Saiba quais são os impactos do calote argentino sobre a economia do Brasil

Eis o que mandou dizer há pouco ao editor o professor da Mackenzie, Pedro Raffy Fartanian, analisando os desdobramentos do calote argentino em relação ao Brasil:

A falta de um acordo sobre a dívida da Argentina impactará a economia brasileira principalmente pelo canal do comércio. O processo de depreciação da moeda argentina e o baixo crescimento econômico do país já resultaram em queda das exportações brasileiras e o cenário deverá se agravar. De janeiro a junho de 2013, o Brasil exportou para a Argentina mais de US$ 9 bilhões, com destaque para as exportações de automóveis, que representaram cerca de 20% do valor exportado. Em 2014, entretanto, as exportações brasileiras para a Argentina foram de apenas US$ 7,4 bilhões. A indústria automobilística brasileira vem sentindo os efeitos da queda nas demandas internas e externas. Outros efeitos potenciais referem-se ao aumento da desconfiança de investidores na região com consequente exigência de prêmios de risco maiores, o que pressionaria a taxa de juros nos países da América Latina.

6 comentários:

Anônimo disse...

O USD operam em forte alta. Para piorar a economia americana mostra-se aquecida.

Nos aqui, com esses bolivarianos, vamos afundando que bem afogado gordo...

Anônimo disse...

Isto significa que precisamos nos livrar dos comunistas/bolivarianos o mais rápido possível.


Fora 13!

Anônimo disse...

cuidado, professor...

a La Loka pode pedir para o poste apagado do Barba pedir a sua cabeça para a direção do Mackenzie...

essa turma de bolivarianos tresloucados é tudo amiguinho um do outro...

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

A economia Argentina afunda ha bastante tempo, graças ao desgoverno populista/peronista/bolivariano/socialista; indústrias gaúchas que exportam muito para lá, na sequencia também estarão quebrando. O momento não é bom para VENDER aos portenhos, mas ótimo para COMPRAR deles; comprar antiguidades, comprar roupas de couro, comprar alfaias finas; enfim, comprar bens duráveis de qualquer espécie; é o momento para o turismo de compras. O Internacional deveria oportunamente adquirir os serviços do técnico Alejandro Sabella, pois o Abel já esgotou o seu ciclo no clube, perdeu o gás. Certo?

Anônimo disse...

A Argentina é administrada como são administrados os clubes de futebol do Brasil.Estão tentando negociar dívidas que já foram negociadas e criada a Timemania para ajudar os clube.Cada grupo que assume um clube é pior que o anterior, é só dividas aumentando.A Argentina já negociou em épocas passadas e voltou a ficar na lona.Há necessidade de uma Alemanha na América do Sul para enquadrar a Argentina como a Alemanha Europeia enquadrou a Grécia,Espanha e outros países mal administrados.Brasil indo para o mesmo caminho da Argentina,é esperar para ver.

Anônimo disse...


O novo mal do século...

Postado por Juremir

O mundo vê anestesiado a Argentina ser empurrada para o abismo pela decisão monocrática de um juiz americano obrigando-o a quitar dívidas com falsos credores, os fundos abutres, que compraram papéis podres a preço de banana e foram à justiça amiga buscar o “direito” de receber o valor original, sendo que 93% dos demais credores aceitaram reduzir em até 70% o que tinham para receber, pois sabiam que estavam montados em juros abusivos e pura especulação.

Até quando os Estados Unidos e a Europa vão continuar saqueando a América do Sul?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/