Fepam e Dmae avançam no acerto para liberar o Pisa (R$ 500 milhões) e elevar de 27% para 87% o nível de tratamento de esgoto de Porto Alegre

O projeto de meio bilhão de reais, bancado inteiramente pela prefeitura de Porto Alegre (Dmae) elevará o tratamento de esgoto de Porto Alegre dos atuais 27% para 87%. Ele está concluído e aguardo um acerto entre Fepam e Dmae para ser inaugurado e começar a operar. Trata-se do maior projeto da área de saneamento jamais executado no RS.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira uma reunião técnica entre Fepam e DMAE para discutir as cláusulas que compõem a Minuta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), acordado com o Ministério Público Estadual e que deverá ser assinado pelo Departamento Municipal da Água e Esgotos, através do qual o DMAE possa iniciar gradualmente a operação do projeto PISA. Segundo o diretor-técnico da Fepam, Rafael Volquind, foram analisadas conjuntamente 10 das 16 cláusulas estabelecidas pela Fepam e pelo Ministério Público.
Operação da ETE
            
. Quanto à operação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) ficou definida que a vazão máxima de esgotos tratados que será lançada no Lago Guaíba será de 2.500 litros por segundo.
Dimensão do Emissário
            
. Quanto à extensão final do emissário submarino, ela deverá ser definida pelo monitoramento e simulações, já que não há segurança, por parte da Fepam de que os 1.600 metros de distância da margem são suficientes para afastar a  possibilidade de degradação significativa da qualidade da água na enseada da Ponta Grossa.

- Uma nova reunião técnica entre as partes deve ser  realizada no dia 22/11 para encerrar esta nova etapa de discussão técnica, para  depois então ser formalizada a assinatura do TAC por parte do DMAE com a Fepam e o Ministério Público.

CLIQUE AQUI para entender o caso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aguardem então, se depender d FEPAM estadual, tão cedo não será liberado.

Anônimo disse...

Enquanto o Governo do RS discute a liberação do Tratamento de esgoto para Porto Alegre o Governador de São Paulo anuncia mais duas cidades 300%,ou seja,100% de água tratada,100% de Esgoto coletado e 100% de esgoto tratado.Até 2020 todo Estado de São Paulo estará 300%.

Anônimo disse...

MILHAGRE: FEPAM, A MÁQUINA DO ATRASO COMOEÇOU A SE MOVER...MUITO LENTAMENTE, LENTAMENTE...

Anônimo disse...

Só tentativas de falar bem do governo Fortunati neste blog. Nenhuma nota sobre a CPI da Procempa, por exemplo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/