Artigo, Celso Ming - O modelo esgotado

A foto ao lado é de Pedro Passos e foi capturada por Rafael Arbex, O Estado de S. Paulo.
CLIQUE AQUI para ler, também, "Hora de ajustar", de Yoshiaki Nakano, no Valor de hoje. 

O jornalista Celso Ming, Estadão de hoje, repercute a desastrada e rancorosa fala do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, que  desqualificou as críticas que o presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Pedro Passos, fez à política econômica. Afirmou que estão “contaminadas pela disputa eleitoral”. Dilma Roussef também desprezou a fala de Passos e disse que isto é intriga da oposição. A presidente foi até grosseira no seu discurso. Leia o comentário do jornalista:
As declarações de Passos foram publicadas no Estadão de domingo. Ele entende que a política econômica de incentivos ao consumo é um modelo esgotado, que falta rumo, que falta clareza nas metas, que o empresário não tem mais confiança no governo, que a indústria emperrou porque está protegida demais, que é preciso inserir as empresas brasileiras no sistema produtivo global e foi por aí.
O Iedi é uma instituição que até recentemente defendeu ardorosamente a política empreendida pelo governo Dilma. Pregava reservas de mercado, farta distribuição de subsídios, alta proteção alfandegária e câmbio fortemente desvalorizado, como se a indústria tivesse nascido prematura e ainda precisasse de incubadeira. Por esse ponto de vista, os juros devem ser baixos, não porque o tamanho dos juros básicos (e, portanto, o volume de moeda na economia) devesse ser calibrado de acordo com o nível de inflação a ser tolerado, mas porque o custo financeiro baixo é do interesse imediato da indústria e do interesse nacional.
Por isso, é encorajador que este organismo de análise dos empresários sugira movimentos de política econômica consistentes com um modelo que também garanta o desenvolvimento e o futuro da economia.
É uma pena que o ministro Pimentel não avalie o mérito das críticas e das sugestões feitas pelo empresário Pedro Passos. E é incompreensível que as desqualifique.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

200 RÓTULOS DE CERVEJAS DO MUNDO TODO 
Cervejas artesanais. 200 rótulos de várias partes do mundo
Bier Mark Spirito Santo, Porto Alegre
No mezanino da loja da Spirito Santo, Rua 24 de Outubro 513, 10h as 20h.
Telefone ou vá lá, faça sua encomenda e aproveite o ambiente para tomar um chop ou beber a cerveja da sua preferência.
Fone 3208.2300. USE O TELEFONE E VÁ LÁ.
É a primeira loja shop in shop do Bier Markt em Porto Alegre
www.biermarkt.com.br


10 comentários:

Anônimo disse...

Podem falar o que quiserem, desde que seja à favor do governo. Quem era apoiador e não é mais, tbém passa a ser desmoralizado. Ou seja, só quem apoia o governo é bom, o resto não presta.

Anônimo disse...

Concordo com os dois lados. Os empresários que apoiaram as políticas de estímulo setorial, subsídios federais para a energia e a redução da taxa de juros estavam apenas olhando para o próprio umbigo e buscavam resultados imediatos, apesar de saberem que os efeitos desta desastrosa política viriam a médio/longo prazo. Por outro lado, o estado perdulário-incompetente e arrogante não prestou a atenção devida ao desequilíbrio entre receitas e despesas e não corrigiu-se a tempo. Agora vemos um claro cenário de estagflação, balança cambial negativa e desconfiança internacional devido à contabilidade criativa e à notória incapacidade gerencial.
Remédio ? Já começou : juros em rápida elevação, descontrole do câmbio, redução na atividade econômica e emprego. E ainda está bom. Ruim vai ficar, após as malfadadas eleições ! Ah, em tempo: Apenas alguns segmentos industriais foram beneficiados. A grande maioria paga cada vez mais impostos e continua sem as benesses do dinheiro barato dos financiamentos(?) dos bancos públicos federais...

Anônimo disse...

É que falam mais mal do governo que bem anonimo das 14:50, ou vc não assiste o JN, le a Folha de SP ou a Revista Veja?

Anônimo disse...

Não precisa ser economista para ver o óbvio,o Governo e seus gurus vivem no país das maravilhas,Brasília.

Anônimo disse...

Junto deve viver o anônimo das 16:17, que acha que tá tudo bem em Banãnia...

Unknown disse...

Este CABIO poderia ter ajudado o patrao dele, nao acha editor? Assim, se ele tivesse ajudado o patrao dele, o empreguinho deste CABIO nao estaria correndo risoc. Pois o jornalao que em que ele escreve estas CABIAS opinioes, editor, quebrou... Este CABIO e daquele timinho que previa, la pelos anos 2010, que o Brasil quebraria. Vc lembra, ne editor? Agora eu sinto pena e do otario asno que segue as orientacoes dos JORNALEIROS ESPECIALISTAS (seja la o que isto significa...) para investir, trabalhar, comprar, vender, etc. Ate a Mae Dinah e melhor, pois a futurologa nao se "vende" como CABIA ESPECIALISTA JORNALEIRA.

Anônimo disse...

É CLARO QUE O GOVERNO NÃO VAI FAZER, RETIRA OS IMPOSTOS, DIMINUI OS ENCARGOS OU ZERA EM TODOS OS PRODUTOS PARA EXPORTAÇÃO, COM CERTEZA GANHA MERCADO E O BRASIL GANHA DIVISAS.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Se está tudo tão bem, por que Dilma e seus asseclas estão tão mal e maus?

Anônimo disse...

É fácil prever o futuro político e econômico do Brasil, com esses comunistas instalados no governo! A nossas bola de cristal é a Venezuela!
A VENEZUELA É O NOSSO FUTURO!

Anônimo disse...

O asno do Carlos Sgarbi vem bostar texto aqui na tua sala, Polibio!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/