Ministro Joaquim Barbosa horroriza-se com o desumano Presídio Central de Porto Alegre

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou em Porto Alegre às 16h desta segunda-feira para uma visita ao Presídio Central, administrado pelo governo do RS O ministro deixou o aeroporto por volta das 16h15min e foi escoltado por 15 veículos até a penitenciária. Por causa das condições desumanas, o Brasil foi denunciado à Comissão de Direitos Humanos, ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em janeiro do ano passado, mas as promessas de melhoria não foram cumpridas pelo governador Tarso Genro. 

. Joaquim Barbosa teve o interesse despertado pela situação do presídio após a leitura dos relatórios repassados por entidades gaúchas que narram as péssimas condições estruturais da cadeia e a superlotação — são 4,3 mil presos amontoados em espaços para 2 mil. 

. Quem acompanhou Joaquim Barbosa, percebeu que o ministro ficou horrorizado com o que viu. 

A visita faz parte de atividades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também presidido por Barbosa. 

19 comentários:

Anônimo disse...

Ele falou? Ou falaram por ele? ou estão adivinando de novo? Alguém disse para ele que o RS, não nesse governo, em todos os governos, não tem presos em Delegacia de Policia? Não tem mulher, homem e adolescente na mesma cela? Não tem cadeia de lata? Não foram mortos 111 presos, como em SP e até hoje os que mataram ainda não foram julgados?

Luiz disse...

Deixem o Central assim como está.
Ainda quero ver a Yeda e demais envolvidos nos desvios do Detram, presos naquele presídio nem que seja um dia somente

Anônimo disse...

E o Tarso não foi acompanhar o ilustre visitante e fazer as honras da casa ???

Anônimo disse...

JOAQUIM BARBOSA PODE VERIFICAR IN LOCO A GRANDE COMPETÊNCIA DO ELEMENTO ATRASO GENRO E DO PT NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL.

CERTAMENTE SEUS DETRATORES (DO MINISTRO) VÃO XILICAR ASSIM QUE ELE EXPRESSAR SUAS OPINIÕES SOBRE O QUE VIU ALI, NO CENTRAL.

TOMARA QUE BARBOSA MANDE OS MENSALEIROS PARA O CENTRAL DE POA.

Rudnei Costa disse...

Os petistas vão dizer que o Presídio Central não está tão ruim assim e que é tudo perseguição política.

Rudnei Costa disse...

Os petistas vão dizer que o Presídio Central não está tão ruim assim e que é tudo perseguição política.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Tarso Genro deveria dar uma atenção maior ao Presídio Central! Nunca se sabe o futuro. Não pode duvidar que um dia - quem sabe - termine sendo hospedado lá com toda a "cumpanherada"!

Anônimo disse...

Tem outras situações muito mais vulneráveis e degradantes que a do presidio central e de pessoas trabalhadoras e honestas.Então alto lá Sr.Ministro,não digo que o central não precise ser "humanizado" ,mas tem muitos hospitais,moradias em áreas de risco , postos de saúde ,para citar alguns , que devem ser visitados por sua excelência antes .

Anônimo disse...

Políbio!! A Pelegada Petralha vai enlouquecer, porque o Min JB vem inspecionar logo o presídio do desgovernador Falso Genro??? quando vão inspecionar presídios do PSDB??? kkkkk a síndrome do pânico atormenta a petralhada.

Anônimo disse...

Seria uma boa ideia se o Barbosão manda-se os mensaleiros PeTralhas da Papuda, aqui para o Presídio Central, já que eles estão com muitas mordomias lá em Brasília!
Inclusive, seria melhor pro companheiro Tarso PeTralha, que poderia fazer visitinhas frequentes ao seu chefe Zé Dirceu, pra pedir conselhos!

Anônimo disse...

O editor esqueceu de falar que o Joaquim disse que a situação é semelhante aos outros presídios que ele tem visitado no Brasil. Eu pensei que só aqui tivesse presídio em péssimas condições. Que coisa, né?

Anônimo disse...

Políbio,

Podem falar qualquer coisa do Min. Joaquim Barbosa, mas acusa-lo de OMISSÃO, NÃO!!

Espero que mande fechar aquele pardieiro do Tarsinho!!

JulioK

Anônimo disse...

Quando quiserem resolver o problema deste presídio é só mandar os criminosos do PT dentro. Imediatamente vai melhorar e muito.
Esperimentem mandar o tarso por improbidade administrativa pra lá.
Garanto que melhora NO MESMO DIA.
Falta vergonha na cara dos mandatários

Anônimo disse...

Depois de dizer que era a favor do aborto;
Depois de dizer que o PT é o melhor partido do Brasil;
Depois de dizer que sempre votou no PT e que Lula (verdadeiro chefe do mensalão) foi o melhor presidente do Brasil;
Depois de ter votado contra a extradição do terrorista italiano Batisti e ter determinado sua "imediata soltura" em alvará expedido em tempo recorde;
O QUE SE PODERIA ESPERAR OUVIR DO BARBOSA EM RELAÇÃO AO PRESÍDIO CENTRAL?
Aquilo que todo mundo já esperava ouvir, ou seja, DISCURSO POLITICAMENTE CORRETO.
Disse ele após "inspeção" na condição de presidente do CNJ, que sob aquelas condições subumanas nenhum preso do Central seria "ressocializado".
Que coisa! Como antes ninguém tinha pensado em dizer isso?
Realmente, o até então moralista presidente do STF demonstrou ser apenas "mais um" no cenário nacional.
Esperava-se mais, ou no mínimo, uma declaração inteligente e condizente com a verdadeira REALIDADE.
Preso é preso, presidente do STF é presidente do STF.

Anônimo disse...

Será que o Sgarbi vai reclamar do Barbosa? Visitar um presidio logo num governo petralha. Pode?

IL DUCE disse...

O PRESÍDIO CENTRAL TRANSFORMOU-SE NA FATIA DE MELANCIA, QUE OS MALUCOS MIDIÁTICOS DEPENDURAM NO PESCOÇO PARA APARECER.

ALGUÉM QUER OUVIR AS VÍTIMAS DOS DESCLASSIFICADOS QUE LÁ VERANEIAM CONSUMINDO QUATRO REFEIÇÕES AO DIA,E QUE NAS SUAS MALOCAS DE ORIGEM, COMERIAM UMA SÓ, QUANDO MUITO?

Anônimo disse...

Do jeito que a imprensa tapuia anunciou a chegada do Ministro, a imprensão que passou é que ele vinha prender pessoalmente o governador do Estado. Instado, em entrevista, Barbosa terdisversou pediu uma resposta politica para o caso, ou seja, é claro que o Presidio Central está lotado e mal cuidado, mas quem acompanha pela imprensa como é o sistema prisional de outros estados, constata que o do RS ainda é o melhor, ou seja, somos o único Estado que não tem presos em delegacia; também não temos presidios com coletivos (mulher, homem e adolescente juntos); nem em container; nem atados em cadeira; nem passando fome.

Tem de melhorar, isso todos concordam, afianal tem de começar por algum Estado, pois que seja pelo RS.

João Coragem disse...

Com infraestrutura e serviço público a lá Maranhão, e a gauchada ainda quer botar banca de estado mais politizado!!! Acorda gauchada: ta na hora de começar a trabalhar e eleger gente competente como faz SC, PR, GO, MT, SP, etc

Anônimo disse...

Não elemento das 18:34, quem disse isso foi o próprio Ministro Barbosa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/