Entrevista - Nova lei com marco regulatório das drogas irá a votação semana que vem

Osmar Terra, deputado Federal do PMDB do RS

Quando vai a voto o projeto 7663/2010 que estabelece novo marco legal contra as drogas no Brasil?
Combinei com o presidente da Câmara que o projeto será votado na semana que vem. Isto é definitivo. Depois irá para o Senado.

O senhor pode destacar um dos pontos que considera mais emblemáticos da nova lei?
Além da internação involuntária, destaco penas maiores para traficantes, redução de atenuantes, incentivos fiscais às empresas que abrirem postos de trabalho para dependentes em tratamento, divisão de responsabilidades entre município, estado e União, apoio às comunidades terapêuticas e a internação involuntária.

Percebo que setores do próprio governo federal não querem controle mais rígido das drogas. É isto? Que setores?
Gente do segundo escalão. Usam discurso oco para defender o uso de drogas. Eles não possuem base científica alguma.

O que diz a ciência?
Sou médico, fui secretário da Saúde do Rio Grande do Sul por oito anos, tenho mestrado com estudo do comportamento violento, vivi de perto o surgimento da epidemia do crack no meu estado. Eu conheço o assunto. Tenho recebido milhares de apoios e a maioria diz que só é a favor da liberação quem não tem um parente dependente químico.

E se liberar?
Liberar o uso é liberar o tráfico, aumentar a rede de dependentes e agravar um problema de saúde pública – adverte Terra.

2 comentários:

Surfista Prateado disse...

Enquanto usuário não for preso e TAMBÉM pagar altas multas pelo uso de drogas, assim como alguém que bebe e dirige, o tráfico de drogas vai continuar livre, leve e solto.

Anônimo disse...

Precisamos de mais deputados e de políticos do naipe de Osmar Terra!

Não vejo a hora de aprovarem a tal de internação involuntária, bem como uma maior severidade contra os traficantes de drogas ilícitas!

Parabéns e muito obrigado, deputado Osmar Terra!

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/