Entrevista ao jornal Valor, Armínio Fraga - O arrocho já está sendo feito pela inflação

Nesta entrevista publicada hoje por Claudia Safatle no jornal Valor, o ex-presidente do BC, Armínio Fraga, avisa que o arrocho já está sendo feito pela inflação. Leia tudo:

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco CENTRAL e sócio da Gávea Investimentos, alerta que “a semente do desemprego já está aí, pois infelizmente a economia não está crescendo”. Para reduzir a inflação e evitar o desemprego será preciso, através de compromissos e ações críveis na área econômica, afetar as expectativas. “Faltam hoje transparência nas contas públicas e compromissos com a responsabilidade fiscal e com inflação na meta”, disse ele em entrevista ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. Armínio, que está assessorando o candidato do PSDB, Aécio Neves (PSDB), à presidência da República, não é adepto do “tratamento de choque”, seja para derrubar a inflação ou para recolocar a política fiscal no rumo de um superávit primário maior e melhor. O ritmo de queda da inflação em direção à meta de 4,5% terá que ser avaliado “à medida que fique claro o tamanho do atraso que existe em alguns preços”. Na política fiscal, a primeira providência deve ser dar transparência aos dados. Acredita que hoje, se bem medido, o superávit primário é próximo a zero. “Temos que cair na real: as coisas não estão dando certo. O país não está crescendo e, se não crescer, as frustrações vão aumentar”, diz. Pois é o crescimento, mais do que as transferências de renda aos mais pobres, que vem reduzindo as desigualdades no país. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Valor: Como o sr. vê a performance da economia até o fim do ano?
Armínio Fraga: A economia está fraca, assustada e muito defensiva, com pouco investimento e pouca ousadia. A incerteza tem uma dimensão macroeconômica ligada ao baixo crescimento, à inflação alta e ao déficit em conta corrente; e uma dimensão mais micro, que afeta cada setor de uma maneira diferente. Mas, no geral, assusta, com raízes importantes no setor elétrico, de petróleo, que não são os únicos, mas são os principais. Esse quadro precisa ser abordado de maneira clara e isso não está acontecendo.

Valor: A ausência de investimentos decorre principalmente da queda da confiança do setor privado?
Armínio: Em última instância parte da conta acaba batendo sempre no governo. Há o lado mais macro e um outro que diz respeito às regras do jogo e à capacidade de execução do governo. Não é só um certo receio em relação à qualidade da regulação.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Vá esta noite com seus amigos.
5 anos o melhor, segundo Veja.
www.biermarkt.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Ele se refere a inflação do governo fhc, do psdb, de aécio, serra, alkmin e Yeda, onde o elemento foi Presidente do BC, cuja inflação esteve acima dos 2 digitos? Ou ele se refere ao "arrocho" em cima dos trabalhadores, cujo empresários vibraram e 90% dos elementos votam em aécinho?

o mais censurado neste blog disse...

ARROCHO salario minimo de 100 DOLARES.vergonha mundial.

Anônimo disse...

Eu entendi bem, e vou resumir: O país está na beira do buraco, e se os petralhas ficarem mais quatro anos, vai acabar caindo de uma vez!

Anônimo disse...

nao esta muito melhor agora, se compararmos o que se podia comprar com o salario minimo da epoca e com o atual. O valor cresceu mas os precos cresceram tambem.

o mais censurado neste blog disse...

anonimo das 20.31 em 1998 com FHC comprei uma tv 20 polegadas por 1.100.00 reais a epoca correspondia a 1000 dolares hoje com este dinheiro comprei uma de LCD de 40 polegadas e ganhei de brinde um tablet.esta bom ou queres mais ai manda o polibio autorizar a publicação das notas

Anônimo disse...

Pelas respostas de petralhas como o 16:39 se percebe que economia eh grego pra eles.

Comparam governos fhc com lulla de maneira simplista. Naturalmente sao simplorios que desconhecem a palavra conjuntura. O mav podia distribuir uma cartilhinha beaba da conomia, com desenhos e a monica/cebolinha explicando os conceitos.

Talvez ate a dillma aprendessevalgo.

Anônimo disse...

Esse cara sabe tudo de sair do governo - montar um banco - e forrar as burras.
Um ético por excelência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/