FHC avisa que chegou a hora de Dilma beijar a cruz

Título original: Beijar a cruz
by Fernando Henrique Cardoso

Já passou da hora de o governo do PT beijar a cruz. Afinal, muito do que ele renegou no passado e criticou no governo do PSDB passou a ser o pão nosso de cada dia da atual administração. A começar pelos leilões de concessão para os aeroportos e para a remodelação de umas poucas estradas. No início procurava mostrar as diferenças entre “nós” e “eles”, em seu habitual maniqueísmo. “Nossos leilões”, diziam, “visam a obter a menor tarifa para os pedágios”. Ou, então, afirmavam, “nossos leilões mantêm a Infraero na administração dos aeroportos”. Dessas “inovações” resultou que as empresas vencedoras nem sempre foram as melhores ou não fizeram as obras prometidas. Pouco a pouco estão sendo obrigados a voltar à racionalidade, como terão de fazer no caso dos leilões para a construção de estradas de ferro, cuja proposta inicial assustou muita gente, principalmente os contribuintes. Neles troca-se a vantagem de a privatização desonerar o Tesouro pela obsessão “generosa” de atrair investimentos privados com o pagamento antecipado pelo governo da carga a ser transportada no futuro...

. Ainda que renitente em rever acusações feitas no passado (alguns insistem em repeti-las), a morosidade no avanço das obras de infraestrutura acabará por levar o governo petista a deixar de tentar descobrir a pólvora. Já perdemos anos e anos por miopia ideológica.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho vivos na memória os debates entre Serra e Dilma, nas eleições de 2010. Ela declarava que Serra e PSDB eram sinônimo de privatização. O candidato José Serra fixava com cara de tacho, demonstrando estar envergonhado. Não rebatia e nem defendia as ações do governo Fernando Henrique Cardoso.
Hoje, o PT delega tudo o que pode à iniciativa privada e ninguém diz nada. Não que eu seja contra isso. Quem não sabe fazer, melhor passar para quem está qualificado. A questão aí é a incoerência.

Anônimo disse...

Agora o PSDB quer aplicar que "concessão" é o mesmo que "privatização".

Na Concessão: o Estado, depois de um tempo pode retomar o bem, como aconteu, por exemplo, nos Pedágios e Aeroportos, embora no caso de FHC/Brito até as Concessões foram prejudiciais para a população, vide os pedágios de Caxias/Farroupilha (RS) e Porto Alegre/Rio Grande (BR), que foram tão bem amarrados que nem na justiça foi possível rever.

O que Dilma/Lula estão fazendo e leiloar alguns setores, como os Portos, Aeroportos e Estradas por um determinado espaço de tempo para que a iniciativa privada explore.


Na privatização:o Estado não retoma mais o bem, como aconteceu, por exemplo, na CRT, parte da CEEE (a dívida ficou com o Estado), Embratel, etc.

Portanto, esse engana bobo não cola mais. O BB, a Cx Federal, a Petrobras, os Correios Banrisul não foram privatizados porque FHC, do PSDB perdeu as eleições.

Anônimo disse...

Por mim, deveriam privatizar TODAS as estatais, não me trazem nada de vantajoso, apenas incompetência generalizada.

Anônimo disse...

Por mim, deveriam privatizar TODAS as estatais, não me trazem nada de vantajoso, apenas incompetência generalizada.

Anônimo disse...

Precisa avisar ao anonimo das 15:51 que FHC não perdeu nenhuma eleição presidencial.
Além disto não adianta inventar um monte de desculpas pois estão sendo obrigados a renegar na prática os seus ranços ideológicos; só não renegam o discurso. Deveriam ajoelhar no milho e pedir perdão pelos estragos que fazem na economia do país.
No estado então nem se fala é um desastre total.
Só espero que os gaúchos não se enganem denovo.

Anônimo disse...

Nós de Cuiabá nunca acreditamos no PT .Nesta Capital ele nunca ganhou uma eleição ;nem para prefeitura nem para governo Estadual e nem para Presidente da Republica.Aqui nós pelo menos não caímos no conto do pt.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/