Mensalão: julgamento de recursos começa até dia 15

As férias do Supremo Tribunal Federal (STF) terminam na quinta-feira, com uma novidade a ser anunciada em plenário: o presidente da Corte e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, vai marcar para até dia 15 o início do julgamento dos recursos dos réus condenados.

. Barbosa também vai propor aos colegas que seja realizada uma sessão extra por semana até a conclusão do caso. Assim como no ano passado, quando o processo foi julgado, as sessões serão nas segundas, quartas e quintas-feiras.


. O ministro tem a intenção de impor um ritmo breve à nova fase do julgamento, para não adiar ainda mais o cumprimento das penas impostas aos condenados. Dos 37 réus, 25 foram condenados. Todos recorreram da sentença. Barbosa já deixou claro em decisões passadas que as penas só podem ser executadas depois do trânsito em julgado – ou seja, quando terminarem os julgamentos dos recursos.

12 comentários:

Anônimo disse...

DIRCEU VAI VIRAR ESPOSINHA NA CADEIA...

VOU MANDAR UMA GARRAFA DE CACHAÇA MINEIRA COMO PRESENTE DE CASAMENTO !!!

Anônimo disse...

NO PAÍS DAS TRAPAÇAS, QUEM VENCE SÃO SEMPRE OS TRAPACEIROS!!

OS RECURSOS SÃO PARA REVERTER OU AMENIZAR A DECISÃO QUE JÁ FOI TOMADA, ENTÃO DESDE A CONDENAÇÃO, OS RÉUS ENCONTRAM-SE CONDENADOS!!

ISSO POR SI SÓ, JÁ É MAIS DO QUE O SUFICIENTE PARA QUE OS RÉUS QUE ESTÃO DESEMPENHANDO MANDATOS, FOSSEM DE IMEDIATO AFASTADOS E CAÇADOS DOS SEUS CARGOS.

HOJE, ELES SÃO E ESTÃO CONDENADOS, SE O RECURSO REVERTER ALGUMA COISA, ISSO SÓ VALERÁ DO RECURSO PARA FRENTE, NÃO PARA TRÁS, ATÉ PORQUE NÃO FOI JULGADO.

MAS COMO SÃO QUEM SÃO, ESTÃO DESEMPENHANDO OS CARGOS NORMALMENTE COMO SE NÃO TIVESSEM SIDO CONDENADOS A NADA.

LEI NO BRASIL QUE É PARA UNS, NÃO É A MESMA PARA OUTROS!!

Anônimo disse...

Então a PTRALHA do DF, Lucia Helena de Carvalho, pressionou um JUIZ para que determinasse um Tabelião a cumprir com uma fraude!

Srs. está é de esquerda? Ou de direita?

Será que a construtora não é do Lula?



Anônimo disse...

O caput do artigo quinto da Constituição brasileira é insofismável: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.” Mas não é o que pensa, a seu próprio respeito, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.

Diante de informações de que havia adquirido apartamento em Miami através de empresa da qual é titular, a Assas JB Corp, eventualmente violando o Estatuto do Servidor Público e a Lei Orgânica da Magistratura, não se ouviu da maior autoridade judiciária do país um pedido para que fosse imediatamente investigado.

Barbosa reagiu com arrogância típica dos que consideram ter salvo-conduto diante da lei. “No domingo passado, houve uma violação brutal da minha privacidade”, declarou à jornalista Miriam Leitão, em entrevista publicada porO Globo. “O jornal se achou no direito de expor a compra de um imóvel modesto nos Estados Unidos.”

Pouco lhe importa que a questão em tela não seja o que faz com o seu dinheiro, mas a quebra de regras republicanas das quais deveria ser o principal guardião. Manteve-se em silêncio mesmo diante da denúncia de que a sede de sua empresa de fachada é o apartamento funcional que ocupa em Brasília, desrespeitando o decreto 980, de 1993, que proíbe a utilização desse tipo de imóvel para fins comerciais.


Anônimo disse...

Talvez desejoso de aplicar vacina à escalada de revelações que lhe desnudam, o presidente do STF resolveu atirar contra veículos de imprensa que não aceitam sua soberba. “Nos últimos meses, venho sendo objeto de ataques também por parte de uma mídia subterrânea, inclusive blogs anônimos”, afirmou. “Eu me permito o direito de aguardar o momento oportuno para desmascarar esses bandidos.”

O pior, porém, não é seu comportamento de oligarca, pois é comum, na história pátria, que supostos varões de Plutarco construídos pela velha mídia se desfaçam como bonecos de cera e reajam com petulância imperial. Grave mesmo é a omissão, até agora, da Procuradoria-Geral da República e de outros entes responsáveis pela fiscalização de ministros togados.

Também na imprensa conservadora, com honrosas exceções, um manto de proteção recobre as peraltices do herói de capa que forjaram para a lide contra o PT e seus líderes históricos. Basta comparar, por exemplo, com o tratamento conferido a parlamentares ou governantes que usam indevidamente jatinhos públicos para seu deslocamento e de familiares.

A cumplicidade com os malfeitos de Barbosa, neste caso, não é proporcional à relevância de sua função constitucional. Ao contrário de deputados ou senadores, ou de mandatários do poder executivo, a última instância de controle sobre os hierarcas da Justiça é a própria instituição presidida pelo suspeito de irregularidades. Esse fato deveria ser suficiente para redobrar o rigor na apuração das contravenções elencadas, tanto entre os meios de comunicação quanto no âmbito do Estado.

Agrava-se o quadro comparativo se lembrarmos que o posto ministerial não está submetido ao escrutínio popular, além de sua titularidade se esgotar apenas em razão de idade. Boas práticas republicanas exigem, portanto, que o chefe da corte suprema seja tratado sem qualquer tipo de contemporização, para o bem da democracia.

A lassidão que se assiste pode ter explicação na proximidade do julgamento de embargos relativos à Ação Penal 470, o chamado “mensalão”. Advogados de defesa, como se sabe, denunciam ocultação e malversação de provas durante o processo, entre outros graves erros. Vários ministros do STF estariam atentos a essas alegações. Tudo o que não desejam os padrinhos midiáticos de Barbosa é vê-lo chegar enfraquecido ao desfecho do caso.

Vale igualmente lembrar que não são poucos os que vinham flertando com a ideia de alavancar o mais novo proprietário de imóveis da Flórida à Presidência da República. Muito tempo e dinheiro foi gasto, afinal, para fabricar a versão moderna e digital de mais um caçador de marajás, agora a serviço da luta incessante contra os partidários de Lula e Dilma. Os investidores nesse projeto preferem ver a República de joelhos a testemunhar seus ativos políticos desmanchando no ar.

Anônimo disse...

Anônimo das 10:42, Eu mando um charuto cubano para apreciar depois da cachaça.

Nádia disse...


Ainda não consigo acreditar que dirceu vai em cana... e ficar em cana.

Não consigo visualizar isso... Espero que seja apenas defeito de imaginação..

Anônimo disse...

Esse petralhacomunista das 15,13 e 15,15, como não tem como defender a quadrilha do mensalão, já condenada, agora resolveu atacar o ministro J.Barbosa. Mas fica tranquilo, o teu chefe que é o Mollusco de 9dedos que é o verdadeiro chefe do mensalão já está fora. O subchefe que é o zéladrãodirceu, esse não vai ver o sol nascer quadrado como diziam antigamente. Fica tranquilo, no brasil(é minúscula mesmo, não merece) só ladrão de galinha vai preso.

Anônimo disse...

Quanto mais livres, mais queimam o filme dos petralhas. Então torço por eles.

Anônimo disse...

O anônimo das 18:28 parece que não entende nada de Leis ou de ética, pelo seu palavreado, ele gosta mesmo é de ditadura, golpe, etc... Ele não passa de um recalcado.

Anônimo disse...

Parece que um erro justifica o outro, que se investiguem o Barbosa, mas antes que sejam presos os do mensalão, por uma questão de ordem, primeiro os mais antigos.


Eduardo menezes

Hermes Vargas dos Santos disse...

Quem deve estar satisfeito com isso é o ex-superintendente da SPH, Vanderlan Vasconcelos (PSB), amigo dos areeiros ...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/