Dilma não entregará o PIB nem com a metade do crescimento que prometeu

Dilma Rousseff se elegeu presidente com a expectativa de um mandato de forte crescimento econômico, de 5,9% na média anual.

. Ao final do quadriênio, a expansão do PIB (Produto Interno Bruto, a renda do país) deve ficar em torno de 2% ao ano. Veja no infográfico abaixo como desabaram as previsões oficiais. O PIB do ano passado, a ser divulgado na quinta-feira, deve ter crescido algo como 2,3%. A alta deste ano, que o governo agora estima em 2,5%, não deve passar de 1,8% para os analistas de mercado.

. Em 2010, logo após as eleições presidenciais, a equipe da presidente acreditava que seu governo terminaria a um ritmo de crescimento de 6,5%. A projeção se baseava nos resultados do final da administração de Lula, quando o PIB se expandia com o impulso da alta dos gastos públicos.

. Com Dilma, as despesas federais, estaduais e municipais aumentaram ainda mais rapidamente, mas a economia ficou quase estagnada.

. Trata-se de um erro recorrente na história nacional: imaginar que a expansão do poder público trará também a expansão da riqueza do país.

10 comentários:

Anônimo disse...

O editor escreveu o texto por conta própria ou copiou de algum lugar?

Anônimo disse...

Trata-se uma mensagem psicografada obtida diretamente da Papuda em Brasilia...kkkkkkk

Unknown disse...

E por estas e outras, editor, que eu sempre digo pra vc CHMAR O FHC e seus ÇABIOS de volta. Imaginem que esta Dilma NAO consegue elevar o valor do dolar a QAUTRO REAIS, inventou esta mentira de JUROS BANCARIOS BAIXOS, continua insistindo na TAXA SELIC MENOR QUE 45% ano e, como se ainda fosse possivel tanto DESCALABRO, mantem os inuteis tapuias EMPREGADOS.

Anônimo disse...

O pib que vejo aumentar e o numero de dependentes dos programas sociais. Esse povo esta cada vez mais lobotomizado. A continuar assim, em alguns anos ninguem empreendera no Brasil. O socialismo sera implantado sem reacao. Em que buraco nos metemos!

Anônimo disse...

Tucanos agora dizem que meta não será cumprida:

Primeiro, a oposição cobrou do governo o cumprimento do superávit primário, que foi entregue; no entanto, agora critica o corte de R$ 44 bilhões no orçamento, anunciado nesta semana; líder do PSDB na Câmara, o tucano Antonio Imbassahy afirma que o governo da presidente Dilma Rousseff tem histórico de não cumprir o que promete; "Dizer que vai reduzir despesas obrigatórias é o mesmo que cortar fumaça. O mercado e a sociedade esperavam reduções mais drásticas, estruturais", disse; segundo ele, "o governo arrecada muito, investe pouco, e sinaliza que vai continuar gastando muito e mal"; enquanto oposição reage mal, investidores sinalizaram positivamente para decisão do governo.



Anônimo disse...

Esse é um governo de pinóquios.
Até quando nosso povo vai acreditar em mentiras desses políticos enganadores e populistas?
Será que não sabem que não existe almoço grátis?
Pelo jeito a maioria do povo é dos que se emprenham pelos ouvidos, gostam de ser enganados.
Depois botam a culpa nos americanu, assim como Cuba que há 50 anos culpam os americanos por sua falta de progresso.
Será que é só por causa da ideologia?

Anônimo disse...

CRESCIMENTO DE UMA NAÇÃO NÃO SE DÁ POR DECRETO, PRECISA DE CONHECIMENTO E BONS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ECONOMIA. ELES PEGAM UM INTELECTUAL DE LIVROS QUE NUNCA TRABALHOU DÃO UM MINISTÉRIO E O INCOMPETENTE SE CERCA DE CCs MAIS BURROS AINDA. O MANTEGA É MÉDICO DEVE ENTENDER DE ECONOMIA PARA DAR AULA E PARA PROVAR A IGNORÂNCIA PEGAM O DELFIN NETO COMO CONSELHEIRO, FOI NA ÉPOCA DELE QUE APARECEU INFLAÇÃO NO GOVERNO MILITAR.



EDUARDO MENEZES

Luiz Vargas disse...

A realidade não precisa ser copiada quadrilheiro PeTralha das 19h57min.
Cai fora!
Vai apreciar as pe$qui$a$ fajuta$ sob encomenda que, no ritmo que estão, darão a reeleição da gerentA incomPetentA com 110% do votos válidos.

Anônimo disse...

conforme já disse em outros comentários, o crescimento está em linha com o determinado pelo governo mundial. A esquerda/direita só estão cumprindo o que foi acertado fora do país.

Anônimo disse...

O CARLOS SGARBinete quer comparar o grupo econômico do FHC com esse da Dilma está com brincadeira.Esse pessoal da Dilma está mais perdido que barata em galinheiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/