Centro de Porto Alegre esta virando uma grande favela

Quem caminhou na manhã desta sexta-feira pela Avenida Borges de Medeiros, como o editor (fotos do editor no seu iPhone), em pleno ponto central da capital gaúcha, se assustou com a degradação que assola o local, com vários mendigos espalhados desde a esquina da Rua Fernando Machado até o Mercado Público. São dezenas de indigentes com idades que variam de 30 e 60 anos, na maioria homens, afrodescendentes e indígenas.

Nunca antes na historia de Porto Alegre o seu centro esteve tão parecido com uma lixeira a céu aberto. A prefeitura municipal poderia trabalhar para não deixar o centro virar uma grande favela como está acontecendo. Também poderia pelo menos limpar e remover o cheiro podre que se alastra na atmosfera. As calçadas, dezenas delas, esburacadas, mal cuidadas; as lixeiras quase todas depredadas.

O governo federal, do PT, vangloria-se dizendo que a “pobreza no Brasil foi praticamente erradicada”. Dilma, que tem residência em Porto Alegre, bem que poderia dar um “passeio” no centro da capital gaúcha para comprovar mais uma mentira de seu governo de propaganda subliminar, propaganda enganosa, um governo que naufraga na corrupção e na mentira. E dar uma puxada de orelha no seu aliado incondicional, que neste momento goza de novas férias no exterior. 

28 comentários:

Miguel Angelo disse...

Polibio, pela Cidade Baixa e Santana a situação é a mesma, sendo comum encontrar-se mendigos dentro dos fétidos comtainers de lixo sem que nenhuma autoridade se importe.

Anônimo disse...

Circula pelo Centro somente quem tem extrema necessidade. Impossível caminhar sem tropeçar em mendigos. Péssimo calçamento. As mulheres travam uma guerra com os buracos. Entre um passo e outro, uma enterrada de salto no piso quebrado. O mesmo problema ocorre nos bairros. Depois condenam quem se desloca de carro em curtas distâncias. O contribuinte corre o risco de sofrer uma bela queda ou torção no pé. E olha que não mencionei a insegurança. Mulheres transitam pelo Centro agarradas em suas bolsas, pois a qualquer momento podem ser "convidadas"a entregar seus pertences.

Anônimo disse...

Realmente, toda a cidade está assim, entregue a mendigos, assaltos, calçadas destruídas, sem policiamento, até a EPTC desapareceu, o trânsito uma guerra. Agora o prefeito, sempre em férias.

Anônimo disse...

É a nossa decadência econômica sendo escancarada ...
Enquanto isso, no Judiciário e Legislativo, fartos salários e vantagens sendo distribuídos para todos.
Em 20 anos o RS será um estado pobre com alguns funcionários públicos ricos.

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
A via é pública.
Porém, estamos chegando a uma situação em que, daqui a pouco, vamos ter que pedir licença para essas pessoas, como se, ao passar por ali, estivéssemos incomodando elas. Nesse caso, o espaço que era para ser público, tornou-se privado, privativo. Se você deixa de consertar a sua calçada, será multado. Se o seu condomínio não observa as regras para a retirada do lixo, será multado. Se você não estacionar seu automóvel de acordo com a lei, será multado. O IPTU em dia? Pagará com juros! Podar uma árvore podre que bote cair em sua casa, seu automóvel ou destruir a rede elétrica, ou ainda, tirar uma vida? Somente após análise e liberação da Prefeitura (demora alguns anos).
Abrir uma casa noturna com alvará vencido? Tudo bem! Ir para a praça, um parque ou uma rua qualquer e dizer: vou morar aqui! - Aí tudo bem! Isso também é permitido!

Anônimo disse...


É impressionante o descaso da Prefeitura e dos vereadores de nossa cidade com a situação.
Sou morador de Centro Histórico, e estou pensando em mudar de bairro.
Pior é que o número está aumentando a cada dia.
Em cada marquise aparece um acampamento. As necessidades são feitas nas calçadas, sem a menor cerimônia.
É uma vergonha.
Estive em Recife, capital de um estado dito pobre, e não vi moradores de rua no Centro da cidade.
Não aguento mais o cheiro de urina, fezes e murrinha fétida de nossas ruas centrais.

Anônimo disse...

A primeira vez q concordo com o editor. Há tempos poa virou uma cidade provinciana, suja, preguiçosa, relaxada, sem protagonismo, loteada por ccs de mais de quinze partidos acomodados...enfim é uma vergonha. E o prefeito se deram duas tartarugas na mão dele ...uma foge e de lhe papo é o rolando lero e o seu vice nerso da capitinga..pode isso???

Anônimo disse...

Como assim "está virando" ???????? já é , e não é de hoje !!!!!!

Unknown disse...

E teve uma ministra que quando tomou posse dias atrás falou que o desafio era acabar com o preconceito contra os pobres, que o governo do PT havia acabado com a miséria. Em que país essa gente vive? Eles realmente acreditam nas próprias mentiras que contam. Sobre governados por psicopatas.

Anônimo disse...

Deve fazer uns 30 anos que o editor nao anda a pe pelo centro. Bons tempos foram embora?

Luiz Vargas disse...

Esperar o quê de um PrefeiTo indolente e leniente que só sabe tirar férias e viajar.
O prédio chamado de cristaleira, do INSS, na rua Jerônimo Coelho, após às 19h, vira dormitório de dezenas de vadios e de vagabundos.
O que é abismante é que este PrefeiTo mora no centro de Porto Alegre, mais precisamente na Rua Jerônimo Coelho e defronte ao Palácio da Justiça.
Cobrar imPosTos é fácil, já para administrar a cidade o ex-PeTralha PrefeiTo tem uma dificuldade imensa.

Capitão Tormenta disse...

Ontem passei na Av.Ipiranga entre a Ramiro e a Av. Azenha, mostrava moradores que estão morando nos taludes do Arroio, eram dezenas, não fazem nada, o que faz a Secretária de Assistência Social da Prefeitura que tem uns 100 funcionários quase todos CCs.

Anônimo disse...

A cidade está um caos..
Obras que não são concluídas, buracos nas ruas, mendigos..
De Porto Alegre não tem mais nada...
A obra de saída do Aeroporto é uma VERGONHA, antes tivessem deixado como era. Fazem 3 anos e nada acontece, governantes incompetentes.
Pais incompetente, governantes corruptos que não entregam nada de que prometem.

Anônimo disse...

antes dava para ampliar as fotos e observar os detalhes sugeridos pelo editor...

agora mal da pra ver do que se trata...

muda isso ai, Polibio...

Anônimo disse...


A "obra" que o prefeito (que é alto mais não é altruísta) soube fazer rapidamente, foi criar uma secretaria municipal da sua esposa (verbas, viaturas, funcionários, etc)colocar a máquina pública disposição dela para promoção pessoal. Aliás, nomeada indevidamente, pois transgrediu a lei antinepotismo e o diligente Ministério Público nada fez. Depois ele foi às empreiteiras contratadas pela Prefeitura e arrecadou uma montanha de dinheiro para eleger a primeira dama como deputada. Tudo sem gastar um tostão. quem financiou o mandato dela foi o contribuinte de Porto Alegre. Essa cidade mais parece um município do interior de Alagoas comandando por um coronel. Uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Será que o editor defende o extermínio desses seres como foi pregado por aqueles alemães?
Quem anda por aí exibindo um Iphone, e faz questão de deixar isso claro deve se preocupar muito mesmo com os esfarrapados sem teto.

Celso disse...

Por isso que não gosto de reeleição. Sempre o segundo mandato é de férias do governante.
O bairro Menino Deus está virado numa cracolândia ( rua Múcio Teixeira ). mendigos, assaltantes, lixo por todo lado, o que está fazendo o bairro ficar infestado de ratazanas. Não existe política da Prefeitura. O ideal seria o povo pagar o salário do Fortunati pelo tempo que falta de governo, e ele passa o comando para outro. assim ele pode ficar 2 anos de férias. Para a população é lucro.

Celso disse...

O Prefeito abandonou a cidade. Na av. Carlos Gomes, no cateiro de obras não tem nenhum trabalhador há muito tempo. Tem monte de pedra brita tomado por macega já sementando.
Agora imaginem o tempo que aquilo está parado, abandonado pelo Poder Público!!!

Luiz Velho disse...

Prevendo essa situação há 10 anos, mudei para o interior, para uma cidade de 5 mil habitantes onde não tem fila para nada, nem mendigos, nem poluição, nem sujeira. Quando precisa, compra pela internet e viaja para uma cidade maior, distante no máximo 60 km por asfalto. Minha qualidade de vida e minha saúde são completamente outras. Metrópoles nunca mais.

Anônimo disse...

Isso não é só em Porto Alegre,dê uma voltinha pelo Centro da Cidade de São Paulo,é geral,seguem a política dos manos,ou seja,tudo pode.Além dos moradores de rua que fazem das praças suas moradias têm as cracolândias e as badernas à noite feita por funkeiros,com músicas nos carros em mais de 500 decibéis.Estão deixando o povo a própria sorte.

Anônimo disse...

Não é só o centro que está virando uma maloca não ,em várias ruas há indigentes morando no meio da rua, há carroças em ruas importantes e perigosas e há papeleiros de novo! Senhor Fortunati, pare de ter recaídas petistas e funcione como cidadão porto-alegrense e não como petista retrógrado, disto já estamos fartos.

Anônimo disse...

Estive nos últimos dias em Florianópolis e, apesar do excesso de movimento por causa da época de turismo, a cidade dá de 10 x 0 em Porto Alegre em todos os quesitos, acorde gauchada "estamos nos entregando pros hôme" sim, que vergonha!

Anônimo disse...

Mas pro Prefeito tá tudo lindo, na campanha dele tinha até aquela musiquinha : "essa é a nossa Porto Alegre"

Anônimo disse...

Nas calçadas da Borges, embaixo do viaduto, nao é possivel caminhar tao forte o cheiro de urina e m que exala dali, alem dos colchoes espalhados por todos os lados. Vc tem que caminhar pelo meio da avenida. É um local que poderia ser um dos cartoes postais do Centro. Como portolegrense fico com vergonha da omissao deste prefeito, que por sinal podia ter ficado na sua cidade natal.

Anônimo disse...

Lembrei-me de um verso daquela bonita canção, que dizia assim: Porto Alegre é que tem \ Um jeito legal . Infelizmente composta em tempos que, pelo andar da carruagem, não voltam mais.

Anônimo disse...

Há uns 10 anos no mínimo, que POA está em péssima condição e a cada dia pior.
Já escrevi nesta coluna há anos atrás, que para POA melhorar, só jogando uma bomba e começando tudo de novo.

Marco Belotto disse...

Ele está novamente no exterior? Seria Paris ou Nova York?. Porque o que esses comunas gostam mesmo é das coisas boas que só o capitalismo pode lhes proporcionar, e é claro, com o dinheiro "popular, democrático e participativo" do povo ignorante que os mantem lá.

Anônimo disse...

O que dizer de um Prefeito que emenda um pseudo evento em Paris com merecidas férias?? O que dizer de uma Prefeitura loteada por sangue sugas (ccs) por todos os lados?? Obras inacadabas, corrupção, incompetência, etc. ESSA É A NOSSA PORTO ALEGRE. MELHOROU VAI MELHORAR.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/