O El Niño já chegou, mas perde força a cada semana. Mas está configurado.

O El Nino surge em nossa vida de cinco em cinco anos, conta a revista Veja em reportagem especial. Ele já está configurado. Na semana passada, as águas do Pacífico nas costas do Peru, regisgtraram elevação de 0,7 graus, o que caracteriza o fenômeno (mais 0,5% para cima, configura El Niño; abaixo, La Niña). O assunto pode às vezes soar repetido, mas em nada é leviano. Ele prenuncia uma bagunça no Clima do planeta, por vezes com efeitos desastrosos. Aumenta a probabilidade de o fenômeno climático — caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, mas que afeta toda a atmosfera — ocorrer ainda neste ano, o que intensificaria as chuvas no sul do Brasil e criaria um bolsão quente e seco sobre o Norte e o Nordeste. 

Leia tudo:

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), agência da ONU, a probabilidade de o El Nino chegar já em agosto, a partir da próxima semana, é de 60%. A porcentagem aumenta conforme nos aproximamos do fim do ano. É de 80% a possibilidade de o fenômeno se estabelecer entre outubro e dezembro. Há fortes indícios que levamClimatologistas a crer em sua chegada iminente. “O comportamento atual das águas e dos ventos do Pacífico, combinado com outras pistas que usamos para a previsão, é similar ao que antecedeu outros eventos do tipo”, resumiu a brasileira Katia Fernandes, meteorologista da Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos. A cada dez episódios em que o ambiente apresentou as mesmas características, em oito ocorreu o El Nino.


. São três os principais indícios que permitem aos Climatologistas firmar a previsão (veja o quadro ©). As águas do Oceano Pacífico Equatorial têm de se aquecer; os ventos alísios, que voam rente aos mares de leste para oeste, se enfraquecem; e é detectada uma diferença negativa de pressão atmosférica entre o nível do mar na Austrália e no Taiti.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/