Envolvimento de ex-chefe de segurança do secretário Michels com chefe do tráfico é o último escândalo do governo Tarso.

Foi inesperado e constrangedor o escândalo póstumo ocorrido no governo Tarso Genro, do PT, mas não foi surpreendente. O inédito caso da localização do comissário Nilson Aneli na cena do crime que resultou na execução do traficante Xandi, poderia até passar como mais um episódio policial inaceitável, mas ganhou relevância política quando os jornalistas descobriram que ele trabalhou até o dia 31 como homem de confiança do gabinete do secretário da Segurança, Airton Michels, e que além disto, por interferência de Michels, que é promotor, foi cedido no apagar das luzes do governo para o Ministério Público. Foi o último ato do secretário em relação ao seu chefe de segurança. O penúltimo foi elogiá-lo publicamente em ato divulgado no Diário Oficial. O episódio levanta suspeitas sobre o que aconteceu na área durante os quatro anos do governo do PT. Michels não falou. O ex-governador Tarso Genro, que tem usado o Twitter como arma política para fustigar o governo Sartori, também não usou 142 toques por mensagem para falar no assunto.

. Leia a nota do jornal Zero Hora:

Um policial civil que até quinta-feira era lotado no gabinete do então secretário da Segurança, Airton Michels, está sendo investigado por suposta ligação com otraficante executado em Tramandaí, no domingo.

Conforme apurado até o momento, o comissário Nilson Aneli estaria participando de um churrasco na casa do traficante Alexandre Goulart Madeira, o Xandi, no momento em que o criminoso foi morto com um tiro de fuzil por uma quadrilha rival.

Ainda no domingo, durante as primeiras apurações, Aneli, que está há 33 anos na corporação, se apresentou ao delegado Paulo Perez, de Tramandaí, e afirmou que chegou à casa do traficante minutos após o tiroteio, depois de saber que um sobrinho estava no local e fora baleado.

Depoimentos de suspeitos e de testemunhas, no entanto, contradizem a versão. Três pessoas presas em flagrante por posse do arsenal apreendido na casa do traficante disseram que Aneli estava lá na hora do tiroteio e mais: que algumas das armas pertenciam a ele.

Além disso, testemunhas disseram que logo depois do ataque, dois homens saíram da casa revidando os disparos. Um seria grisalho. Ao ver fotos de Aneli, as testemunhas o reconheceram. Também um policial militar que chegou ao local cerca de dois minutos depois do tiroteio encontrou Aneli já no portão da casa onde havia um morto e dois baleados.

A Corregedoria da Polícia Civil abriu procedimento para verificar se Aneli trabalhava fazendo segurança para Xandi, considerado um dos maiores traficantes da Região Metropolitana. Zero Hora apurou que, com a troca de governo, Aneli havia sido cedido para o Ministério Público a pedido de Michels, que retoma o cargo de promotor depois de comandar a Segurança por quatro anos.

No Diário Oficial desta segunda-feira, Aneli foi elogiado por Michels em uma portaria de louvor por serviços prestados: "Louvar os Comissários de Polícia Nilson Aneli (e outros dois policiais) considerando que, com grande zelo, competência, abnegação e espírito público, que transcenderam suas obrigações funcionais, sendo essenciais no desempenho de suas atividades junto ao Gabinete da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul."

Aneli era chefe da segurança do então secretário. Michels, que desde domingo está tratando do problema de saúde de um familiar, disse na tarde desta segunda-feira que tem as informações iniciais do caso e aguarda a investigação da Polícia Civil. Michels confirmou que a seu pedido Aneli fora cedido para atuar no MP.

10 comentários:

Anônimo disse...

Polibio que esta estranha esta historia esta mas não podemos sair julgando sem os devidos esclarecimentos vide caso do coronel que tinha muitas armas em sua casa sem licença e no fim eram de uma viuva idosa que entregou a ele para serem entregues na campanha do desarmamento foi execrado publicamente e depois se comprovou a verdade dos fatos e ninguem da imprensa fez o estardalhaço como quando da acusação dos mesmos como dizem os mais antigos cautela e caldo de galinha nào faz mal a ninguem.

Anônimo disse...

A Maria do Rosário vai defender esse que está sendo acusado de fazer parte de uma facção. Ela entende!

Anônimo disse...

Editar uma portaria louvando os serviços prestados por funcionário público,dizendo que com grande zelo, competência, abnegação e espírito público são obrigações de todo e qualquer funcionário público.Esse elogia só pode ser feito por um petralha e comunista....ora...faça-me o favor Michel...vai cuidar da tua vida.....

Mordaz disse...

Que povinho. Onde entra para trabalhar, acaba se corrompendo.

Anônimo disse...

Puxa!

Mas que coincidência !!
O Paulinho Cesar Costa também saiu elogiado do Conselho da PETROBRÁS pela Dilma...
Estava lá neste churrasco por coincidência. Não sabia de nada!!

Anônimo disse...

Michels, vai botar um pijama e encher o saco da tua mulher em casa!!!

Anônimo disse...

Cada enxadada uma minhoca,a sigla PCC quer dizer Partido Comunista Cubano.

Anônimo disse...

A nível nacional mensalão, petrolão! A nível estadual jogo do bixo (governo do exterminador do futuro), tráfico de drogas, etc. PT, Perda Total sempre!!!

Anônimo disse...

Policiais cedidos ao MP?
E faltam policiais nas delegacias.
Só para cupinchas.

Anônimo disse...

http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/113113886/apelacao-civel-ac-70055196752-rs/inteiro-teor-113113920

Este link explica alguma coisa ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/