RS cadastra 3.437 MW de energia eólica para leilão federal do dia 23 de agosto. Número é o segundo maior do Brasil.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou o processo de cadastramento de novas unidades de geração de energia eólica para o leilão de reserva de 2013 que o governo federal promoverá no dia 23 de agosto. Foram inscritos 655 projetos de parques eólicos, somando capacidade instalada de 16.040 MW. O Rio Grande do Sul foi o responsável pelo segundo maior volume cadastrado: 3.437 MW através de 153 empreendimentos. O Estado é superado apenas pela Bahia, com 238 complexos e 5.854 MW. Se todos os projetos gaúchos cadastrados fossem concretizados, a capacidade instalada superaria o patamar de 90% da demanda média de energia do Estado.

. No total, os futuros empreendimentos abrangem nove estados. Também compõem a lista Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Santa Catarina. O início do suprimento está previsto para o dia 1 de setembro de 2015 e tem prazo de 20 anos de concessão. 

. A presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo, afirma que o resultado surpreendeu positivamente. “Isso demonstra o apetite das empresas do setor”, comemora a dirigente. Ela destaca que não há uma definição de quanto dos cerca de 16 mil MW habilitados serão contratados pelo governo federal.

* Clipping Jornal do Comércio, hoje.

NESTA QUARTA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

2 comentários:

Anônimo disse...

Altos investimentos do setor privado no RS. Graças ao Governador Tarso Genro do PT.

Marcos disse...

Toda forma de energia é altamente danosa ao meio ambiente, mas, sem dúvida, a energia eólica é a menos nociva, até os Xiitas do Greenpeace gostam deste tipo de energia. Carvão é caro e muito poluidor, o gás apesar de não poluir tanto nas termoelétricas, um bom pedaço do gás escapa (a maior parte metano indo para a atmosfera) na extração do Gás natural e o metano é muito mais agressivo ao meio ambiente do que o gás carbônico, que é considerado o vilão do efeito estufa, Petróleo é caro e poluidor, nuclear quase não polui, mas quando polui olha o que ocorreu na Ucrânia, Pensilvânia e Japão, onde teve zonas isoladas, onde pessoas não podem mais habitar...sem contar que o seu lixo atômico demora milhões de anos para perder a radioatividade, energia solar é muito cara e exige materiais nobres e raros no planeta. Hidroelétrica tem custo de energia barato, tipo Itaipu ou Tucuruí, mas é perigosa, caríssima para construir, se indenizar as vítimas de desapropriação de forma justa o governo federal quebra.. foi aí que surgiu o MST, dezena de milhares de famílias sem terras, florestas desaparecidas, animais extintos, peixes sem condições de reprodução, surgimento de malária. As Hidroelétricas modernas atuais não tem reservatórios grandes...com isto a extinção de muitos animais (principalmente peixes) diminuiu bastante, mas em compensação o rendimento é baixo pois as turbinas são vulneráveis a seca...aí que surge a eólica que no Brasil consegue um rendimento muito alto em torno de 40%. A maioria dos países estão incentivando este tipo de energia...a energia eólica ocupa pouco estaço, é rápido de instalar, e tem um preço quase igual ao da hidroelétrica.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/