O Globo muda de posição e agora respalda apoio do governo Dilma, PT, ao superporto de Rocha, Uruguai

Há apenas 10 dias, numa sucessão de notas, o jornal O Globo denunciou o projeto brasileiro de financiar a ampliação do porto de Rocha, Uruguai, 90 kms da fronteira do RS. Sairiam US$ 500 milhões do BNDES. Em nota ao editor, o BNDES negou que esteja examinando qualquer projeto do gênero.

. Neste domingo, O Globo voltou á carga, mas desta vez em editorial – e apoiando diretamente o projeto.

. Ao botar dinheiro brasileiro no superporto de Rocha (20 metros de profundidade, 87  milhões de t de capacidade), o governo Dilma Roussef e o PT estarão criando um concorrente de enorme peso para o porto de Rio Grande (12,7 metros de profundidade, 32,5 milhões de t de capacidade), afetando diretamente suas operações e atingindo o coração da nova economia do Sul do Estado, reanimada com o Pólo Naval.

. No RS, lideranças empresariais fustigam a intenção brasileira, mas o governo do sr. Tarso Genro manifestou-se a favor do financiamento do BNDES e não vê nada demais na concorrência que poderá destruir a economia do Sul do RS. Quem falou sobre o assunto foi o secretário de Infraestrutura e Logística, João Domingues, que apoiou a iniciativa do governo Dilma, que quer criar este novo embaraço para a economia gaúcha às vésperas da eleição.

. Leia o editorial, que parece ter saído sob encomenda do governo ou do grupo Odebrecht, que é quem fez o projeto de Rocha:

O Uruguai planeja construir um grande porto de águas profundas em seu litoral atlântico. A iniciativa tem gerado polêmica, pois o país vizinho negocia com o Brasil o financiamento e a contratação de serviços técnicos para construção do terminal, que será um potencial concorrente de portos brasileiros nas regiões Sul e Sudeste.
O empreendimento não é um mal em si,e se encaixa perfeitamente na perspectiva de integração e fortalecimento das economias do Mercosul. O Uruguai é um pequeno país cuja sobrevivência econômica depende dessa integração. O novo porto seria, por exemplo, mais uma opção para movimentação de cargas que utilizam a hidrovia da Bacia do Prata, o que pode ser uma alternativa para o Centro-Oeste brasileiro.
E concorrência é sempre bem-vinda. Evidentemente em igualdade de condições.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A Globo tem uma mega-multa da receita Federal na cola.

A Dillma chamou o dono da Globo e "deu a letrinha" a uns 20 dias atrás!!

JulioK

João Coragem disse...

Polibio o problema não e' o Uruguai construir um novo porto, e' uma nação soberana faz o que quiser. O problema e' o Brasil subsidiar (DOAR) este novo porto. Sendo ele resultado de subsídio, concorrerá com Rio Grande de forma desigual.... e aí o RS perdera empregos e renda apenas para o Sr. Marcelo Odebrecht ganhar mais um contrato de construção... Que o BNDES tenha mente: subsídio só quando for de interesse do Brasil, quando canibalizar nossos negócios NÃO! Depois quando navios vindo de Santos não pararem mais em RG e irem direto ao porto do Uruguai, não venham chorar...será tarde!

Anônimo disse...

Ou os PeTralhas de lá e cá serão sócios do porto ou a grana que receberão em comissão vai compensar a quebra do porto daqui. Afinal o que interessa são os interésses pessoais ou o projeto de poder da quadrilha, digo, partido e o Foro de São Paulo, ao qual são subordinados.

Anônimo disse...

Vai investir no Uruguai e em troca receberá maconha.Nesta quarta feira começa a plantação e liberalização da maconha naquele país.Brasil País de Tolos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/