MetSul prevê até tempestade "destrutiva" para o RS

O tempo amanheceu bom em Porto Alegre, inclusive sol, mas as previsões para hoje e os próximos dias para todo o Estado são as piores possíveis. Chove há 22 dias sem parar no RS. Na sexta-feira, a presidente Dilma mandou atender as demandas mais imediatas das prefeituras. O governo estadual prevê decretar situação de emergência em bloco. Mais cidades decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul, totalizando 78, apesar de o número de pessoas fora de casa devido às enchentes vir diminuindo gradativamente. E a situação ainda deve piorar. Conforme a meteorologia, vendavais fortes e violentos com possibilidade de "episódios extremos e destrutivos" colocam a Defesa Civil em alerta neste final de semana.

 . Segundo a empresa de meteorologia MetSul, o quadro é muito preocupante e de tempo severo durante o fim de semana.

. Durante o sábado, a frente quente traz chuva forte a intensa para o sul e o oeste, como na fronteira com o Uruguai e região de uruguaiana, onde o rio Uruguai está acima do seu nível, mas baixando. Nas demais regiões gaúchas, o sol aparece com nuvens e pode fazer calor acima dos 30ºC.

. O Estado, que chegou a registrar cerca de 20 mil pessoas fora de casa na quarta-feira (2), está com 15.670 nessa situação, segundo o último levantamento. São 1.624 desabrigados (reunidos em espaços públicos) e 14.046 (nas casas de amigos e parentes).

. No domingo, a frente fria quando encontrar o ar muito quente deve provocar tempestades para a maioria das regiões com risco de chuva forte a torrencial e até granizo. A maior preocupação é para o risco de vendavais durante sua passagem. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/