Base governista, no desespero, tenta adiar a instalação da CPI da Petrobrás

O carioca Amorim, que trabalhou no Pasquim, apanhou com precisão a manobra do governo Dilma e do PT, a mesma que tenta na Assembléia do RS o governador Tarso Genro no caso da CPI da CEEE.



Se o leitor sintonizar no canal 169 da Sky, agora, 22h02min, verá os debates vergonhosos que comanda a base governista, tentando adiar através de chicanas a instalação da CPI da Petrobrás.

. Sob a custódia do senador Renan Calheiros, a base quer empurrar goela abaixo um dispositivo que não é contemplado regimentalmente, no caso o transcurso de prazo equivalente a cinco sessões da Câmara e do Senado, para a indicação dos membros da comissão de investigações.

. O desespero dos deputados e senadores governistas é transparente.

. Caso passe a chicana, as bancadas terão que esperar até o início de junho, jogando o início dos trabalhos para o período da Copa e com isto obscurecendo a repercussão dos trabalhos.

. A oposição fustiga os governistas, sobretudo os deputados e senadores do PT, acusando-os de fugir do debate e abafar o escândalo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Então, senadores do PSDB e do DEM, e outros três da base do governo, foram ao Supremo numa tarde para apresentar o mandato de segurança, com direito a ampla cobertura da imprensa. Os jornais publicaram fotos, com destaque ao senador Aécio Neves que é o candidato do PSDB à presidência. As fotos estamparam as páginas e rodaram o Brasil. Aécio e sua trupe deram entrevistas e não pouparam críticas pesadas, do tipo que a corrupção precisa ser investigada, que a Petrobras está quebrada, que os preços das ações estão caindo.
Ao julgar o mandato de segurança, a ministra Rosa Weber julgou favoravelmente ao pedido da oposição, ou seja, a CPI deveria investigar a compra da refinaria, deixando os outros pontos fora da investigação – aliás, como queria a oposição.
O presidente Renan Calheiros chegou a indicar que poderia recorrer ao pleno do STF (todos os onze ministros julgam o pedido) para uma melhor análise da decisão monocrática (de um único ministro, no caso a ministra Rosa Weber) mas não fez isso. O líder do PT, Humberto Costa, em diversas entrevistas, indicou que o PT também não recorreria da decisão.
“Decisão do STF é para ser cumprida”, repetiu diversas vezes, assim como a senadora Gleisi Hoffmann disse na tarde de hoje, fazendo um apelo para que a própria oposição indique os nomes dos seus senadores para que a CPI seja instalada.
Mas não. O discurso reducionista da oposição dá a entender que o Senado não é capaz de conduzir as investigações, que, aliás, já estão em curso pelos órgãos de controle e fiscalização – TCU, Polícia Federal, Ministério Público e Controladoria Geral da União. O líder do PSDB, Aloysio Nunes, afirmou que não indicou os nomes porque quer esperar a sessão de amanhã, do Congresso Nacional, quando espera que seja decidida a criação de uma CPI mista.
Mas essa contradição foi motivo de críticas. Gleisi lembrou que a oposição obteve uma decisão judicial para instalar uma CPI no Senado, e cobrou coerência da oposição, ou seja, que indique os nomes para a CPI começar amanhã se for o caso.
O líder do DEM,  senador José Agripino (RN), disse que era necessária a presença de deputados na investigação, para um melhor trabalho, mas Gleisi apontou como o tempo fez mudar o posicionamento do ex-líder do PFL, até porque em 2008 defendeu com unhas e dentes que uma CPI mista para investigar o uso de cartões corporativos. Na ocasião, lembrou Gleisi, Agripino fez a seguinte manifestação: “eu advogo a tese de que se não derem a oportunidade democrática de ocupar uma das funções, nós deveremos abrir uma CPI exclusiva do Senado, onde as forças são equilibradas e onde teríamos o presidente e o relator para oferecer à sociedade uma investigação transparente”.
Gleisi observou, então, o seguinte: “muda-se a posição conforme a conveniência. Àquela época, queria se fazer duas CPIs. Já havia uma CPI mista e queria fazer uma CPI exclusiva do Senado porque não encontravam guarida, não tinham maioria ou não tinham condições de fazer o debate que melhor lhes aproveitava naquele momento. E agora muda-se a posição?, questionou. Com isso, além de recobrar a coerência da oposição fez um apelo aos líderes da oposição para que indiquem os nomes da CPI.
O líder do Governo no Senado, senador Eduardo Braga, acrescentou que o verdadeiro interesse da oposição é fazer uma investigação pela mídia, cujo verdadeiro interesse é fazer um debate político eleitoral envolvendo a maior empresa do Brasil. Mais cedo, o senador Jorge Viana foi direto e sugeriu que uma CPI mista pode esconder um interesse maior, ou seja, ser usada por partidos políticos que querem, na verdade, fazer caixa de campanha.

Anônimo disse...

Não adianta empurrarem com a barriga,pelo que sinto nas ruas e nos comentários o povo saberá acompanhar a copa e também o que ocorre na política.Nas discussões sobre futebol logo surge conversas sobre o que está acontecendo com o Brasilzão.

Anônimo disse...

Não sinto euforia das pessoas pela copa do mundo acho que a maioria até está indignada, a mídia sim, possivelmente entrará em êxtase nos próximos dias!

Unknown disse...

Sera que os nossos parlamentares chamarao aqla COCAINA, que invadiu o Helicoptero do amiguinho do Aecio e esta presa em Minas, pra depor?

Anônimo disse...

Sgarbi sempre alardeando a sua ignorância, o dono do helicopetero é do PDT e não tem nada a ver com Aécio.

Acho que se voce fosse mulher casaria com o Cerra ou Aécio, porque a linha entre o ódio e o amor é muito tenue Sgarbi!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/