Diretor do Daer teve viagem à Suíça paga por empresa subcontratada para obra na Rota do Sol

- O governador Tarso Genro não parece se emocionar muito com auxiliares em situação de desgraça. O caso da sua secretária da Administração, Stela Farias, é emblemática, porque ela é ré e condenada num processo de improbidade administrativa e tem até seus bens bloqueados. Este novo caso é ainda pior. José Francisco Thormann também é procurador de consultoria privada, o que é vedado pelo Estatuto do Servidor, sem contar o fato de que ele é arquiteto e seu cargo é privativo de engenheiro. As revelações de Zero Hora desta segunda, abaixo, são evidentemente irradiadas de setores ligados ao PSB, cujo líder principal no Estado, Beto Albuquerque, foi atingido gravemente por Thorman e obrigado a se demitir da secretaria de Infraestrutura e Logística. O governo Tarso Genro faz água a olhos vistos, envolvido em crescente onda de desordem política e administrativa,  e não consegue reencontrar seu eixo. O governador parece preferir escrever artigos, ensaios e livros, viajar para o exterior, em vez de governar o governo.

* Clipping Zero Hora - Carlos Rollsing carlos.rollsing@zerohora.com.br

Diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) desde 28 de setembro de 2011, o arquiteto José Francisco Thormann viajou este ano à Suíça com todas as despesas pagas por uma subcontratada que presta serviço em obra rodoviária do Estado. A viagem à Suíça surgiu a partir de uma troca de e-mails, datada de 16 de maio, entre o diretor do Daer e a gerente da empresa Geobrugg AG no Brasil, sediada no Rio.

Desenvolvedora de tecnologias de contenção de desabamentos, a Geobrugg foi subcontratada pela construtora que venceu a licitação para executar as obras – em andamento – de contenção de encostas na Rota do Sol, que liga a Serra ao Litoral Norte. O Daer, hoje sob o comando de Thormann, foi o licitante e o contratante da obra de R$ 14,6 milhões.A correspondência eletrônica da Geobrugg fez referência ao “intuito de dar continuidade à parceria técnica que estamos desenvolvendo no projeto Rota do Sol” e, logo depois, emendou o convite para que Thormann viajasse à Suíça entre os dias 18 e 21 de junho com todas as despesas pagas, incluindo passagens, alimentação e hospedagem. No decorrer de quatro dias, ele participaria de testes contra queda de rochas e visitaria a fábrica da empresa.

O diretor respondeu no mesmo dia. Agradeceu por um jantar que havia sido oferecido antes, manifestou aceitação à viagem e convidou a Geobrugg para ser parceira do 16ºEncontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), que será realizado no Estado em 2013.

A empresa ainda ofereceu a alteração do roteiro caso Thormann optasse por passar em outras cidades ou estender a estada no velho continente. As passagens confirmam que o diretor-geral do Daer ainda passou por Lisboa, onde participou de outro evento, depois de ir à Suíça. Ele se ausentou entre os dias 17 e 27 de junho.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

E dizer que ele acalentava a idéia de ser candidato a presidente pelo PT!!

O Tarso só sabe produzir ideologia totalitária!

JulioK

Anônimo disse...

Bah Polibio, dá uma folga, ir para Suiça é muito melhor do que ir para CUBA.
Na Suiça se pode aprender alguma coisa, já em Cuba ????
E Queremos saber da RS 010 Ligando Porto Algre-Sapiranga, quando vai ficar Pronta ?????

Anônimo disse...

A Zero Hora divulgando isto? Pensei que ela fosse aparelho de Tarso.

Vai ver que é a estratégia, divulgue pequenas corrupçõeszinhas para esconder as grandes.

Anônimo disse...

Imaginaram isto no governo Yeda? Lucianta Genro já estaria esperneando...

Sergio Oliveira disse...

SE FOSSE NUM GOVERNOD QUE NÃO O DO pt, OS PESTISTAS JÁ ESTARIAM QUERENDO FAZER UMA CPI.

Anônimo disse...

AHAHQAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/