STF cassa prefeito do Mensalão. Deputados também perderão o mandato ainda hoje.

- Este caso é indicativo do que ocorrerá com os deputados federais, que serão todos cassados ainda esta tarde. A Câmara terá que acatar a decisão e mandar todos para casa.

* Clipping www.uol.com.br

 Com o voto do ministro Dias Toffoli, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta segunda-feira (10) pela perda de mandato do prefeito José Borba (PP-PR), que era deputado pelo PMDB à época do mensalão. Borba atualmente é prefeito de Jandaia do Sul, no Paraná, e seu governo termina no próximo dia 31 de dezembro.

Votaram pela perda de mandato de Borba o relator, Joaquim Barbosa, o revisor, Ricardo Lewandowski, e os ministros Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli. Como o Supremo atualmente está operando com nove ministros no julgamento do mensalão, houve maioria.
Borba foi condenado pela Corte a 2 anos e 6 meses em regime aberto, substituídos por pena alternativa: pagamento de 300 salários mínimos, dinheiro destinado a entidade sem fins lucrativos, e a perda de direitos políticos

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/