O Globo diz em editorial que há desencontro entre voto e ideologia

Em editorial, o jornal dos Marinho diz que se houvesse correlação de fato entre tendência política autodeclarada e escolha nas eleições, não haveria espaço para a esquerda no Brasil. Leia tudo:

A classificação de ideologias pelos termos “direita” e “esquerda”, inspirados na localização física dos blocos conservador e revolucionário na Assembleia Nacional durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII, nem sempre consegue ser fiel à realidade. E cada vez menos.

. O fim do “socialismo real”, com a implosão da União Soviética, provocada por suas próprias contradições — como explicaria um marxista — embaralhou ainda mais as coisas. O populismo chavista é de direita ou de esquerda? Vargas, saudado pela esquerda, namorou o Terceiro Reich nazista e o fascismo de Mussolini. A lista de aparentes paradoxos é extensa. A situação fica também confusa quando se pergunta, hoje, ao eleitor brasileiro em que ponto cardial ele se situa no mapa da ideologia, e se cruza a informação com a intenção de voto de cada um. É o que o Datafolha fez na última pesquisa eleitoral, segundo a “Folha de S.Paulo”.

. Há um enorme desencontro entre a autodeclarada posição ideológica e a opção de voto. Um exemplo é a presidente Dilma Rousseff, do PT, símbolo da esquerda, receber 39% dos votos dos que se dizem de direita, mais que o tucano Aécio Neves (24%), considerado candidato direitista pela militância do PT.

Se houvesse uma correlação lógica entre ideologia autodeclarada e eleição, os partidos e candidatos ditos de esquerda não teriam vez. Afinal, 49% do eleitorado brasileiro se consideram de “centro-direita” e “direita”, contra apenas 30% de “esquerda” e “centro-esquerda”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

8 comentários:

Anônimo disse...

A pesquisa está CERTA. Se o pt privatiza aeroportos, portos, estrada, petróleo, dá horrores de dinheiro para empresários, via BNDES, favorece bancos de todas as maneiras, tudo isso e maisum pouco são atitudes defendidas e praticadas pela DIREITA. Assim, se os petistas fossem gente esclarecida se identificariam com a DIREITA. Mas são confusos ou então nem sabem o que significa isso. Nada de novo, portanto.

Anônimo disse...

90% do povo brasileiro entende de novelas e futebol, vai saber o que é esquerda ou direita, eles ouvem falar e dão opinião sem saber o que falam.
Minha mãe quando adoece ou acontece algum imprevisto, diz: tem gente pior nem posso me queixar. Esse é o pensamento da maioria, eles tem que olhar para frente e tentar chegar no podiun, mas olham para trás e agradecem por ter alguém pior, assim nego, fica difícil do país crescer.
O que tem que ser trabalhado é a mentalidade do brasileiro, deixar de ser bovino e cabrestiado por qualquer corrupto e ladrão da politica.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O problema ja comeca no proprio texto. Nazismo e Fascismo sao ideologias de ESQUERDA, tentem descobrir oque NAZISMO significa e oque representa, nao tem nada de direita. Sempre foi referenciado como estando localizado no spectro ideologico a DIREITA DO SOCIALISMO, e nao como sendo "DE DIREITA". Maz e' aquela coisa, quem quer ser o pai destas ideologias demoniacas??? E oque e' a esquerda se nao propaganda pura, desinformacao e indoutrinacao? nao existe ideologia. E' um monte de problemas emocionais de diversas pessoas sendo externizado. Conseguem tornar um inutil como Obama como sendo centrista.

Anônimo disse...

OGlobo está tentando se justrificar ante a tomada de decisões absurdas e contraditórias( vide caso de apoio a 31 de março), e joga para a platéia desinformada com palavras bonitas. Não convence a quem tem um mínimo de conhecimento.

Mordaz disse...

E como fica a GLOBO? Pediu desculpa por ter apoiado a revolução de 64, que o povo pediu, e agora pede desculpa para a minoria de esquerda do país, que quer levar o país para aqueles anos de bagunça, de Jango Goulart, de fazer as coisas na lei ou na marra. Hoje estaria com a minoria, em vez do lado do povo?

Anônimo disse...

A GRANDE MIDIA confirmando o que tenho sempre dito aqui:

NÃO EXISTE direita e esquerda no Brasil, somente existe o MERCANTILISMO!

Nós brasileiros, somos apenas aproveitadores das riquezas naturais ainda existentes.

Somos um Pais, LONGE de sermos uma NAÇÃO!

Anônimo disse...

uma prova do que sempre falo, esse eleitorado brasileiro eh completamente tresloucado, eh de meter medo!

e nao conseguem sequer ligar lé com lé e cré com cré...

enchem o saco pedindo o fim da violência, da impunidade e ai o que fazem?

elegem esquerdistas e progressistas, notórios defensores das mamatas dos "oprimidos" que vão para o crime...

Justiniano disse...

O Nazismo é o partido nacional socialista dos trabalhadores alemães. Alguma semelhança com o PT será mera coincidência????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/