Pontal do Estaleiro vai para a etapa final das audiências públicas. Em seguida começarão as obras de R$ 350 milhões.

O salão do Jockey Club ficou cheio na noite desta quarta-feira na audiência pública para debater a construção de um empreendimento no pontal do antigo Estaleiro Só. O evento serviu para que o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) fossem analisados.

O local do empreendimento é muito emblemático, localizando-se numa ponta que avança para dentro do rio Guaíba, hoje abandonada e entregue a macegas, vagabundos, prostitutas e lixo de toda espécie. Não há circulação nenhuma na área, já que não existe mobiliário urbano e nem segurança. 

A área, que é privada, onde funcionou durante décadas outro empreendimento privado, o Estaleiro Só, que não permitia acesso ao público, receberá empreendimento comercial e parque público. O investimento inicial previa torres residenciais, mas plebiscito realizado durante o governo Fogaça resultou em proibição desta parte do projeto.

Serão investidos R$ 350 milhões no empreendimento.

A audiência de ontem a noite provocou debates acalorados, mas todas as exigências técnicas da prefeitura para a aprovação do projeto já foram providenciadas e aprovadas. Falta, agora, apenas esta etapa de audiências públicas.

A apresentação do EIA-Rima foi feita pela empresa proprietária do pontal, a BM Par. Não foi constatado impacto significativo em diversos aspectos da obra, como atmosférico, sombreamento e efeitos na fauna e flora, apontou a empresa contratada pela BM Par para fazer o estudo. O projeto prevê uma torre comercial e um centro comercial com lojas, restaurantes, bares, cinema, entre outros serviços, e 1.721 vagas de estacionamento divididas em três pavimentos, além de um parque público

O QUE O PROJETO PREVÊ


Atividades comerciais
— Jardim térreo com lojas
— Restaurantes, bares, discotecas
— Loja âncora (Leroy Merlin)
— Cinema: três salas convencionais e um cinema 3D

Parque público
— Área verde
— Espaços para lazer como quiosques pergolados, escadarias, arquibancadas para eventuais apresentações, caminhos, esplanadas, praças e recantos
— Atrações pontuais: relógio solar, ponto dos cata-ventos, praça das birutas, show de águas dançantes

Torre comercial
— Com 80 metros de altura, abrigará salas comerciais

Estacionamento

— 1.721 vagas privadas cobertas e 105 vagas públicas ao longo da pista de contorno do parque

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A "doença mental", da Esquerda POA, fica escancarada nos casos do Pontal e do Cais Mauá.

A Esquerda fica doente só de imaginar que parte da população possa desfrutando do rio Guaíba pagando para isto.

A Sra. Katia Suman(PSOL), proprietária de um apto. com linda vista na Mauá, é uma das mais ferrenhas na luta contra obras na orla. Obvio, privilégios só para ella&cia.

O sucesso do Puerto Madero(Bs.As) esta intimamente ligado as pessoas que moram no bairro.

"Porto Alegre é demais", mas os caranguejos no balde são ......

JulioK


Anônimo disse...

As obras irão começar logo, logo, digamos nos próximos 20 anos, assim como o tal Cais Mauá, a extensão do Salgado Filho e a duplicação da ponte do Guaíba! Ah e o metro também!kkkkkkkk

Anônimo disse...

vai morrer na casca como o. PUERTO GUAIBA MADERO.

Anônimo disse...

Cambada de desocupados.
Nao deram um pio quando ergueram aquele monstrengo do estacionamento do Inter a poucos metros da orla…… Nao deram um pio quando ergueram 6 torres de 90m cada – 21 andares do Terra Nova Nature na Av.Bento Goncalves….nao deram um pio com a construcao de 3 torres no entorno do BarraShopping(e vem mais por ai)….nao deram um pio quando ergueram um estacionamento de 5 andares(um paredao) anexo ao Foro Central…..nao deram um pio pra falar mal das 3 torres da Maiojama ao lado do Foro.
Agora me vem com esse papo de “aumentar o transito na area”.

Lembro que “eles” tb estavam muito preocupados em 2009 com a tal “mudanca da direcao dos ventos” e a perda do "por-do-sol" que o projeto original iria causar. Parece que essas “preocupacoes” passaram despercebidas agora, ainda mais com uma torre maior.
Outro grande "medo" que tirava o sono dos eco-terroristas na epoca, era o aumento da producao do esgoto cloacal....parece que resolveram esquecer da "merda" agora.

Essa cambada do atraso adora cria factoides sem o menor escrupulo.



Ta faltando um taque cheio de roupa e uma enxada pra capinar pra esse bando!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/