Escândalo de lavagem de R$ 10 bilhões atinge engenheiro e jornalista no RS

Entre os presos na Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira, está Enivaldo Quadrado, condenado na Ação Penal 470, o 'mensalão. Outro preso é Enivaldo Quadrado, também julgado no Mensalão (Bônus-Banval). A quadrilha do maior crime dos últimos tempos o mensalão volta a atacar e a bronca agora é de 10 bilhões, tem a cidade de Vinhedo no meio da lambança e lá moram Rui Falcão e Pedro Caroço. Os dois gaúchos teriam recebido valores de um dos principais suspeitos de lavagem de dinheiro, o doleiro paranaense Alberto Youssef, que foi preso em São Luis do Maranhão.

Os repórteres Adriana Irion, Juliana Bublitz e Pedro Teixeiras, todos da RBS, informaram perto do meio dia que os dois investigados da Operação Lava Jato em Porto Alegre, o engenheiro Eduardo Antonini e o jornalista Marcos Martinelli, teriam recebido valores de um dos principais suspeitos de lavagem de dinheiro, o doleiro paranaense Alberto Youssef, que foi preso em São Luis do Maranhão. As casas do engenheiro e do jornalista foram revistadas por policiais, que cumpriram mandato de busca e apreensão. Antoni foi um dos mentores da Arena do Grêmio, enquanto que Martinelli, ex-repórter da RBS TV, trabalha atualmente para o deputado Eliseu Padilha na Fundação Ulysses Guimarães e foi o marqueteiro da campanha vitoriosa de Fortunati, tendo ocupado até há pouco as funções de secretário de Comunicação do prefeito Jairo Jorge, Canoas. Antoni e Martinelli reconheceram a busca e apreensão, mas disseram aos jornalistas que não sabem do que são acusados. Leia tudo:

. Alberto Youssef já foi investigado pela Polícia Federal e, inclusive, já fez acordo de delação premiada. Conforme a apuração federal, Youssef teria remetido dinheiro com suposta origem ilícita para Antonini e Martinelli. Durante as buscas da Operação Lava, agentes federais apreenderam grande quantidade de dinheiro em endereços de Youssef em São Paulo. Dois hotéis de propriedade dele, em Londrina e em Porto Seguro, foram sequestrados por ordem judicial.

A Lava Jato investiga supostas organizações criminosas suspeitas de lavagem de dinheiro. O grupo investigado, além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil, é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros.

10 comentários:

Alberto/NH disse...

10 BILHÕES! CREDO! MAS NOS ROUBAM TODOS DIAS UM ESCÃNDALO???

Anônimo disse...

polibio, o martinelli foi secretário de comunicação em canoas até 2009, ou 2010! Faz tempo isso, não é RECENTEMENTE...

Anônimo disse...

martinelli foi secretário de comunicação de canoas lá em 2009! faz tempo isso

Anônimo disse...

Editor, faltou falar que o Antonini foi Secretário da Copa do Mundo durante o governo Yeda.

Anônimo disse...

Finalmente,
está caindo a máscara do Sr. Antonini. Agora , só falta a PF encontrar os 8 milhões de reais recebidos por Odone (e que estão no exterior) para entregar o Olímpico a OAS e ferrar com o Grêmio.
A verdade uma hora aparece.
Abraço.

Anônimo disse...

o martinelli é um cara reto/correto. o fato de se destacar incomoda os incompetentes e invejosos. Pode apostas que é só fumaça.

Anônimo disse...

Secretário, por Secretário,Eduardo Antonini foi Secretário de Estado de Yeda Cruzes.

Anônimo disse...

Pergunta prô sgarbi se 10 bi tá bom ou vão roubar mais ainda.

Justiniano disse...

O dinheiro da amante de lula, a guarda pretoriana dos petralhas, nunca viu nada de ilegal ela trazer dólares das pedras preciosas vendidas em Portugal. Assim como o contrabando de nióbio feito por pessoas de confiança de lula, a guarda pretoriana não incomoda.

Anônimo disse...

E de quando esses anônimos pensam que é essa bronca? Certamente não é de ontem. Já deve ser um inquérito que corre na Justiça Federal há muito tempo, pois fala até que o Alberto Youssef fez acordo de delação premiada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/