Mantega promete fazer cortes de despesas que não existem

O economista Hélio Mazzolli, que acompanha desde Criciuma, SC, o que faz o governo na área econômica, escreve hoje que o ministro da Fazenda anunciou que o governo irá cortar despesas correntes até um limite de R$ 15 bilhões para ajustar a execução orçamentária da União de 2013, cortando o que não existe. Leia tudo:

Os congressistas já se manifestaram contra cortes das emendas parlamentares constantes do mesmo orçamento. E para dizer que estão falando sério deixaram de aprovar a Leis de Diretrizes Orçamentárias para 2014. Pretendem votá-la até 31 de agosto após aprovarem uma emenda constitucional, tornando obrigatória a execução das emendas parlamento.  Para esclarecer os leitores, a Lei de Diretrizes Orçamentárias deveria ser aprovada até fins de junho porque até 31 de agosto o Executivo tem a obrigação de encaminhar ao Congresso a proposta orçamentária para o ano seguinte, observando o que for aprovado pela Lei de Diretrizes.Pelo que se vê os congressistas estão pouco ligando para o que diz a Lei. A irresponsabilidade é inominada. Tem a sua justificativa porque na vida real o orçamento público brasileiro tem sido uma peça de ficção. Dentro desse espectro o Sr. Mantega irá cortar o que não existe. Isto é, não irá reduzir as atividades da máquina pública para gastar menos. O argumento do Ministro da Fazenda é de que é necessário conseguir o superávit primário para atender parte do pagamento dos juros. Pelo passado recente o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, tem sido muito criativo para apresentar superávit.

Na realidade os juros da dívida estão atingindo 5% do PIB – Produto Interno Bruto - e o déficit público está em torno de 3% do PIB.Sobra para o setor privado a oportunidade de ajustar os seus negócios para não afundar em dívidas, acumulando prejuízos de recuperação improvável. Não será inusitado começar a ocorrer redução de jornada de trabalho com equivalente redução de salário. Tal opção poderá atingir até 25% das horas mensais por tempo terminado. Será mais eficaz do que simplesmente demitir empregados já treinados.

. Email mazzolli@terra.com.br

. Site: www.hmazzolli.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

9Dedos inaugurou a era das "NOTÍCIAS RELEVANTES", foi seguido por Eicke Batista, outro marqueteiro de primeira, ambos especialistas em venda de casas com piscina na Antártida! Agora vem Mantega baseado na mesma cartilha , a cartilha 171, utilizada amplamente para manter o poder e outros estelionatos.

Anônimo disse...

Coitado do Manteiga, virou nata ou nada.
Tá morto e não sabe.

Anônimo disse...

O tal Guido "Doriana", vai pra casa esse negócio ai não é pra ti.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/