Dica de livro - A vida secreta de Fidel

A vida secreta de Fidel
Juán Reynaldo Sanchez (foto ao lado)
Editora Paralela, 248 páginas, R$ 34,80

No livro, Sanchez conta como Fidel recebeu Lula em seu gabinete, Havana, pouco antes da primeira eleição do líder do PT. O livro é um depoimento de quem viu e anotou a vida oculta de Fidel e do seu governo.  O livro deve ser consumido por quem se preocupa de verdade com o que pode acontecer no Brasil depois das eleições de outubro. 

O autor foi guarda-costas pessoal de Fidel Castro durante 17 anos. Não se trata de um guarda-costas como comumente é visto figuras do gênero. Sanchez fez carreira militar no Exército e chegou ao posto de tenente-coronel. Ele era o chefe de todo o aparato que constituía a guarda pessoal, com acesso direto ao líder, dentro e fora do governo. O editor comprou e leu o livro, que pode ser encontrado na Livraria Cultura, Porto Alegre, com entrega em casa ou no escritório. Ele está exilado em Miami, depois de cair em desgraça e ficar dois anos preso, de onde fugiu. Sanchez agora publica um livro sobre a vida privada do líder da revolução cubana.Iates luxuosos, 20 casas espalhadas por toda a ilha e partidas de caça "à la Luis XV" são alguns dos segredos revelados por "La cara oculta de Fidel Castro", escrito junto com o jornalista francês Axel Gyldén. No Brasil o livro acaba de ser publicado pela Editora Paralela. O homem que acompanhou Fidel quase diariamente entre 1977 e 1994 descreve o luxuoso iate do líder, o "Aquarama II", copiado do barco de um próximo do regime de Fulgencio Batista (presidente de Cuba entre 1940-1944 e líder de fato em 1952-1959), com quatro motores, que lhe presenteou o dirigente soviético Leonid Brejnev.

Rodrigo Constantino escreve em Veja que Cuba se tornou um antro de prostituição infantil, tráfico de drogas e de armas, tudo sob o estrito controle do ditador, já que nada ocorre por lá sem seu conhecimento ou autorização. O aparato de vigilância é similar ao de todos os regimes totalitários. Cuba é uma “coisa” de Fidel, como diz Sánchez. “Ele é seu dono, à maneira de um proprietário de terras do século XIX.” O autor conclui o livro questionando por que as revoluções sempre acabam mal e seus heróis se transformam em tiranos piores que os ditadores que combateram. Parte da resposta é que o poder corrompe. Outra parte é que, muitas vezes, psicopatas buscam nas revoluções um pretexto para colocar sua sede patológica pelo poder em prática. Fidel parece pertencer ao segundo tipo. E pensar que Dilma gosta de fazer afagos em um tirano desses.

CLIQUE AQUI para ler reportagem de O Globo sobre o livro.
CLIQUE AQUI para ler Rodrigo Constantino. 

15 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Editor

Não é que "Dilma gosta de fazer afagos em um tirano desses".

Ella é um delles...

Sds

Anônimo disse...

Dilma, Lulla e todos os esquerdistas brasileiros "reviram os olhinhos" cada vez que se encontram com esse ditador assassino, morrem de amores por ele.
Provavelmente porque gostariam de fazer o mesmo que ele fez e faz com os pobres cubanos !

Anônimo disse...

Qual é o problema, os Castros são DONOS de toda a ilha. Ainda não existe escritura pública na ONU, mas isto, com o apoio dos brasileiros, será obtido, é uma questão de dinheiro, não de humanidade.

Com aval do Brasil, da Russia e outros metidos a espertos, a MONARQUIA segue firme e forte.



Ivo Leo Hammes disse...

Dilma gosta de fazer afagos no tirano Fidel....Dize-me com quem andas e te direi quem és. Não é por vontade dela que o Brasil ainda é democracia.

Anônimo disse...

É fácil alguém falar tudo isso, sem ter como provar nada. Aí criam essa imagem que que os líderes socialistas são uns monstros, até parece que tem otário em pleno século 21 que ainda acredita nessas histórias...

Ivo Leo Hammes disse...

O Anônimo das 13:40 e a Velhinha de Taubaté........O Mensalão não existiu....Pasadena foi um grande negócio.....nem o Holocausto não existiu.

Anônimo disse...

Anônimo das 13:40 hs,meu filho se liga na realidade,vc está vivendo em outro mundo.O que é Fidel Castro?O que é Kim Jong Um da Coréia do Norte?O que foi Stalin?O que foi Mao Tse Tung?Se eles fossem bons não proibiriam seu povo de sair e entrar em seus países na hora que quisessem.A liberdade é a Deusa da Sabedoria.Cuba é uma grande gaiola onde o povo vive preso como passarinhos e tendo só água e comida, seu dono acha que estão felizes porque cantam.

Anônimo disse...

E o prêmio do comentário mais idiota do dia vai para...

"É fácil alguém falar tudo isso, sem ter como provar nada. Aí criam essa imagem que que os líderes socialistas são uns monstros, até parece que tem otário em pleno século 21 que ainda acredita nessas histórias..."

Anônimo disse...

Já comprei o meu exemplar lá na Livraria Cultura.

Anônimo disse...

O "otário" das 13:40 quer experimentar o socialismo.

Caro anonimo das 13:40, vá a Correia do Norte, Cuba e passe por Venezuela.

Queres saber quantos foram mortos pelo socialismo? Vá a Russia e países que fizeram parte da URSS.


Anônimo disse...

Essa cuba só ainda é comunista, pq é uma ilha cercada de tubarões por todos os lados e e e em cuba não existe BARCOS DE PESCA.
- Se eu pudesse dar um conselho prôs americanos....não deem estímulo nem apoiem a derrubada do regime comunista cubano...pq qdo o povão puder sair delá, irão milhões de cubanos fugirem prá Miami.

Anônimo disse...

O pior no comentário do idiota das 13:40 Hs é que parece que foi sincero, e existe muitos imbecis iguais por aí, que já foram lobotomizado!

Anônimo disse...

Anônimo das 13:40 se alguém pagar uma passagem só de ida pra Coréia do norte, você vai?

Anônimo disse...

Já li e declaro: Imperdível!

Anônimo disse...

Vida secreta? Ou melhor, a vida privada?

Esse Fidel Castro e Raul Castro são 2 múmias. Igual o Sarney.

Até hoje quero entender como John F. Kennedy e Bob Kennedy se foram e esse mafioso de Cuba está desde os anos 60 mantendo cuba uma prisão.

Por que Cuba tem 2 prisões. A prisão dos Castros e a Prisão do Obama, Guantánamo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/