Quem salvará o RS da destruição total das suas finanças públicas, do empobrecimento e da desmoralização ?

- Tarso Genro está no mundo da lua, é o que acham até mesmo jornalistas e políticos que privam do acesso ao seu gabinete. Ele costuma sombrear o olhar quando é obrigado a discutir o dia a dia do seu governo ou o melhor modo de elevar as receitas e conter as despesas, e divaga sem nexo e sem rumo pelos meandros da vã filosofia. O governador sente tremendamente a falta dos gabinetes refrigerados de Brasília, do resplandecer dos salões atapetados de Paris e dos púlpitos de Barcelona e Lisboa. 

Ao tentar desesperadamente explicar-se diante do escândalo e assombro que assustou todos os gaúchos a notícia de que no dia anterior havia decidido confiscar R$ 4,2 bilhões dos depósitos judiciais e enfiá-los no caixa único para cobrir contas públicas que ele mesmo infla irresponsavelmente a cada dia, o governador Tarso Genro resolveu criticar os ex-governadores Antonio Britto e Yeda Crusius, justamente os dois únicos governadores que nos últimos 50 anos equilibraram as finanças estaduais e ofereceram reais possibilidades de crescimento econômico sustentável para o Estado, inclusive com a mudança da sua matriz produtiva para o mundo da civilização pós-industrial. O governador do PT evitou criticar o ex-governador Rigotto, que no dia anterior foi atacado pelo seu secretário da Fazenda, Odir Tonnolier. É que Rigotto é o único dos três - Brito, Yeda e Rigotto - que frequenta os Palácios do Planalto e do Piratini (na quarta, Rigotto falou para o público em pleno Piratini, enquanto noutro lado da cidade o secretário da Fazenda o criticava para a jornalista Rosane Oliveira).

. Sobre Yeda Crusius, anote o que disse Tarso Genro, disparando críticas que nada têm a ver com o descalabro financeiro e a paralisia econômica em que ele mergulha o Estado,  e que já está quebrado por obra da sua total incompetência e falta de aptidão para governar. Ele evita comparações sobre gestão pública, porque seus resultados são perfidamente deploráveis. Eles  não permitem cotejo com o orçamento e o caixa forrado que lhe deixou Yeda, mas voa rumo ao éter dos filósofos , no delírio de que suas trôpegas viagens ao exterior lançaram o Rio Grande no regaço dos líderes mundiais que decidem os destinos da humanidade. O governador omite também a circunstância de que ele mesmo, enquanto ministro da Justiça de Lula, minou todas as pontes que permitiriam relações republicanas entre os governos federal e estadual, transformando-as num embate político-policial que todo o Rio Grande conhece, porque foram destinadas a quebrar os pés do governo tucano e elegê-lo ao Piratini. Leia:

 A governadora anterior não tinha relações nacionais e internacionais, não tinha uma política internacional ofensiva como é a nossa. Por que o governo não tinha uma ofensiva política de relacionamento nacional e internacional? Porque tinha uma governadora que não podia viajar, porque não tinha relações políticas nem pessoais com o vice-governador. Isso impedia que o Rio Grande do Sul saísse de uma posição paroquial, de uma posição fechada, e avançasse a essas relações importantes.

Na tentativa vesga de defender Rigotto, com quem alimenta o remoto sonho de fazer uma dobradinha (Tarso, governador; Rigotto, senador), Tarso Genro chegou a criticar seu próprio Partido, o PT. É que por ocasião do saque de R$ 2 bilhões dos depósitos judiciais, obra de Rigotto, o PT tirou nota declarando: "Com esse saque, ele quebrou o Estado e prejudicou para sempre o povo do RS". Tarso Genro resolveu sacar três vezes mais em 2 anos e 3 meses de governo, mas poderá bater novos recordes, porque ainda tem 1 ano e 7 meses pela frente. O governador nem se penitencia pelo assalto aos cofres públicos, avisa que vai tirar mais e que não vai devolver nada, passando a conta para os filhos dos gaúchos que vivem no RS. O caso exigiria um recall, caso o instituto existisse no RS, mas a situação irresponsável do governador só pode ser contida pelo impeachment. Leia o que ele disse:

A crítica que o PT fez na oportunidade ao governador Rigotto, e eu quero dizer que, na minha opinião, o PT estava equivocado, foi quando Rigotto tirou e não devolveu. Ou seja, pegou o dinheiro para usar diretamente. Nós não fizemos isso, até agora. Nós pegamos o dinheiro e colocamos na conta do Estado. Fizemos isso por uma questão muito concreta, por uma discussão que está ocorrendo no STF sobre os depósitos judiciais. Nós temos a obrigação de proteger o Estado e dizer que esse recurso fica aqui sim, e se nós precisarmos, vamos usar.

19 comentários:

Anônimo disse...

"não tinha uma política internacional ofensiva como é a nossa"...

Realmente, é uma OFENSA aos gaúchos a política internacional do TARSO GENRO DO PT.

Abriga um assassino terrorista internacional;

Reune-se com grupelhos anarquistas na Espanha;

Entrega na bandeja a cabeça dos atletas cubanos que periam axilio na Brasil;

Viaja à França na mordomia sem objetivo claro para o estado;

Compactua com TIRANOS DITADORES de Cuba, Coréia do Norte, Venezuela, e outros mais mundo afora;

Realmente... é muito OFENSIVA mesmo a política internacional do TARSO GENRO DO PT!


Anônimo disse...

gauchada estúpida votou nele, agora aguente!

Anônimo disse...

Caixa forrado para que,cara pálida?? Se na doutrina deles o estado não pode investir,só assistir a "iniciativa da privada" investir. Faz horas que falam de "descalabro",vamos ver na eleição que vem o que o povo acha,deixa de blá-blá-blá fora de hora.

Joao Coragem disse...

No primeiro ano de mandato Tarso expos sua incompetência, no segundo maldade e agora, no terceiro, o desespero. O RS chegou ao final do poço com um governador tão débil como este.

Anônimo disse...

E depois dizem que os gauchos são os mais politizados.
Votaram Aguentem

Anônimo disse...

É um verdadeiro Napoleão de Hospício. Mas o povo gaúcho merece passar por isso, vota nessa esquerda irresponsável e perdulária. Prá esses comunistas dinheiro dá em baixo de pedra e não com desenvolvimento econômico, com atração de empresas como fez o ex-gov.Brito, caso da Ford e GM. Mas o que esperar de um partido em que um de seus expoentes afirmou há pouco...: o estado não precisa da GM...!

Unknown disse...

Sério mesmo. O único argumento que ele tem é que é "internacional", viaja pelo mundo com o dinheiro público, que não tem tempo para os problemas da paróquia?

Realmente não sobrou mais nada para a PeTezada a não ser assaltar os cofres públicos.

Engraçado que pra cobrir os bilhões de rombo, causados por ele mesmo, precisou do dinheiro dos depósitos judiciais de qual paróquia mesmo?

Anônimo disse...

Políbio,

Quando o Rio Grande foi declarado independente do Brasil??

Teve festa??

Sim, pois o Sr. Tarso age como se o RS fosse um "Mini-Brasil"(o velho sonho dele, abortado pela Dilma).

É quadro de "maniaco-depresivo"!!

Impeachment já!!! Salvem o que restou do RS!!

JulioK

Anônimo disse...

Quem salvará? Qualquer governo que assuma o neoliberalismo como filosofia. Socialismo não dá certo, assim como hipocrisia.

Anônimo disse...

Somente ficará UM BOM administrador QUANDO ACABAREM COM O SALÁRIO DE EXGOVERNADOR.

A desculpa dos politicos para manter esta mordomia não vale, Meneghetti morreu pobre porque colocou todo o seu dinheiro no fanatismo futebolistico.

Unknown disse...

Quanto a eleição cara pálida...
Todo esse rombo é pra distribuir em tetas e propaganda justamente pra vencer a parca eleição.

A questão é o RS pós 2014:
Sem depósitos judiciais (e tendo que devolvê-los), com déficit crescente e sem ter mais de onde tirar dinheiro.

Essa máfia está fazendo de tudo pra se sustentar até lá, 2014.
Depois o RS que se exploda.

Anônimo disse...

Este governo é um perdedor.Foi ministro porque já perdeu as eleições. Todos os perdedores deste país acabam no ministério.É o premio pela falta de competência.O Rio Grande do Sul está com surto de calcificação cerebral .Todo mundo esquece do passado medíocre dos candidatos.Cabe a imprensa melhorar a memória gauderia.

Anônimo disse...

Agora, guenta o tranco.

Anônimo disse...

Ele é o bom, só faltou atacar FHC, Pedro A Cabral, etc. É caso comprovado de mau carater.

Surfista Prateado disse...

O editor tem razão, exceto quando diz que os jornalistas acham que Tarso enlouqueceu. Ouvi a Gaúcha, Guaíba, Band, e é eloquente o eco das declarações de Tarso, com pouca ou quase nenhuma contestação dos comentaristas. Se acham que Tarso enlouqueceu, são COVARDES que não dizem no ar o que pensam.

Anônimo disse...

QUEM SALVARÁ ?
DAVID COPPERFIELD

Anônimo disse...

O Governo Tarso, em termos de atitude de efetivamente governar, parece um cão pequeno sem expressão, late...late...mas morder que é bom...., isto é ter atitude, cortar custos, fazer o RS sair da posição de joelhos em que nos encontramos para um posição de ficar em pé e ir em busca, superando as dificuldades. Esse governo é bem a cara do PT, filosofa muito, faz pouco e pior desdenha de quem muito fez e continua fazendo. Abços, Claudio.

Anônimo disse...

Eu já estou achando que um bom presente que os gaúchos poderão dar ao Tarso é a reeleição.
Quero ver daonde ele vai tirar mais dinheiro para gastar.
Antes do final do segundo mandato terá que sair por aí com o pires na mão pedindo uma esmola pelo amor de Deus ao Governo Federal, pois não terá mais dinheiro dos depósitos judiciais para usar e o caixa único estará zerado.
Será que daí ele vai se render a privatizações?

Anônimo disse...

Enquanto a Argentinha tem La loka, o RS tem El loko... e, pra não variar, ambos são esquerdopatas...


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/