Governo atrasa depósitos para programas sociais e Caixa Federal reclama para a AGU

A pedido da Caixa Econômica Federal, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou uma câmara de conciliação para arbitrar um conflito interno no governo envolvendo atrasos nos repasses do Tesouro Nacional ao banco estatal para o pagamento de despesas com programas sociais como o Bolsa Família e o seguro-desemprego.No centro dessa discussão, segundo informação publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, está um valor superior a R$ 1 bilhão que ficou preso nos cofres do Tesouro em abril, em vez de ser repassado à Caixa para o pagamento dos benefícios.

. Ainda segundo a Folha, o maior problema estaria no pagamento do seguro-desemprego.  Entre julho de 2013 e julho deste ano, o benefício jáa teria tomado R$ 2 bilhões da Caixa.

. Questionada pela área de fiscalização do Banco Central por causa dessas contas que bancam 15 diferentes programas sociais, a Caixa pediu o auxílio do TCU. “A Caixa fez um pedido para abrirmos na AGU uma câmara de conciliação, que serve para resolver conflitos entre órgãos da União”, afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo o advogado geral da União, Luís Inácio Adams. A câmara envolve a Caixa, o Banco Central e o Tesouro Nacional.


. A Caixa é responsável pelos pagamentos de benefícios sociais, mas a maior parte deles é financiada com dinheiro do Tesouro Nacional e uma minoria com recursos de Estados e municípios.

5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Desde o "anúncio" do Planalto de NÃO ampliar a pista do Salgado Filho por estar estudando "Novo" aeroporto, saquei que tinha acabado o dinheiro.

Depois tem gente que não acredita nas "entrelinhas".

JulioK

Anônimo disse...

Políbio, circula boato de que Eduardo campos morreu agora há pouco em um desastre aéreo. Sabes de algo?
Sandeman

Anônimo disse...

Sim o Governo não liberou o dinheiro para a Caixa, que não repassou para as empresas que tem convênio para efetuar o pagamento.
Pior ainda é que os Sindicatos ficam na rua dizendo que as empresas gastaram o dinheiro e não pagaram os funcionários...são uns FDP.

Anônimo disse...

A grana acabou !
Simples e direto, acabou !!!

Anônimo disse...

O Brasil está quebrado,a Petrobrás também,os fundos de Pensão idem.Eles estão desesperados para Governar,digo pegar São Paulo para pagar a conta.Estão na Prefeitura de São Paulo no 2º ano com orçamento de 50 bilhões por ano e o que fizeram até agora além de pintarem faixas de ônibus e de Ciclovias?Com a pintura das faixas gastaram em torno de 15 milhões,ou seja,nada em relação aos 100 bilhões de orçamento de 2 anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/