Entenda melhor os números da pesquisa do Ibope, porque acabou a era Lula-Dilma

CLIQUE AQUI para ouvir entrevista de Henrique Fonseca, gerente de Pesquisa do Ibope. O material é da Rádio Gaúcha desta sexta.

Segundo o Ibope, Dilma tem 31% de ruim+péssimo e de ótimo+bom. Escapa no Nordeste com 43%, onde os governadores de Pernambuco (58%) e Ceará (40%) são os melhores avaliados. Seus 24% no Sudeste se devem à colagem com Cabral (12%). Ela e Lula se excederam nas fotos com Cabral e agora pagam a conta.
        
Os pontos a seguir foram listados pelo ex-deputado e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, que é economista e um dos especialistas mais conhecidos na área.

1 - Se Lula ler a pesquisa, certamente desistirá da candidatura. Para 42% ele e Dilma são iguais e para 10% Dilma é melhor, num total de 52%.
        
2 . Dilma conseguiu um “prodígio”. Leu as pesquisas que Saúde era o principal problema destacado pelos eleitores e resolveu lançar programa Mais Médico, exaltar o problema, pagar publicidade e terminou exaltando o problema. Com isso –em respostas múltiplas- Saúde alcançou um patamar de condenações recorde, superior a 70% e em todos os níveis –federal-estadual-municipal. Um caso de demissão dos conselheiros e publicitários.
        
3. A desconfiança é generalizada. Para 74% os recursos públicos são mal ou muito mal administrados por Dilma e seus Ministros. Idem em relação aos governadores e seus secretários e 70% em relação aos prefeitos e seus secretários. Outra vez Cabral e seus secretários batem recorde com 87%. E 60% acham que ele tem dinheiro suficiente.
        
4. Pela ordem: administra mal+muito mal x tem recursos suficientes: RJ 87% x 60% / SP 81% x 49% / GO 79% x 51% / RS 78% x 21% / ES 76% x 42% / PR 73% x 36% / MG 71% x 43% / SC 70% x 28% / BA 66% x 37% / CE 58% x 30% / PE 57% x 42%.
        
5. Os governadores despencaram e levaram Dilma junto, ou vice-versa, ou uma relação biunívoca. Ou seja: Dilma deve evitar fotos com os governadores e estes (com exceção de Pernambuco, Ceará e Paraná) devem evitar fotos com Dilma. Só estes 3 governadores têm avaliação melhor que Dilma fora da margem de erro (o de Minas Gerais fica um pouco acima de Dilma).
        
6  15% disseram que eles ou seus familiares foram a alguma manifestação. 89% apoiam as manifestações (39 dentre estes desde que sem violência). Estimam que as manifestações vão continuar em função da Saúde 43%, Corrupção 35%, Segurança 20%, Inflação 16%, Melhores Serviços Públicos 14%, Educação 14%, Contra os Políticos 14%, Transportes 11%, etc. Corrupção e Políticos se misturam, provavelmente.

10 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

A leitura é esta mesma!!

A coisa ficou feia para muito político "multi-eleito" e que nunca resolveu os problemas.

Quanto ao Eixo do Mal, já vão tarde!!

JulioK

Anônimo disse...

Que bobagem, Cesar Maia especialista em alguma coisa? Só se for em improbidade administrativa, não é à toa que ele está com os seus direitos políticos cassados por cinco anos.
Fim da era Lula/Dilma? Não acredito. A mesma coisa era dita do Lula em 2005 quando explodiu o mensalão. Na época as pesquisas diziam que ele estava mais de 20 pontos atrás do candidato do Psdb e a reeleição era tida como impossível e ainda assim ele foi reeleito. A única pesquisa que vale é a realizada no dia da eleição. Nessa o Instituto é obrigado a acertar para não perder a credibilidade. O resto é bobagem.
Abraços.
Luis

Anônimo disse...

É bom lembrar o editor que em Pernambuco e Ceará, cujo Governadores estão em alta no Ibope, o governo Federal também está, ou seja, lá no nordeste a cobrança com os governos não como ocorre no RS, por exemplo, onde um governador nunca se reelegeu.

Outro fator que não foi lembrado é que nas pesquisas recentes para Presidente a Presidenta Dilma continua em primeiro e, em segundo, está a ex-sanadora pelo PT MARINA SILVA (que nem partido tem), ou seja, aécio sequer vai a segundo turno e o governador melhor avalaliado (Campos de Pernambuco) está em 4o lugar.

E na frente de todos está Lula, ou seja, tem muita agua para passar debaixo da ponte.

Anônimo disse...

"Para 42% ele e Dilma são iguais "

sem duvida essa eh a parte mais importante da pesquisa...

excelente...

e fiquemos atentos, porque o carcará de nove dedos esta querendo se descolar de tudo o que se vive hoje no país...

o cara eh cínico em estado bruto...

o cinismo desse individuo eh patológico, psicopático mesmo...

Anônimo disse...

Esta é a verdadeira derrocada Pettista!

Anônimo disse...

O segundo turno vai ser entre Dilma e Marina.
Aí eu quero ver a posição da direita. Vão ter que levantar a bandeira da Marina - Meio - Am,biente

Anônimo disse...

se o lula petismo acabouo que sobra para o PSDB, PPS, PMDB e DEMOS?

Anônimo disse...

Mas o PT ainda acha que representa a esquerda? De que lado estao maluf, collor, delfin, sarney, calheiros, etc?

Anônimo disse...

Não levem de moleza, eles tem 15 milhões de cestas básicas, isso dá 30 milhões de votos por baixo.


Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Ovelha não é para mato! se o pastor das ovelhas, não sabe nada do manejo, não conhece o "rebanho" e muito menos a área.... ai não tem jeito!! ...e se as urnas não "resolveram" a escolha do pastor!!... tá danado!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/