A dependência dos metais empobrece o Brasil

- O artigo a seguir é do professor Lirio Schaeffer, ícone na Faculdade de Engenharia da Ufrgs. Ele fez a análise para o editor, tratando de “metais”, a sua especialidade. Acusa o professor Lirio: “O Brasil é o maior produtor de minério do mundo e não é o mais atrasado em produtos acabados de origem metálica”. NoRS, ninguém discute isto, nem a Fiergs. Como pode? Leia

Nas décadas de 60 e 70, no período do governo militar, financiou-se intercâmbio internacional nas áreas de exploração petrolífera, pesquisa agrícola e engenharia de aeronaves.Nestes três campos o Brasil é líder mundial.

. Lamentavelmente ficou no esquecimento os processos de fabricação e manufatura de materiais metálicos.
. O Brasil possui uma das maiores reservas de metais do mundo. O Brasil ao longo dos tempos vem sendo um grande exportador de minérios.

. Quando se fala em produtos acabados de origem metálica somos uns dos países mais atrasados do mundo.

. Não temos competência de exportar uma “picareta” com custo e qualidade competitiva internacionalmente. Possuiímos matéria prima barata, energia barata e mão de obra barata, quando comparado com os países desenvolvidos, e não temos competitividade para exportar produtos acabados de altíssimo valor agregado. Não existe no país centros de pesquisa em Conformação Mecânica e esse assunto é totalmente secundário nas universidades brasileiras e não faz parte das prioridades dos governos brasileiros.

. Lamentavelmente esquecemos dos metais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Este é o espírito bananeiro que é endossado pelas esquerdas que são do tempo da roda "quadrada"!

Surfista Prateado disse...

No mínimo um equívoco do professor. Energia barata? É uma das mais caras do mundo!

Anônimo disse...

Não ficou no esquecimento... O nobre professor esquece que em 85 o governo de verdade deu lugar a um palco de horrores. Deixou de divulgar que os investimentos seriam por setores estratégicos e que os dividendos destes financiariam outros setores. Infelizmente, todos nós sabemos onde foram parar os recursos gerados pela PeTrobras, Embraer e finalmente o agronegócio que ainda sustenta a festa dos inimigos da nação.

Anônimo disse...

Políbio,
Infelizmente, essa "PATOTA" governista so sabe tomar dinheiro público e do povo que trabalha e paga seus impostos. São tão indecentes-ignorantes mesmo, que desconhece o que seja Conformação Mecânica. É uma LÁSTIMA ESSE BRASIL!
Abraços

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/