Depois de 12 anos como réu, Tarso finalmente defende-se na ação popular contra a privatização das áreas azuis de Porto Alegre

Prefeitos do PT criaram a área azul em Porto Alegre, privatizaram o serviço e ilegalmente deram até poder de polícia para a Estapar. 

Falta muito pouco para a sentença que o juiz Hilbert Maximiliano Akihito Obara, 5ª. Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, emitirá no âmbito do processo que tem como réu principal o atual governador do RS, Tarso Genro. Depois de 12 anos sem se defender, o governador finalmente foi citado e se defendeu através do advogado João Mattos. A defesa tem enxutas 12 laudas. Dos 5 pontos requeridos ao final da defesa, somente um entra no mérito da causa, porque todos os demais contemplam tecnicalidades processuais. O autor da ação popular, Fernando Dani, fulminou a defesa numa contestação de apenas cinco páginas.

. O ex-prefeito Raul Pont também é réu, mas é revel. A lista de réus inclui Mauri Cruz, ex-presidente da EPTC (ele foi diretor Geral do Detran, onde tomou outro processo em andamento).

. A última movimentação da ação popular  001/1.05.0326873-2, ajuizada no dia 13 de outubro de 2003, cujas 1.089 páginas, estão com o editor, é de 31 de janeiro, é assinada pelo promotor Luiz Geyer. O promotor estranha no caso a condição de revel do co-réu Raul Pont, que não se defende, o que complica a sua condição de réu.

- O caso diz respeito à privatização da Área Azul para a empresa Estapar. O então prefeito Raul Pont assinou o primeiro decreto de outorga da concessão da exploração do estacionamento pago, concedendo ilegalmente até o poder de polícia para a empresa privada, conforme o ddcreto 13.183 de 2001. A ação popular foi movida em 2003 por um grupo de advogados gaúchos, entre os quais Fernando Dani e Cristiane Vearick. Ambos estão atentos aos autos, mas não falam para jornalistas. Fracassaram todas as tentativas da prefeitura, EPTC, Estapar, Tarso Genro, Raul Pont e Mauri Cruz, no sentido de trancar o processo. Durante seis anos, agravos e apelações de todo o gênero baterasm sem sucesso às portas da 5ª. Vara, do Tribunal de Justiça e do STJ, sem sucesso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vai ser condenação na certa, tanto que todos municipios grandes e médios do Brasil adotaram a mesma sistemática!!!!!!!!!!!!!

É bom lembrar que Porto Alegre fica no "canto" da cidade, as margens do Rio Guaiba, 50% da população tem carro e o que foi feito foi "democratizar" o estacinamento, com limitador de 2 horas (os malandros dão um jeitinho e ficam mais)para que todos possam usufruir do estacinamento público.

A pergunta que fica porque o governo Fo-Fo não terminou com a tal privatização?

Não verdade, além de não terminar aumentou, ou seja, expandiu para os bairros. A pergunta que fica os elementos vão ser chamandos ao processo?

Anônimo disse...

Embala que o filho é teu.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/