Celso Mello fez o discurso que faltava no julgamento dos bandidos do Mensalão

- O grande nome do julgamento desta segunda-feira a tarde no STF foi o do ministro Celso de Mello. “O Estado não pode tolerar quem corrompe e é corrompido”, ensinou o ministro na sua sentença, avisando que é “intolerável o cinismo” dos que pregam caixa 2. “Um governo de leis e não de homens”, defendeu Celso Mello. A má nota do dia foi a fala melíflua e detestável do ministro Marco Aurélio Melo.

. Nesta segunda-feira a tarde, a partir das 14h, o ministro Joaquim Barbosa estava programado para ler seu voto em relação a Zé Dirceu, Delúbio e José Genoíno, dirigentes máximos do PT. Antes, o Supremo concluiu o julgamento das acusações a políticos e assessores ligados a partidos da base aliada - o extinto PL (atual PR), PP, PTB e PMDB. Na semana passada, a maioria dos ministros votou pela condenação de nove acusados no item da denúncia sobre corrupção entre partidos. Ainda faltam  os votos de quatro ministros, que definirão o futuro de outros três acusados no tópico O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, começa a julgar nesta segunda-feira (1º) as acusações feitas ao chamado "núcleo político" do suposto esquema de compra de votos no Congresso Nacional durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Entre os réus dessa etapa estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Segundo denúncia da Procuradoria Geral da República, os três atuaram na distribuição de dinheiro a parlamentares por meio de Marcos Valério com a finalidade de "angariar ilicitamente o apoio de outros partidos políticos para formar a base de sustentação do governo federal". Dirceu, Genoino e Delúbio, além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, são acusados de corrupção ativa, crime que pode resultar em 2 a 12 anos de prisão. Também são réus nesse tópico Marcos Valério, sócios e funcionários das agências de publicidade dele.

3 comentários:

Campao disse...

O Ministro Marco Aurélio conseguiu sintetizar o que realmente falta ao País: ser governado pelas Leis e não pelos homens( políticos e outras castas influentes)que só estimulam a impunidade na busca de interesses pessoais ou corporativos.
O Ministro lembrou, nessa citação, a John Adams,presidente do Senado Americano e,posteriormente,o segundo Presidente do País, quando ao discursar na sessão solene de adoção da Constituição:.."seremos um País conduzido pelas Leis e não pelos homens". E é isso que se ve por aqui. Quem cruzar o sinal vermelho sabe que estará sujeito aos rigores da Lei, desde a multa; ao compsarecimento diante de um juiz, na Côrte e até a eventual prisão. Isso vale para todos, inclusive para Autoridades, pois estas são também obrigadas a odedecer e CUMPRIR as Leis.

Campao disse...

Desculpe a falha, Políbio, Sem querer troquei os nomes. Eu me referia ao prounciamento do Ministro CELSO MELO , sorry.

Campao disse...

Desculpe a falha, meu caro Editor, Mas eu me referia ao Ministro CELSO MELLO e,por equívoco mencionei o Ministro Marco Aurélio Melo. Sorry.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/