STF encerrou a condenação de todos os corruptos do Mensalão. Agora será a vez dos corruptores do PT, mas Lula ainda continuará de fora.

* Clipping www.uol.com.br

O STF (Supremo Tribunal Federal) selou nesta segunda-feira (1º) o entendimento de que o mensalão foi um esquema de desvio de dinheiro público para a compra de votos parlamentares e apoio político nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).

Para a maioria dos ministros, o objetivo era aprovar projetos de interesse do Executivo no Congresso, como a reforma da Previdência. O esquema foi revelado pela Folha em 2005, em entrevista do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), dando origem ao principal escândalo do governo Lula e provocando uma CPI no Congresso.

Com esse julgamento, o Supremo rejeitou a tese da defesa de que houve um caixa dois eleitoral, defendido pelos acusados nos últimos sete anos e que beneficiaria os réus pois já estaria prescrito.
A decisão dos ministros também rebateu a tese do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o mensalão era uma farsa.

Os ministros do STF já consideraram válida a primeira parte da acusação, a de que houve desvio de verbas públicas que, misturadas a empréstimos bancários fraudulentos, abasteceram o esquema que envolveu o empresário Marcos Valério, seus sócios e funcionários nas agências de publicidade, além da cúpula do Banco Rural.

Agora, só falta confirmar quem corrompeu. Estão entre os acusados o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-presidente do PT, José Genoino. O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, deve começar a tratar dessa fatia na quarta-feira (3).

3 comentários:

Anônimo disse...

A vagabundagem, digo, os elementos, digo os maus elementos da direita da elite perfumada do psdb DEMO, editor e cia, devem estar tendo um "chilique" de alegria, porem não deve durar muito porém os por pouco tempo porque os elementos que governaram o Brasil por oito anos vão ter que reponder PROCESSO sobre a Privatização (ler Livro Privataria Tucana, compra de votos para Reeleição de FHC, lsta de Furnas, pasta Rosa, Mensalão do PSDB de Minas, Mensalão do PSDB do DF e outros SIMPLISMENTE porque crimes contra a administração pública não PRESCREVEM (CF, art. 37, par. 5o.

Viva o Brasil da elite perfumada, que perderam a eleição, mas querem ganhar no tapetão.

Daniel disse...

Se o FHC, que comprou votos de deputados pra aprovar a emenda da reeleicao e manteve aquele dialogo crimino com o Mendonca de Barros, acertando a privataria das teles, alem de outros "casos", esta fora de investigacoes, porque o Lula deveria ser investigado e processado? Ou a sociedade tapuia coloca todos os ladroes na cadeia, incluindo jornaleiros corruptos e engajados (a troco de jaba, claro...), ou continuaremos, nos os CIDADAOS, pagando a conta. Conta esta que soma algumas centenas de milhoes, que se nao sabem, vai direta ou indiretamente, para a maioria dos jornaleiros ditos imparciais. Entao, Polibio, vamos fazer direitinho. Ate porque, jornaleiro, eu nao vivo de jaba e nem de verbinha de publicidade. Eu, como todos os outros brasileiros, caro jornaleiro, somos os OTARIOS QUE SUSTENTAMOS a farra.

Anônimo disse...

Prezado Polibio, nao se iluda e nao ponha energia em algo que nunca ira ocorrer neste Pais ja dominado pelos comunas e pelo Forum de Sao Paulo! Se alguem por na cadeia os lideres do PT ou tentar sequer chegar perto de "Sao Lula", o PCC incendeia as cidades e o MST invade, mata e acaba com o campo!
Esta tudo ja dominado neste Pais, sem passado, sem presente e muito menos futuro!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/