No Face, FHC saúda os 18 anos do Proer, que salvou o sistema bancário de um colapso, inclusive o Banrisul

Do Facebook do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda há pouco, saudou os 18 anos do Proer, programa que refundou o sistema financeiro brasileiro, encorpando-o para enfrentar crises sistêmicas globais como a de 2008. O próprio Banrisul, no RS, socorrido pelo Proer, conseguiu sair do vermelho e de uma falência inevitável. Leia:

Há 18 anos, através da MP 1179 (03/11/1995) o presidente FHC criava o PROER, Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro Nacional. Fundamental para o processo de estabilização da moeda, o PROER impediu um possível colapso do sistema bancário, o que afetaria a poupança dos brasileiros e desencadearia grave crise econômica. Atacado desde o início pelo PT, o PROER recebeu posteriormente elogios do presidente Lula e de seu presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, por ajudar a conter a crise mundial de 2008. Sem o PROER a economia do Brasil teria sucumbido naquele momento.
O Proer fez parte de um amplo programa de reestruturação do setor financeiro, incluindo uma profunda mudança regulatória, com a criação do mecanismo do seguro de depósitos, entre outros, inexistentes até então. A privatização de Bancos estaduais e novas legislações consolidaram um moderno sistema financeiro no Brasil, ampliando o caráter fiscalizatório do BC.

Entre 1995 e 2000 foram destinados, em títulos de longo prazo, cerca de R$ 30 bilhões aos bancos brasileiros, aproximadamente 2,5% do PIB. Tal custo público se situa bem abaixo do verificado no Chile, por exemplo, onde a crise financeira em 1985 levou 19,6% do PIB; na Argentina, em 1982, o valor atingiu 13% do PIB. Nos EUA, a crise financeira de 1991 custou ao Tesouro 5,3% do PIB.

8 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, se eu citar nomes de jornalistas do jornal do almoço da RBS, tu excluirás meu comentário, mas todo o mundo conhece o dito cujo, ele é candidato ao senado ano que vem. Pois esse Sr. dizia que o FHC, plagiando os petralhascomunas, tava dando dinheiro para os bancos. Vindo da quadrilha do mensalão, não se poderia esperar coisa melhor, mas de um jornalista de um grupo tão atacado pelo PT, não era de se esperar tal postura. Essa quadrilha do mensalão tem a petulância de afirmar que foi o PT(partido do trambique) quem estabilizou a moeda.

Ivo Leo Hammes disse...

Então, parabéns ao Fernando Henrique Cardoso. Muito criticado na época, mas governante que é ESTADISTA não vive do aplauso fácil.

Anônimo disse...

Deveria ter feito Proer similar para pagarem-se as dívidas de estados e
Municípios devendo na justiça !

Tá em tempo !

Anônimo disse...

Bom, então o editor & blogueiros afins não vão mais dar pau em lula/dilma por ajudarem bancos mal das pernas né, tipo o banco do Silvio Santos.

Anônimo disse...

PSDB é partido de MACONHEIRO. E o FHC o seu principio ativo.

Anônimo disse...

O anônimo das 18:22 e o tal Ivo Léo, os podem estar cegos ou burros.

O Príncipe da Privataria foi acuado pelo FMI e dei sim, dinheiro a quem nunca precisou.

Basta ver os lucros astronômicos que os bancos embolsam ano após ano.

Quanto a estabilização monetária, somente um bobalhão não sabe que, o Plano Real, não foi do FHC, o nome do pai é Pérsio Arida, no governo Itamar.

Também é um ignorante, quem não lembrar que, no tempo do FHC, as taxas de inflação de 40% ao ano e juros de 25% ao ano.

Muito bom esse FHC

Anônimo disse...

PROER - O Bolsa-Família dos Agiotas...

Anônimo disse...

Proer,copiado recentemente pelos europeus para não irem a bancarrota.Quem é que mais privatizou.Dilma/PT privatizou,Pré-Sal,Aeroportos,Estradas,Portos,Bilhões para o Eike,Bilhões para Cuba,Para Venezuela,Para países Africanos etc...FHC privatizou mas quem ganhou foram os brasileitos,Ex:Vale do Rio Doce,o grupo ganhador é brasileiro e formado com dinheiro dos fundos de pensão dos funcionários de grandes estatais.Infelizmente petistas que escrevem na internet não sabem disso.Só de impostos das empresas privatizadas pelo FHC em 15 anos já dá para montar outras estatais iguais as privatizadas ou maiores, coisa que o PT não fez.Por quê será heim?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/