Mendonça de Barros diz que existe uma leitura equivocada sobre a economia da China

Em artigo que publica no Jornal do Comércio, Porto Alegre, hoje, o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros explica que ocorre ma leitura equivocada sobre o que acontece hoje na China. LCMB esteve ontem em Porto Alegre. Ele toca a instalação de uma fábrica de caminhões chinesa, a Foton, em Guaíba, RS. Leia:
A divulgação dos principais dados da economia chinesa em 2014 permite ao analista mais cuidadoso uma leitura diferente da encontrada na imprensa internacional. Aliás, foi muito interessante verificar que os principais órgãos da mídia mundial - desde o prestigioso Financial Times aos mais importantes jornais brasileiros - trouxeram a mesma chamada em sua primeira página: “A China tem o menor crescimento econômico dos últimos 24 anos”.
Contei no Google pelo menos 35 jornais com manchetes similares. Ofuscados por essa leitura padrão, de abrangência mundial, informações relevantes sobre a segunda maior economia do mundo nos dias de hoje ficaram sem a devida consideração. Gostaria de trazer ao leitor o que me parece significativo para entender seu desenvolvimento recente e projetar os próximos anos, deixando de lado a leitura com tintas de catástrofe da mídia.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 



Um comentário:

Rigor Crítico disse...

Raciocínio para "Capitalismo e Democracia em várias versões": 1. A disparada em humanidades pelo "trio contributivo" capital-liberdade-democracia foi resultado de Grandes Humanismos: Grego, Cristão, Mouro, Europeu, Americano; 2. Dá de considerar que está em andamento o próximo grande humanismo = Chinês; 3. Considerar que no humanismo Americano coloca-se os EUA de "piloto" com todos demais países do continente "no mesmo barco"; 4. Para azarão de Lula&PT - tipos desmedidamente azarentos/azarados - o lulopetismo banca a ideologia contrária ao capital-liberdade-democracia; 5. Por isso que dá de explicar/justificar a atual enrascada diabólica: Lula barbariza sobre democracia para iludir pessoinhas embeiçadas, Lula deprecia a liberdade para implantar ódio na sociedade despachada, Lula degrada o capital para se prover de acumulados; 6. Ocorre que Lula ao barbarizar e depreciar e degradar se afasta de humanidades; 7. Quero dizer - figurativamente falando - que Lula e Dilma estão em queda-livre a sumir num espaço de desumanidades que nada mais é que o vazio em humanidades: "Não propor humanidades em tempo a quem de direito é a maior das desumanidades".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/