ZH denuncia uso da máquina do governo do PT para sabotagem e difamação contra jornalistas

Em editorial na sua edição deste sábado, o jornal Zero Hora diz que o uso das estruturas de governo para atacar jornalistas na Wikipédia é um delito grave de quem não sabe conviver com a imprensa independente.Leia tudo:

O governo deve ser o primeiro interessado em agir com rapidez, sem desculpas protelatórias, no sentido de esclarecer a infiltração de informações contra jornalistas na enciclopédia livre Wikipédia. A manipulação do site, com dados desabonadores e incorretos, teve origem na rede de computadores do Palácio do Planalto. O fato de que as informações foram acrescentadas por alguém em atividade no poder central agrava a atitude de quem se preocupou em atingir dois comentaristas econômicos independentes. Nos dois casos, os currículos dos atingidos receberam comentários sem conexão com a realidade, atribuindo aos jornalistas análises que nenhum deles produziu. O que está implícito na ação é a tentativa de atacar quem, por suas abordagens descompromissadas com os interesses do governo, é considerado inimigo dos governistas.

O jornalismo tem como bem maior a preservação da sua reputação. Os dois alvos, Míriam Leitão, colunista do Globo, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e da Rede Globo, construíram carreiras respeitadas pela credibilidade e qualidade de suas informações. Ambos, assim como muitos outros profissionais da imprensa, são eventualmente atacados pelos que tentam desqualificar não só seus trabalhos, mas a capacidade de refletir sobre a realidade brasileira sem vínculos com o poder ou quaisquer outros interesses. As acusações acrescentadas aos seus currículos são denunciadoras do caráter de seus autores. São empobrecedoras como atitude crítica.


As reações de entidades do setor, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), marcam uma posição firme diante do ocorrido, para que o episódio não seja esquecido em pouco tempo. É oportuna também a manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no sentido de indicar que cabe ao Ministério Público do Distrito Federal a investigação do caso

12 comentários:

Anônimo disse...

Pimenta no dos outros é colirio.
Parece que começou a arder.

Anônimo disse...

Ué, a ZH está mudando de lado?

Anônimo disse...

Editorial tacanho e covarde. Reduz TODA perseguição do partido/Estado contra a imprensa livre em um episódio "do momento".

Anônimo disse...

Por aqui tem cada um...como um sujeito acredita que a grande mídia brasileira é a favor do PT? Por favor, me expliquem como os comentaristas "gênios" chegaram nessa conclusão. Realmente não existem limites para a estupidez humana.

Anônimo disse...

Acredito que o anônimo das 17:17 nunca leu um editorial da Zero Hora.
Zero Hora SEMPRE foi contra o governo petista.

Anônimo disse...

Depois do que fez no governo Yeda, as lágrimas da RBS são lágrimas de crocodilo!

Anônimo disse...

Ardeu na Globo também deve, por obrigação, repercutir na RBS.

Ou.....

Anônimo disse...

Bem feito RBS, te juntastes com cachorro tás cheia de pulgas....pisaram em cima do governo Yeda, prá ajudarem a eleger esse governo INCOMPETENTE E GASTADOR QUE TÁ AÍ. É isso gauchada politizada, reelejam o PINÓQUIO E VERÃO O QUE SOBRARÁ DO ALTIVO RIO GRANDE...

Anônimo disse...

Ao meu amigo anônimo das 19:51, que me criticou, peço que leia as entrelinhas da ZH. Este jornal só elogia quem lhe paga e está pronto como formiga cortadeira, para onde se inclina o PODER a ZH vai atrás, poque é dali que sai o pagamento das propagandas de governo. Como viram a possibilidade do PT perder no Estado, está a ZH se inclinando para o outro lado. Vamos aguardar para ver isso. OK.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 19:51, TU TÁ DE PALHAÇADA OU É UM RETARDADO MENTAL.

Anônimo disse...

Anônimo de 10 de agosto/2014 das 09:20;

Não sou RETARDADO NÃO. RETARDADO é quem acredita em Politico e vive à sombra em CCs. kkkkkkk

Anônimo disse...

Tudo pelo poder...
Poder, pelo poder, para o poder e tudo pelo PODER.
Todos só querem poder...

E quem vive pelo poder, quando perde não tem mais nada.

Diferente de quem vive pelo trabalho, suor, esporte, cultura, educação, conhecimento, habilidades técnicas, experiência, religião ou algo mais útil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/