Senado aprovou desaposentadoria. Agora está tudo nas mãos da Câmara.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10 de abril), o projeto que permite ao aposentado do INSS trocar o seu benefício por outro mais vantajoso – a desaposentação ou desaposentadoria.

. O texto não precisa ser votado em plenário e os senadores terão cinco dias para apresentar recurso. Caso isso não ocorra, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, quem já tem aposentadoria (por idade, especial ou por tempo de contribuição) e voltou a trabalhar tem o direito de renunciar ao seu benefício e, mais tarde, pedir um novo. A vantagem é que quanto maior o tempo de contribuição, maior o benefício. O universo de aposentados beneficiados é estimado em cerca de 500 mil pessoas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Qual a situação de pessoas que se aposentaram, trabalharam por mais dez anos contribuindo para o INSS e por fim, pararam de trabalhar definitivamente? Também poderão pedir revisão da aposentadoria?

Anônimo disse...

Políbio,

aí está uma medida inteligente e interessante. Mantém no mercado de trabalho pessoas com grande aprendizado e experiência, desonera temporariamente a Previdência, e acrescenta no novo pedido de aposentadoria a contrapartida de novas contribuições...Carlos - Cristal

Surfista Prateado disse...

Isso mostra o quão errada está a Previdência no Brasil. O sujeito se aposenta e ainda continua trabalhando??? So deveria ser permitida a aposentadoria em idade em que REALMENTE fica difícil trabalhar. Hoje, o que se vê é gente com pouco mais de 50 anos, 60, já aposentados. É uma vergonha! Essa idade de aposentadoria fazia sentido há 50 anos atrás. Hoje, no mínimo, para homem e mulher, deveria ser de 65 anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/