Artigo, Carlos Brickmann - Guerra à imprensa

A Turma da Censura, gente poderosa que procura acionar a Justiça para calar jornalistas e a imprensa em geral, está criando na prática um protocolo de atuação: o processo em si deixa de ser importante, pois o fundamental é tumultuar a vida da vítima – quer dizer, do adversário – tentando sufocá-lo economicamente. Foi o que fez a Igreja Universal com a repórter Elvira Lobato, movendo-lhe inúmeros processos idênticos em inúmeras comarcas, para obrigá-la a ter gastos enormes para defender-se (advogados diversos, para atender a múltiplas convocações, muitas viagens, hospedagens em locais distantes, etc.). Ou o que fez o governo Mário Covas, do PSDB paulista, tentando calar este colunista: processos seguidos, movidos por dois secretários e até por um parente de Sua Excelência, alguns dos quais prosseguem até hoje. Houve detalhes sórdidos: por exemplo, um dos secretários tentou convencer uma tia do colunista, senhora de quase 90 anos, que muitos anos antes tinha sido sua vizinha, a depor contra o próprio parente. Não teve êxito, mas que fez a tentativa, isso fez.

No momento, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está seguindo o protocolo: contratou um advogado paranaense, filho de ex-governador, para processar no Paraná um jornalista de São Paulo, Ucho Haddad (www.ucho.info). Por que no Paraná? Para tentar exauri-lo financeiramente, com despesas de viagem, de hospedagem, de alimentação, de contratação de advogado de outro estado. São despesas que Sua Excelência a ministra, com direito a viajar para seu estado por conta do governo, não tem. Trata-se de um processo – de novo, sempre de acordo com o protocolo da Turma da Censura – sem paridade de armas.

Outro que tentou bloquear a difusão de informações foi o deputado estadual paulista Fernando Capez, do PSDB, procurador de Justiça licenciado. Capez pediu à Justiça que o colunista esportivo.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Não foi exatamente isso que o editor fez com a gurizada do Nova Corja?

Anônimo disse...

que foto repugnante. lamentável

Anônimo disse...

Faça um alô CNJ!!!!!!

Anônimo disse...

Nem no tempo da "sangrenta" ditadura militar, né chico Buarque amigo do assassino fidel castro, existia tal censura. Deem adeus aos comentários via internet...tô fora, este é o último.

Anônimo disse...

EXISTE CENSURA, NO IRÃ, NA NICARÁGUA, NA BOLÍVIA, NA ARGENTINA E, LOGO VIRÁ PARA O BRASIL.
O PT DIZ QUE É CULPA DOS AMERICANOS E, O POVINHO ACREDITA....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/