PIB gaúcho fechou tres trimestres em grave recessão, com queda de 2,1%

Conforme informações da Fundação de Economia e Estatística, FEE, passadas nesta segunda-feira para os jornalistas,  no acumulado até setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve retração de 2,1% no PIB do RS, puxado pelas quedas da agropecuária (-32,4%), indústria (-1,1%). No período, os serviços tiveram alta de 3,0%.

Pelo menos um site bastante respeitado, o do jornal Zero Hora, informou na manhã desta segunda-feira que o PIB gaúcho reagiu espetacularmente no terceiro trimestre do ano, avançando 7,6%.

. Foi a manchete do principal site da RBS.

. É uma notícia totalmente equivocada, porque a comparação dos números foi estabelecida sobre o período (trimestre) exatamente anterior, quando o correto é fazer o cotejo com o mesmo período do ano anterior.  Neste caso, o PIB subiu 1,2%, de qualquer modo incapaz de mudar o rumo gravemente recessivo verificado nos dois trimestres anteriores.

. Os dados são da FEE. Assim, percebe-se que a produção industrial gaúcha perdeu 2,1% da velocidade de crescimento. O PIB do terceiro trimestre foi salvo pela agropecuária e – pelos serviços.

4 comentários:

Anônimo disse...

E, ainda, para desespero do agorento, digo, editor e seus seguidores, vai pagar o 13o em dia para o funcionalismo´.

Luiz disse...

Eu não acredito no dado informado pela RBS. Eles só publicam o que o Tarso e sua filha Luciana deixam publicar. Eles é que estão determinando a linha editorial da RBS

Luiz Vargas disse...

PIB descendo a ladeira, educação descendo a lomba, saúde despencando precipício abaixo, a parasitagem CC PeTralha subindo lomba/ladeira acima, infestando e ParTidarizando tudo aquilo que é público.
Mas o povinho botocudo que não se PREOCUPE.
SEUS PROBLEMAS ACABARAM!
O far$ante embu$teiro tran$ver$al irá tirar férias de seu desgoverno tabajara, de 02 a 12 de janeiro. O destino provável é o Rio de Janeiro. (Correio do Povo, 10/12/2012, página 6).
A criação de miragens e factoides é algo que cansa muito e deixa embu$teiro$ extenuados.

Anônimo disse...

Políbio,

O PIB 2012, no RS, será de -2,1%??

Não ficou claro, pelo menos para mim, se a previsão é de queda ou negativo!!

Grato

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/