS é muito maior que isso meu amigo!
No vale do sapateiro, no vale do Rio Pardo, na quarta colonia no centro do estado e tantos mais, moram pessoas iguais as pessoas de Porto Alegre!!!
Infraero diz que ampliação de pista do Salgado Filho estava parada porque governo Tarso apoiava novo aeroporto
06 de fevereiro de 2015
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Pista precisa ser ampliada em mil metros para poder receber aeronaves maiores – Foto: Ronaldo Bernardi / Zero Hora (Arquivo)
O presidente da Infraero revelou que o projeto de ampliação de pista do Aeroporto Salgado Filho ficou parado no Conselho Superior porque o governador Tarso Genro apoiava a construção de um novo aeroporto. Segundo Antonio Gustavo Matos do Vale, a Infraero estava insegura em ter que realizar um alto investimento no Salgado Filho sendo que um novo aeroporto estava sendo avaliado.
Em julho do ano passado, o diretor de Desenvolvimento Operacional da Infraero, Geraldo Moreira Neves informou que uma posição seria tomada até o fim de 2014. Na ocasião. Neves garantiu que o investimento em um aeroporto não inviabilizaria a obra no outro.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, também informou que foi a partir de um pedido seu, ao Conselho Superior da Infraero, que foi possível fazer com que o projeto de ampliação de pista do Aeroporto Salgado Filho seja analisado no próximo dia 24, em Brasília. Padilha também negou que, em algum momento, não tenha defendido a realização da obra. Mesmo com todas as obras que ainda têm para receber, o ministro informa que o esgotamento do Salgado Filho deve ocorrer até 2030.
O ministro também informou que, após essa reunião do Conselho da Infraero, o Governo Federal irá divulgar um posicionamento sobre a construção do Aeroporto 20 de Setembro. Ele antecipou que a viabilidade do Rio Grande do Sul ganhar um novo local de pouso e decolagem tem, nas cidades de Portão e Nova Santa Rita, a sua possibilidade mais concreta.
As declarações ocorreram durante a segunda reunião técnica do Comitê em Defesa do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que foi realizada em Porto Alegre nesta sexta-feira (06). O prefeito José Fortunati também participou do encontro e prometeu que todas as famílias que precisam ser retiradas para ampliar a pista do Salgado Filho serão transferidas até 2016.
Caro defensor do indefensável, infelizmente você continua usando de má fé em uma tentativa lamentável de induzir ao erro os leitores do blog do Polibio.
Vamos lá, Ainda em 2013 o Governador Tarso e Genro e o ex secretário da Infraestrutura Beto Albuquerque orientados por estudos técnicos, trabalharam firmemente pela não ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho e em favor da construção do aeroporto 20 de setembro (matéria oficial no site da procuradoria geral do estado), por outro lado, no inicio de 2015 o Ministro da aviação civil Eliseu Padilha, reconsiderando a condição anterior em razão do incidente com o Avião cia azul, convocou o conselho de administração da INFRAERO, colegiado "independente" para deliberar sobre o aumento da pista do aeroporto Salgado Filho, eis a nota oficial da INFRAERO para conhecimento dos leitores:
NOTA À IMPRENSA: abertura de licitação para ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho
Considerando previsão existente no Plano Diretor do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Conselho de Administração da Infraero, acatando proposta da Diretoria Executiva da empresa, apresentada por voto de seu Presidente, aprovou, nesta data, a instauração de processo licitatório, sob o Regime Diferenciado de Contratações – RDC, para planejamento, projetos, gerenciamento e execução integral de todas as fases do empreendimento de ampliação, em 920 metros, da Pista de Pousos e Decolagens e demais obras e serviços técnicos complementares do aeródromo, condicionando a assinatura do contrato à liberação de recursos orçamentários, bem como a emissão da correspondente ordem de serviço aos atos de remoção ou rebaixamento, pelas autoridades competentes, dos obstáculos, atualmente existentes, que impedem a homologação da citada expansão. Dentre esses obstáculos, encontram-se a retirada de todas as famílias da Vila Nazaré, incluindo a desafetação da área, o desvio do trânsito para as vias localizadas a oeste do aeroporto e a desocupação total das famílias ocupantes da Vila Floresta e da Vila Dique.
Deliberou, também, que o assunto seja novamente submetido à sua apreciação, antes da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, para verificação de todas as condicionantes.
Brasilia-DF, 24 de fevereiro de 2015
Infraero
Assessoria de Imprensa
Fonte: http://www.aviacaocivil.gov.br/noticias/2015/02/nota-a-imprensa-abertura-de-licitacao-para-ampliacao-da-pista-do-aeroporto-salgado-filho
Portanto esclarecido, não ha mais o que se falar sobre o tema!
Esclarecedor:
http://eliseupadilha.com.br/ampliacao-do-aeroporto-salgado-filho.php
Má-fé tu que tem.
O Presidente da Infraero já disse que Tarso não queria a ampliação. Basta procurar no google a declaração dele que saiu na Zero Hora e no Correio do Povo.
Essa é a versão de Padilha.
Se tu entrares no site da Prefeitura tu verás todo o papo furado de Padilha sendo rebatido tim tim por tim tim na nota oficial da prefeitura. Saiu nos jornais inclusive.
Ninguém cai mais no papo de Padilha. Economize o verbo.
Nada esclarecido. Procure no Google a declaração do Presidente da Infraero contando que Tarso não queria a ampliação pq queria Portão. Isso saiu inclusive aqui no blog do Políbio tb.
Chega de má-fé. O cara é um Padilhista e fica só falando lorota.
Todos sabem que Padilha não quer ampliar o Salgado Filho. Quer Portão.
Tiraria?!?!?!
Pelo contrário, colocaria toda a capital na estrada até lá. Aumentaria o trânsito.
Eu estou discutindo o aeroporto. Cada coisa no seu lugar, cada um no seu quadrado. O aerporto é federal.
Hj em dia pobre já viaja de avião. Além disso a população do país começará a reduzir a partir daqui alguns anos, segundo aponta o IBGE. Poa não chega a 30 milhões de passageiros. Veja as cidades que tem essa movimentação hj em dia. Poa nada tem em comum com elas.
Há pessoas no blog que pensam que os gaúchos do interior não deveriam ser obrigados a ir até a região metropolitana pra pegar avião, pois não são cidadãos de segunda classe e merecem o mesmo tratamento dos catarinenses e paranaenses do interior, que pegam voos diretamente de suas cidades no interior de seus respectivos estados.
Aeroportos decentes no interior gaúcho já! Descentralização e regionalização da aviação gaúcha já!
Mas não é só quantidade que interessa. Na capital tem empresas, funcionários públicos, políticos, gente com negócios, muito mais gente voando. O interior muito menos gente voa, muitos raramente chegam até mesmo a ir à capital.
Antes Tarso não queria. Agora Padilha não quer. Ou seja, nada a ver com Fortunati.
A área da ampliação está cercada e liberada desde 2011.
Má-fé é atribuir a culpa de Padilha à Fortunati. E ainda inventar restrições fictícias do DECEA, inventar ILS4, essas coisas que tu tens dito por aqui, sob a proteção do anonimato.
A página dele só diz o que a ele convém.
Bah, esse cara que defende o Padilha e ataca o Fortunati é teimoso que nem petista fanático. Quer convencer que a roda não é redonda, que o céu não é azul. Acha que de tanto falar uma mentira convencerá os outros de que é verdade. Impossível falar com um cara desses. Só fala asneira, mente e ainda acusa os outros de má-fé, ignorando tudo o que é notório.
A sorte é que o Políbio e o seus público majoritário de leitores são bem instruídos e bem informados e não caem no conto da carochinha.
A área está lá liberada e cercada desde 2011. O Padilha só não começa porque não quer. Não há restrição do DECEA como inventou o fã do Padilha. Quem mudou de ideia foi a Infraero, depois que Padilha passou a exigir a prévia remoção. O próprio Presidente da Infraero reconheceu que não há impedimento técnico ou legal pra começar. E o Fortunati não é doido de gastar em novas remoções enquanto não tiver certeza que o que já fez não estará perdido.
Pq Padilha não diz que exigirá a ampliação da pista como contrapartida da concessão do Salgado Filho? Pq ele só propagandeia a construção de Portão como contrapartida? Sabe pq? Pq ele não quer ampliar e isto nada tem a ver com Fortunati.
Sabe de uma coisa? Fique aí sozinho perdendo o seu tempo falando mentiras, pois nem me darei mais ao trabalho de desmascará-las, pois todo mundo aqui é bem informado e sabe das besteiras que são o que tu dizes.
Abraço e passar bem.
Políbio, tu que és um jornalista muito conceituado e respeitado, por favor, cobre de Padilha uma declaração de que a ampliação da pista do Salgado Filho será necessariamente uma contrapartida obrigatória colocada na licitação da concessão do Salgado Filho para que a iniciativa privada execute e banque essa obra.
Se o Padilha é tão a favor dessa ampliação como ele alega e dizem que ele é, ele certamente o fará. E, se não o fizer, a mas ará cairá automaticamente.
Seria interessante também que tu, que tens contato com o pessoal do movimento em defesa do Salgado Filho, os alertasse que pelo visto o Ministro não intenciona nem bancar a obra às expensas da União via FNAC, nem atribuí-la à iniciativa privada concessionária, já que só fala na construção de Portão como contrapartida.
O Políbio é o Reinaldo Azevedo do Sul. Um jornalista inteligente, informado, articulado, influente, conceituado, respeitado.
Só ele pra trazer a público informações e arrancar declarações. Tenho fé que ele arrancará de Padilha a garantia expressa à ampliação da pista do Salgado Filho via iniciativa privada concessionária, algo que até hj Padilha jamais disse. Será o grande furo que os gaúchos esperar ouvir. Especialmente se o Padilha se negar a garantir a ampliação, pois aí cairá a máscara do ministro da presidenta.
Vamos fazer um breve saneador:
Tarso e Beto Albuquerque balizados por estudos técnicos rejeitaram o aumento da pista devido a inviabilidade;
O ministro Eliseu Padilha em razão do episódio da Azul resolveu reconsiderar;
Encaminhou solicitação a INFRAERO para que desse andamento no assunto;
A INFRAERO que tem "autonomia própria" colocou em votação e deu parecer pelo prosseguimento do processo desde que as famílias fossem realocadas, o posicionamento do conselho de administração da INFRAERO é em razão de que se está construindo 300 apartamentos para alocar mais de 1700 famílias, ou seja um deficit de mais de 1400 apartamentos ou algo do tamanho de uma cidade do interior, logo, se em 6 anos o Fortunati conseguiu realocar somente 972 duas famílias, quantos anos levaria para retirar da miséria absoluta as mais de 1700 famílias remanescentes? Respondo: Minimo dez anos, pior ele tem pouco mais de um ano de mandato, não tem partido e os vereadores do PDT desistiram do projeto, sequer o respeitam a ponto dele se desfiliar...
O posicionamento da INFRAERO é em razão de que a obra de quase 1 bilhão ficaria pronta e as famílias ainda estariam assentadas sobre a área das vilas Nazaré e Dick, logo o DECEA não autorizará o uso, o que é isso: "improbidade administrativa", quem é responsável: Quem autoriza a obra.
A construção do aeroporto de Portão é prejudicial? Não, tem uma grande fatia do estado que não precisaria vir a Porto Alegre para pegar um avião, vantagem: Percurso menor e desafogo da BR 116
E o Salgado Filho, continuará operando normalmente assim como congonhas!
Vantagem: Dois aeroportos, para que ter apenas um se temos a oportunidade de ter dois!
Caro Anônimo garoto de recados do Fortunati tranca rua: Poderia explicar aos leitores do Políbio o que significa área de reza da pista e no caso do aumento no Salgado Filho onde se localiza está área?
Eu respondo, nova reza é a área de escape do avião, aquele trecho de segurança que fica em frente a pista, no caso do Salgado Filho, fica exatamente dentro da Vila Nazaré. Procurem no Google.
Visualizar a área de Reza do Salgado Filho torna fácil entender o porque do DECEA não autorizar o homologação a autorização de uso da pista enquanto houver pessoas habitando a área;
Anônimo: Eu estava refletindo sobre o que você falou em relação as pessoas que usam taxi da Zona Sul de Porto Alegre para o aeroporto, realmente você tem toda a razão quando se preocupa com o preço da corrida, eu que moro em Canoas, para ir ao Salgado Filho uso o "Trensurb que Eliseu Padilha quando foi ministro dos transportes levou até Novo Hamburgo", o metrô é seguro, pontual e muito barato. Já para quem vem da zona Sul de Porto Alegre realmente é muito caro, imagina vir de lá se trancando pelas obras paradas da copa, avenida tronco é a primeira tranqueira a ser usada para fugir do binário desastroso da avenida praia de belas, nesse ponto da viajem já se tem a vantagem de podermos escolher se ficaremos trancados nas obras prometidas para a copa na Protasio Alves dos Brts, ou nos iniciados e "parados" túneis da Nilo Peçanha e Cristóvão Colombo com a Carlos Gomes, depois é só trancar novamente no viaduto Leonel Brizola e logo chegar ao aeroporto, fique feliz se depois de toda essa maratona não perder o seu Vôo, o preço pela corrida do taxi passará do valor da passagem da Gol para SP, mas é mero detalhe. Essa semana li nos jornais que o Fortunari retirou a linha de ônibus que circulava pela rede hoteleira. Já é um começo para ajudar os passageiros do Salgado Filho né?
Pergunto: Você realmente acha sensato que a INFRAERO e o Ministro Padilha devam se responsabilizar por uma despesa de quase 1 bilhão de reais por acreditar que o Fortunati desta vez, apenas desta vez irá cumprir a promessa de retirar as mais de 1700 famílias em menos de dois anos?
Essa área só é necessária para a operação da pista. O DECEA não liberará a operação da pista ampliada enquanto isso não for liberado, mas a obra da ampliação não requer essa liberação prévia e não há impedimento do DECEA pra que a obra comece. O próprio presidente da infraero já reconheceu isso.
Padilha precisa encontrar um estagiário melhor aplicado.
O conselho da infraero tem diversos membros da SAC... aquela comandada por Padilha. Verifique a composição dela.
Guarulhos + Congonhas + Viracopos representam mais de 60 milhões de passageiros anuais. Por isso os três funcionam juntos num raio de 100 km. O RS inteiro nem chega a dez milhões de passageiros anuais, pois mal completou 8 milhões anuais. Nem em quarenta anos chega ao movimento necessário para o esgotamento do Salgado Filho, que o Padilha diz que é 30 milhões e que técnicos já disseram que é 45 milhões.
Improbidade administrativa é o que o Padilha quis fazer. Depois que a Infraero gastou milhões já no início da obra do terminal de cargas (que requer a pista ampliada para os cargueiros full) e da prefeitura ter gasto mais de cem milhões em remoção pra ampliação, ele falou em não ser necessário ampliar e deixar tudo pra Portão.
Tem gente que insiste em falar que is gaúchos do interior poupariam 30 km pra pegar avião. Primeiro que só parte deles, pois o sul do estado e o litoral aumentariam em 30 km, pois precisam passar por POA. Segundo: pq em vez de 30 km mais perto, que tal 100% mais perto? Como? Aeroportos no interior bem estruturados. Atravessem o mampituba. SC tem muito a nos ensinar neste quesito.
A gauchada do interior está raivosa pra economizar trinta km. Que tal economizar o translado todo até A região metropolitana de POA?
Vamos lá, Ainda em 2013 o Governador Tarso e Genro e o ex secretário da Infraestrutura Beto Albuquerque orientados por estudos técnicos, trabalharam firmemente pela não ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho e em favor da construção do aeroporto 20 de setembro (matéria oficial no site da procuradoria geral do estado), por outro lado, no inicio de 2015 o Ministro da aviação civil Eliseu Padilha, reconsiderando a condição anterior em razão do incidente com o Avião cia azul, convocou o conselho de administração da INFRAERO, colegiado "independente" para deliberar sobre o aumento da pista do aeroporto Salgado Filho, eis a nota oficial da INFRAERO para conhecimento dos leitores:
NOTA À IMPRENSA: abertura de licitação para ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho
Considerando previsão existente no Plano Diretor do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Conselho de Administração da Infraero, acatando proposta da Diretoria Executiva da empresa, apresentada por voto de seu Presidente, aprovou, nesta data, a instauração de processo licitatório, sob o Regime Diferenciado de Contratações – RDC, para planejamento, projetos, gerenciamento e execução integral de todas as fases do empreendimento de ampliação, em 920 metros, da Pista de Pousos e Decolagens e demais obras e serviços técnicos complementares do aeródromo, condicionando a assinatura do contrato à liberação de recursos orçamentários, bem como a emissão da correspondente ordem de serviço aos atos de remoção ou rebaixamento, pelas autoridades competentes, dos obstáculos, atualmente existentes, que impedem a homologação da citada expansão. Dentre esses obstáculos, encontram-se a retirada de todas as famílias da Vila Nazaré, incluindo a desafetação da área, o desvio do trânsito para as vias localizadas a oeste do aeroporto e a desocupação total das famílias ocupantes da Vila Floresta e da Vila Dique.
Deliberou, também, que o assunto seja novamente submetido à sua apreciação, antes da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, para verificação de todas as condicionantes.
Brasilia-DF, 24 de fevereiro de 2015
Infraero
Assessoria de Imprensa
Fonte: http://www.aviacaocivil.gov.br/noticias/2015/02/nota-a-imprensa-abertura-de-licitacao-para-ampliacao-da-pista-do-aeroporto-salgado-filho
Olá, por falar em promessas do Fortuniti, quanto tempo já tem de atraso as obras do cais mauá?
Anônimo: Eu estava refletindo sobre o que você falou em relação as pessoas que usam taxi da Zona Sul de Porto Alegre para o aeroporto, realmente você tem toda a razão quando se preocupa com o preço da corrida, eu que moro em Canoas, para ir ao Salgado Filho uso o "Trensurb que Eliseu Padilha quando foi ministro dos transportes levou até Novo Hamburgo", o metrô é seguro, pontual e muito barato. Já para quem vem da zona Sul de Porto Alegre realmente é muito caro, imagina vir de lá se trancando pelas obras paradas da copa, avenida tronco é a primeira tranqueira a ser usada para fugir do binário desastroso da avenida praia de belas, nesse ponto da viajem já se tem a vantagem de podermos escolher se ficaremos trancados nas obras prometidas para a copa na Protasio Alves dos Brts, ou nos iniciados e "parados" túneis da Nilo Peçanha e Cristóvão Colombo com a Carlos Gomes, depois é só trancar novamente no viaduto Leonel Brizola e logo chegar ao aeroporto, fique feliz se depois de toda essa maratona não perder o seu Vôo, o preço pela corrida do taxi passará do valor da passagem da Gol para SP, mas é mero detalhe. Essa semana li nos jornais que o Fortunari retirou a linha de ônibus que circulava pela rede hoteleira. Já é um começo para ajudar os passageiros do Salgado Filho né?
Pergunto: Você realmente acha sensato que a INFRAERO e o Ministro Padilha devam se responsabilizar por uma despesa de quase 1 bilhão de reais por acreditar que o Fortunati desta vez, apenas desta vez irá cumprir a promessa de retirar as mais de 1700 famílias em menos de dois anos?
Quem você pensa que engana, todos entenderam que o DECEA homologa o uso depois da pista pronta, isso "se as casas não estiverem mais lá" obvio que todos sabem que Fortunati não cumpre prazo nenhum, haja vista a cidade cheia de obras para a copa um ano depois... portanto só é possível começar depois que as casas saírem... Não se gasta quase um bilhão em uma pista que não poderá ser usada!!! Não se faça de desentendido e pare de tentar esconder a falta de gestão de Fortunada!!!
Eu uso muito o Tresurb para ir a Esteio. Quando ele só ia até Sapucaia dava pra conseguir sentar. Quando passou a ir até São Léo passou a ser muito raro conseguir sentar. Já depois que foi até NH passei a me considerar um cara de sorte qd consigo encontrar um lugar pra me encostar de pé. Virou lata de sardinha, pois não aumentaram os horários suficientemente. Hj em dia não lota nos horários de pico apenas.
Ah, e não foi algo de Padilha, pois o trem tinha esta previsão desde sempre. Depois de Sapucaia sempre foram sendo adicionadas novas estsções gradualmemte. Ele só deu sequência.
E já te falei mil vezes sobre quem deve iniciar e o pq. Não vou repetir mais uma vez. Leia meus outros comentários.
Cara, tu já postou mil vezes isto e eu já rebati. Leia nos meus vários comentários.
Já te respondi sobre isso. Não te faça de salame.
Caro Anônimo, qual a razão que te move tão preconceituoso, primeiro você aconselha o Fortunati a fechar os olhos e manter na Vila Nazaré pessoas humanas que sobrevivem na miséria absoluta, depois você insinua que os gaúchos de Porto Alegre são melhores que os gaúchos de restante do estado, agora você chama os estagiários de burro? Porque que isso?
O ministro Eliseu Padilha está se virando com que os recursos que tem. Está sim, mostrando trabalho e competência para administrar sua pasta. Temos é que torcer pelo desenvolvimento do Brasil e não o contrário.
Confio em Padilha. Ele é um político sábio e irá contornar essa situação.
“Não vamos começar com a velocidade que queríamos, mas vamos iniciá-lo." Padilha está conduzindo a Aviação com mãos fortes.
Kkkkkkkk
Pq então ele não declara que a pista será ampliada pela concessionária que levar o Salgado Filho? Pq ele não diz que exigirá isso? Pq ele só fala de Portão como contrapartida?
Não, eu acho que os gaúchos do interior tem os mesmo direitos dos porto-alegrenses e isso significa termos mais aeroportos bem estruturados no interior tb. Vc quer que os coitados continuem atravessando o RS pra pegar voos na região metropolitana de POA e depois sou eu que acho que eles são inferiores?
Cara, deixa de se fazer de besta. A homologação do DECEA é a última etapa, só depois de pronta a ampliação.
Está na cara que Padilha não quer a ampliação. Releia tudo o que já escrevi. Deixe de ser fazer de besta.
Cara, já te respondi. Vc que finge que não escuta.
Já passou de 100 (cem) mensagens esta notícia. Os argumentos já foram integralmente debatidos e rebatidos. Entramos num loop infinito. Só nos dois continuamos a debater e um jamais concordará com o outro. Que cada um creia no que lhe convir. Agora encerro mesmo por aqui. Boa sorte. Abraço
Enquanto uns só pensam em criticar, Padilha não para de trabalhar.
Entendi, só são gaúchos o pessoal de Porto Alegre e do Litoral... O aeroporto Salgado Filho nunca será desativado, você sabe disso, pare de tentar enrolar as pessoas para esconder que o Fortunada liberou a area da vila Nazaré!!! Se teu prefeito fosse tão bom o PT e o PDT não teriam chutado ele!!! Para onde ele vai agora para o PSD? Até quando?
Eu sei o interior irá receber 15 aeroportos regionais, evidente que o pessoal de Uruguaiana não vai precisar entrar em Porto Alegre pela 290 como você dissem tão pouco Pelotas, Rio Grande etc. portão irá servir região dos vales e outras que são próximas, tem pib alto endereço populacional elevado!!! Você se faz de desentendo mas sabe!!!
Kkkkkk Padilha contratou o João Santana, marqueteiro do PT? Kkkk Esse era o slogan de Lula. Kkkk
Kkkkkkk
Nunca? Vá visitar BH e Natal então...
E Fortunati saiu do PT pq quis.
O vale dos sinos não dá conta de um aeroporto sozinho pra si, por isso quer roubar o de POA. Quem comporta um aeroporto pra si é a serra gaúcha. Caxias/Gramado merecem um aeroporto em Vila Oliva. E a capital merece que invistam no Salgado Filho. E o vale dos sinos que se contente em ficar entre a capital e a serra gaúcha. O que não dá é pro Vale dos Sinos achar que é a capital que tem que serví-lo, pois é Porto Alegre a capital. Um aeroporto para Caxias é mto mais importante do que um aeroporto para o vale dos sinos. O vale dos sinos só sustenta um aeroporto se matarem o Salgado Filho, como fizeram em Belo Horizonte e Natal. POA não é SP nem RJ.
O desmonte da educação também foi pq o fortunada quis!
Kkkkk
O que isso tem a ver com o assunto Aeroporto Internacional Salgado Filho?
Contenha a sua raivinha pessoal contra o Fortunati, pois já cansou.
Caçador de galinhas!!! kkkk
Eai, quando o Fortunati vai atender a solicitação da INFRAERO (retirada da vila Nazaré) para que seja autorizado o inicio da obra?
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NOTA À IMPRENSA: abertura de licitação para ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho
Considerando previsão existente no Plano Diretor do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Conselho de Administração da Infraero, acatando proposta da Diretoria Executiva da empresa, apresentada por voto de seu Presidente, aprovou, nesta data, a instauração de processo licitatório, sob o Regime Diferenciado de Contratações – RDC, para planejamento, projetos, gerenciamento e execução integral de todas as fases do empreendimento de ampliação, em 920 metros, da Pista de Pousos e Decolagens e demais obras e serviços técnicos complementares do aeródromo, condicionando a assinatura do contrato à liberação de recursos orçamentários, bem como a emissão da correspondente ordem de serviço aos atos de remoção ou rebaixamento, pelas autoridades competentes, dos obstáculos, atualmente existentes, que impedem a homologação da citada expansão. Dentre esses obstáculos, encontram-se a retirada de todas as famílias da Vila Nazaré, incluindo a desafetação da área, o desvio do trânsito para as vias localizadas a oeste do aeroporto e a desocupação total das famílias ocupantes da Vila Floresta e da Vila Dique.
Deliberou, também, que o assunto seja novamente submetido à sua apreciação, antes da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, para verificação de todas as condicionantes.
Brasilia-DF, 24 de fevereiro de 2015
Infraero
Assessoria de Imprensa
Fonte: http://www.aviacaocivil.gov.br/noticias/2015/02/nota-a-imprensa-abertura-de-licitacao-para-ampliacao-da-pista-do-aeroporto-salgado-filho
Kkkkk
#ChoraPadilhista
Kkkkkkkkkkkkkk
Qd essa exigência descabida cair, já que o presidente da infraero já reconheceu que é descabida e o blog aqui inclusive já noticiou isso.
Tu quer chegar a 200 comentários. Kkk Só que ninguém volta pra ler qd já virou mtas pgs. Poupe seus dedos e suas mentiras. Kkk
Mentirinha é?
Tanto quanto o caos que virou a cidade pelos buracos que o Fortunada abriu para a copa e não consegue fechar... Talvez seja pq ao invés de trabalhar serio fica correndo atraz de galinha! Me poupe
Eliseu Padilha já pode ser chamado de ministro palaciano
A articulação política do governo foi para as mãos do vice-presidente Michel Temer, mas nem por isso o gabinete que antes era reservado ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais ficou sem uso.
Quem está despachando ali é ninguém menos que o homem que foi cotado para a vaga e recusou. Eliseu Padilha já se instalou no Palácio do Planalto, ocupando o espaço antes reservado ao hoje ministro de Direitos Humanos, Pepe Vargas
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O ministro Eliseu Padilha. (Foto: Agência Brasil)
O ministro Eliseu Padilha. (Foto: Agência Brasil)
Todos se preocupam em saber sobre o aeroporto salgado filho... E importante sim pra muita gente. E nós moradores da vila Nazaré como ficam? Ah mais de 30 anos com ladainhas de sai vila não sai vila... Vim morar aos 6 anos aqui estou com 20anos e sempre ouvi essa história... Ah 4 anos casei... Esse ano termino de pagar minha casa que mesmo sendo em uma "favela" saiu caro.. Somos jovens e temos muitos planos como construir nossa casa, e com essa historia de sai tal ano e nunca sai ficamos em duvidas.. E se nossos esforços para construir nossa casa forem em vão? DPS de construída ver uma máquina derrubando ela? E se eu tiver filhos e a vila sair.. Ir morar em uma caixinha de fósforos? Enquanto uns querer lucrar com as construções do aeroporto outros apenas querem uma resposta.. O que fazemos? Esperamos os bonitos decidir o que faram com nossas vidas? Envés de gastarem com remoções pq não nos dão uma vida melhor... Arrume os escotos luz e água. Ficaremos mais feliz pagando isso do que com a incerteza do futuro. Nós deixe aqui. Apenas Legalize nossa vila..
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