Polícia Federal investiga Nizan Guanaes, dono das agências Morya e Escala, que foram contratadas por Tarso para atender o governo do Estado.

Uma investigação paralela do chamado "mensalão" pode respingar no publicitário Nizan Guanaes, dono das agências Morya e Escala, que foram contratadas por Tarso para atender o seu governo, faturando nele mais de R$ 100 milhões. África e DM9 também são de Nizan, que é um dos mais conhecidos publicitários do País. A apuração é fruto de uma denúncia feita pelo empresário Marcos Valério de Souza, condenado na Ação Penal 470 a 40 anos de prisão. Segundo ele, a Portugal Telecom pagou 2,6 milhões de euros a fornecedores do PT, que atuaram nas campanhas de 2002. Um desses fornecedores seria Nizan Guanaes (foto ao lado, ao alto, à direita).

De acordo com reportagem do jornal O Globo (leia aqui), que por razões provavelmente comerciais omite o nome de Nizan, o processo avançou. No último dia 9 de janeiro, foi interrogado, em Lisboa, por meio de carta rogatória, o executivo Miguel Horta e Costa, ex-presidente da Portugal Telecom. Em 2005, ele teria sido visitado pelo empresário Marcos Valério e por Emerson Palmieri, à época tesoureiro do PTB, em Lisboa. Naquele encontro, teria sido acertado o pagamento aos fornecedores do PT por meio de uma subsidiária da Portugal Telecom em Macau. Os portugueses pagaram, segundo Valério, porque tinham interesse em adquirir a Telemig Celular.

Um dos credores do PT, beneficiado na transação, segundo Valério, seria o publicitário Nizan Guanaes, que, em 2002, fez a campanha ao governo do Rio do então candidato Jorge Bittar. Além dele, os recursos também teriam sido usados para pagar showmícios da dupla Zezé di Camargo & Luciano (leia aqui reportagem do Estado de S. Paulo a respeito).

Embora Nizan seja um dos principais beneficiários da transação apontada por Valério, o foco do jornal O Globo, em sua reportagem de hoje, é outro: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com dois parlamentares da oposição, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o senador Agripino Maia (DEM-RN), o pagamento teria sido determinado por Lula. E os dois não escondem aonde querem chegar. "Nós vamos agir em duas frentes para saber se há previsão de ouvir o ex-presidente Lula aqui. Primeiro vou solicitar ao procurador Rodrigo Janot o envio de informações sobre o depoimento do ex-executivo da Portugal Telecom. Se ele não teve acesso ao processo que corre em Portugal, então nós vamos propor a criação de uma comissão externa do Senado para ir lá acompanhar o processo. Se o ministro Janot já estiver de posse dessas informações e der conhecimento ao Senado, não há necessidade de irmos lá", disse Caiado.

Maia foi mais longe. "A providência de requerer o depoimento do senhor Miguel Horta é o primeiro e fundamental passo. Se o processo não anda aqui, pode andar lá. Portugal e Espanha estão dando especialíssima atenção a investigações de crimes do colarinho branco envolvendo políticos. Se há conexão com o PT e Lula, aqui, vai ter desdobramentos. Lula pode acabar sendo apanhado por uma circunstância secundária ao mensalão", afirmou.

4 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
Todos os movimentos dessas investigações tem apenas um objetivo: encontrar uma prova contundente para incriminar Lula. O problema é que vão investigando cada vez mais a fundo e conseguem mesmo é incriminar outros personagens.
As manchetes de toda essas investigações vão passar por uma prova de fogo: o Carnaval!
Conseguirá a mídia manter o interesse da população pelo enredo da operação lava-jato após o carnaval?
A própria mídia já dá indícios de que está "cansando" do tema. Já aparece com mais destaque nos telejornais o apagão e a seca no eixo sul-sudeste (agora atingindo o RJ e MG). Começa o BBB.
Depois teremos o recomeço do campeonato brasileiro, a nova novela da globo.
Parece que a novela da operação lava-jato está começando a despencar no IBOPE.

Anônimo disse...

O anônimo petista das 14:28 h manifesta sua vontade do que ocorra, não o que ocorre e ocorrerá realmente e ele me lembra uma vez no centro um de seus colegas de quadrilha que, com uma bandeira e panfletos, fazia na época propaganda do psicopata de Garanhuns. Quando ele me ofereceu um panfleto eu disse a ele que não votava em mensaleiros e ele disse que isto era notícia requentada, deu no que deu, seus pares são criminosos por transitado em julgado e novamente réus do petrolão e em breve o psicopata também terá um fim mais justo, até agora tem escapado que nem muçum ensebado, pois a quadrilha é bem montada e o método de pegá-lo será o que acabou com a carreira criminosa de Al Capone, e depois morrerá doente na cadeia.

Anônimo disse...

A publicidade de governos e estatais deveriam ser proibidas, porque os petralhas aperfeiçoaram em muito o desvio de dinheiro público por meio destas agências de publicidade, só perdendo para o superfaturamento de obras!

Anônimo disse...

Petralha das 14:28, em breve chegaremos nas palestras do Lulla, aí o bicho vai pegar!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/