Sem Joaquim Barbosa, STF começa a abrandar situação dos mensaleiros presos do PT. Sessão será esta tarde.

A pedido do ministro Luís Roberto Barroso, o Supremo vai analisar hoje o pedido de quatro mensaleiros – José Dirceu, Delúbio Soares, Romeu Queiroz e Rogério Tolentino – para ter direito a sair do presídio imediatamente para trabalhos externos.

.O STF também decidirá se o mensaleiro Zé Genoíno poderá cumprir a prisão em casa. 

.  Alguns mensaleiros condenados a regime semiaberto chegaram a conseguir a permissão de trabalho externo na Vara de Execuções Penais, mas o presidente do STF e relator do mensalão até então, Joaquim Barbosa, revogou o benefício. Por lei – e o artigo 37 da Lei de Execução Penal é claro – serviços fora do presídio dependem de fatores como aptidão, disciplina e responsabilidade, mas, sobretudo, do cumprimento mínimo de um sexto da pena – algo que nenhum deles, por enquanto, alcançou.

. A posição de Barroso não chega a ser mistério na corte: antes de chegar ao STF, ele classificou o julgamento do mensalão como um “ponto fora da curva”. Mais tarde, já no cargo de ministro, foi decisivo para reverter a condenação dos réus pelo crime de formação de quadrilha, o que atenuou as penas.
Caso o plenário decida pela liberação do trabalho externo, os mensaleiros poderão acelerar o tempo de cumprimento das penas – um dia de pena a cada três trabalhados. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Podes soltar foguetes CARLOS SGARBI, teu amigo Jose Dirceu irá gostar.

Quando o Papagaio sair da prisão também faça o mesmo, não se deixa na mão colegas, né Carlinhos?


Anônimo disse...

Brasil acabou!

Anônimo disse...

Quando um povo ou a sua maioria é inculta e desonesta, troca voto por vale vagabundagem, as instituições passam a representar esse perfil e também tendem ao apodrecimento. É o que está ocorrendo no Brasil. A tendência é piorar até que se quebre o paradigma.

Anônimo disse...

Liberdade e melzinho na chupeta também para Marcos Valério e para o Pizzolato, eles são bebezinhos inocentes condenados pela mídia golpista e pelo tribunal da casa grande que quer manter na Senzala nossos pobres mensaleiros.

Anônimo disse...

Os petralhas comunistas, já estão preparando o foguetório prá comemorar a soltura dos presidiários do PT. O PT, um partido honesto(aliás, o único partido honesto destepaiz) e ético, está sendo injustiçado com as prisões dos seus principais dirigentes. Isso pelo visto é tudo culpa da ...: imprensa, da oposição e principalmente do FHC.

Anônimo disse...

Mais uma vez a tibieza vai vencer no Judiciário.

Anônimo disse...

Não precisa ABRANDAR, apliquem para todos os presos no Brasil em INGUAIS CONDIÇÕES, e dia para noite milhares de apenados já no REGIME SEMI-ABERTO vão para o REGIME FECHADO. Porque APLICAR O REGIME FECHADO só para os mensaleiros é VINGANÇA, não justiça.

Anônimo disse...

Será que vai começar a campanha para a canonização deles?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/