Polícia da Suiça faz devassa no HSBC, inclusive em contas da Petrobrás

Agentes da polícia suíça cumpriu na manhã desta quarta-feira, mandados de busca e apreensão na sede do HSBC e em escritórios da instituição financeira em Genebra. A operação é atrelada a um processo por lavagem de dinheiro aberto pela Justiça do país contra o banco.

Também serão investigadas nesse processo, de acordo com o procurador responsável pelo caso, contas bancárias relacionadas ao caso Petrobras. Mais de 8,7 mil contas estão vinculadas com nomes de brasileiros, inclusive ex-funcionários da estatal do petróleo. O processo é liderado pelos procuradores Olivier Jornot e Yves Bertossa.


O caso, conhecido como SwissLeaks revelou na semana passada que quase US$ 180 bilhões teriam transitado por contas do HSBC em Genebra para fraudar o fisco, lavar dinheiro sujo ou financiar o terrorismo internacional entre novembro de 2006 e março de 2007.

9 comentários:

Justiniano disse...

Lá não haverá privilégios ou acobertamento de políticos e manda-chuvas.

Vai haver pânico em Brasília com a descoberta dessas contas. Certamente o PT vão comprar a mídia brasileira para evitar a divulgação desses roubos e desvios milionários.

Saberemos quanto o João Santana enviou para Suíça, depois da campanha milionária da pançuda.

Se a receita federal tiver culhões (basta ver os delitos fiscais de Lula, que a receita nunca executa) poderá enquadrar em diversos tipos de sonegação e evasão fiscal de políticos.

Vou achar um site de jornal suíço para acompanhar essas diligências. A devassa será em todas as contas do HSBC.

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Como já foi dito em outras ocasiões, é de causar espanto o silêncio dos paladinos da moral e da ética frente a esse escândalo. Nenhuma proposta de CPI, nenhum Senador, nenhum deputado federal... Nada de passeatas ou atos públicos... E nas redes sociais?
E o jornalismo investigativo dos grandes jornais e das revistas de circulação nacional que utilizam suas capas e manchetes bombásticas?
Um silêncio estranho!

Anônimo disse...

Ou esses 8.700 brasileiros tem medo de deixar dinheiro no Brasil ( lembrando-se do confisco da poupança, do Collor ) ou é dinheiro ilegal, seja da corrupção, seja da sonegação fiscal/tributária. É tudo gente que sabe a m*** grande que vem por aí, com o PT no governo e sem caixa. Como são amiguinhos do Collor, devem ter pego a receita de bolo com ele ... VEM CONFISCO !!!

De qualquer forma, percebe-se a facilidade de tirar dinheiro do Brasil ( para os muito ricos e bem assessorados ) e a fragilidade do monitoramento do Banco Central e Receita Federal.

Anônimo disse...

Uma hora essa lista vem a público e aquilo que todo mundo sabe vai parecer, já que o HSBC, na época de FHC, pagou um dólar pelos ativos bons do Bamerindus, e o Banco Central assumiu os ativos duvidosos, ou seja, suas dívidas e seus créditos junto ao mercado…

Anônimo disse...

Não dá nada!
O judiciário é petista e libera a roubalheira geral.

Anônimo disse...

Políbio,

A roubalheira, no Brasil, virou um "negócio" monstruosamente enorme que era só questão de tempo.

Vamos ver "explosões de provas" por muitos anos.

JulioK

Anônimo disse...

Políbio, não acredito que a própria Suíça que se beneficia há décadas com esses depósitos que inclusive são protegidos por leis, irá dar um tiro no próprio pé, aposto que os impostos exigidos pelo país são pagos direitinho, e o que os criminosos e o HSBC sonegam são os impostos nos países de origem! A não ser em casos de exigência da justiça de países de onde saiu o dinheiro com retaliação, multa e confisco de grana do banco que fez a falcatrua!

Anônimo disse...

Creio q vão comprar a midia brasileira

Anônimo disse...

VEM aí nova lista de novos bilionários brasileiros. LISTA oficial de fora do BRASIL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/