Roberto Jefferson denunciará Lula no julgamento do Mensalão: "Ele era o verdadeiro chefe. Zé Dirceu foi apenas o laranja".

Antes mesmo de o Supremo Tribunal Federal (STF) dar início ao julgamento do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson mostra que está disposto a arrastar com ele, ao banco dos réus, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reeleito presidente nacional do PTB pela quarta vez consecutiva, Jefferson diz que foi "um grande equívoco" deixar Lula fora do processo e ameaça: "Se tentarem politizar esse julgamento, Lula vai pagar a conta. Vou à tribuna do Supremo".

O que deixou o autor da denúncia do mensalão furioso esta semana foi a informação de que os advogados do ex-ministro José Dirceu, apontado por Jefferson como "o chefe da quadrilha", referem-se a ele como "pessoa de abalada credibilidade" no memorial de defesa entregue ao STF. Tudo para desacreditar aquele que, segundo a defesa de Dirceu, teria criado o termo "mensalão".

"Qualquer ataque a mim será respondido no mesmo tom", avisa o ex-deputado. Embora tenha se surpreendido com um diagnóstico indicativo de câncer no pâncreas e já tenha agendado uma cirurgia para o próximo sábado, 28, Jefferson aposta que estará recuperado até o dia do julgamento de seu processo. Se os demais réus fizerem uma "defesa técnica e jurídica", seu caso será conduzido pelo advogado Luiz Barbosa. Se politizarem o processo, ele faz questão de fazer pessoalmente sua defesa, como advogado que é, da tribuna do STF.

Não por acaso, Luiz Barbosa tem dito que vai usar metade da uma hora a que tem direito na sustentação oral do STF para bater na Procuradoria-Geral da República e desqualificar a denúncia, por não ter incluído o ex-presidente Lula. Para a defesa do presidente do PTB, Lula que será apontado como comandante do esquema. A outra meia hora, Jefferson reserva para que ele mesmo possa se defender, partindo para o ataque.

O presidente do PTB lembrará que o Ministério Público sustenta a tese de que houve corrupção para favorecer o governo. E dirá que ministros são meros auxiliares, uma vez que a Constituição confere apenas ao presidente, chefe do Executivo, o poder de baixar decretos e propor projetos de lei autorizando ministros a fazer pagamentos e gastos. "O governo era o Lula, e não o Zé Dirceu", argumenta.

Ele quer rebater pessoalmente os argumentos do memorial de defesa de José Dirceu. Diz o documento que "a acusação de compra de votos é sustentada por um único e frágil pilar: Roberto Jefferson". Em seguida, os advogados do ex-ministro afirmam que Jefferson estava "no foco de graves acusações relacionadas com a gravação de Maurício Marinho recebendo dinheiro nos Correios".A defesa de Dirceu acrescenta, ainda, que foi esse contexto que levou Jefferson "a buscar o palanque da mídia e a inventar que parlamentares vendiam votos por uma mesada de R$ 30 mil. Assinam o memorial entregue ao STF os advogados José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall'Acqua.

16 comentários:

Surfista Prateado disse...

Ora, eram 40 ladrões chefiados pelo Aluh Lalá. Quem não sabia desde o início?

Anônimo disse...

Roberto Jefferson o único réu confesso da Mensalão.
Primeiro ele acusa o Dep Clinaglia, depois ele aruma uma cirurgia para fazer, bem na época do seu julgamento, na condição de réu e agora vem com essa (replicando o que já disse antes).

Qual o próximo passo desse elemento?

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que tentam envolver Lula:

Durante as investigações da Operação Monte Carlo, a Polícia Federal apreendeu um material que pode ser a pista para a compreensão de uma dos mais estranhos episódios da história política recente. Trata-se de gravações de uma conversa entre o ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e o jornalista Mino Pedrosa, ex-repórter da Isto É e hoje autor do site QuidNovi, sobre o chamado “escândalo dos aloprados”, como ficou conhecida a suposta tentativa de compra de um dossiê contra o então candidato a governador de São Paulo José Serra (PSDB) em 2006.

Curiosamente, o material foi apreendido na casa de Adriano Aprígio de Souza, ex-cunhado do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Souza foi preso em julho pela PF, na esteira das investigações sobre o grupo. Ao analisar o material, a PF encontrou o grampo de uma conversa ocorrida em 2006 entre Dadá e Mino Pedrosa no qual o jornalista dizia ter informações sobre como o dossiê foi negociado.

Dadá é apontado pela PF como araponga do grupo de Cachoeira.
O escândalo, que tumultuou as eleições daquele ano, eclodiu após um assessor da campanha de Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo paulista, ser pego ao entrar num hotel em São Paulo para supostamente comprar informações contra o adversário tucano. O material conteria documentos que ligariam o ex-ministro da Saúde à chamada máfia dos sanguessugas, como ficou conhecido o grupo investigado por desviar recursos da saúde.

Na conversa, possivelmente gravada por Dadá, Mino Pedrosa e o araponga conversam sobre as origens do escândalo dos aloprados. O jornalista revela que o dossiê havia sido confeccionado por Luiz Antonio Trevisan Vedoin, pivô dos sanguessugas, e oferecido aos petistas. No entanto, quando a negociação avançou, o mesmo Vedoin entrou em contato com um emissário da campanha José Serra – que teria acionado a Polícia Federal. O plano de Vedoin era criar um fato político contra o PT durante a eleição.

Em seguida, Mino Pedrosa diz ter em mãos informações que poderiam ser a “bala de prata” para “matar o Barbudo”, numa clara referência ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, postulante à reeleição. O jornalista afirma ter informações de que a proximidade de Lula com seu ex-assessor pessoal Freud Godoy, suspeito de participação na compra do dossiê, poderia mudar os rumos da eleição de 2006.

Para comprovar as suspeitas, Pedrosa pede a Dadá que obtenha clandestinamente os documentos junto ao Coaf e à Receita Federal sobre movimentações financeiras de Lula para confirmar as suspeitas.
O episódio mostra como o grupo de Cachoeira agia para alimentar informações para tumultuar o ambiente político – e que nem mesmo o presidente estava imune a ação dos arapongas.

Anônimo disse...

Lula, verdadeiro chefe de bandidos, transformou o país na república da iniquidade.

Gostaria que este ímpio maldito tivesse o julgamento de Deus, pois o do homem, ele compra.

Que a providência dívina se manifeste, antes que o país definitivamente caia no caos da guerra cívil. Ou voces acham que se o PT perder as próximas eleições, eles não vão fazer uma revolução?

Anônimo disse...

Globo tentou envolver Cachoeira com Lula e Agnelo:

"Íntegra da entrevista de Andressa ao Fantástico foi filmada por um celular; nas perguntas, repórter da Globo insistiu para que a esposa de Carlos Cachoeira conectasse o ex-presidente e o governador do Distrito Federal ao escândalo; ela negou e os trechos não foram ao ar; leia:

No encontro com Andressa Mendonça, mulher de Carlinhos Cachoeira, o Programa Fantástico, da Rede Globo, insistiu na tentativa de associar petistas com o esquema do contraventor. Uma pequena parte da conversa com a jornalista Sônia Bridi foi ao ar na revista dominical da Globo, dia 1º de julho.
Eis alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=mMdQOmTKT3Y
http://www.youtube.com/watch?v=Ah0AZS1wWcA
http://www.youtube.com/watch?v=OGFNd0Ds1-I
http://youtu.be/7y962vJ3cx4
http://youtu.be/YtA86iRH9CU
http://youtu.be/2gwzSe6TExw
http://youtu.be/bSZxrvxmfU0
http://youtu.be/viiLGKAu4UQ

Num dos trechos, a mulher de Cachoeira é questionada sobre o suposto pagamento de uma aeronave para o que médium João de Deus, que realiza cirurgias espirituais em Abadiânia (município goiano bem no meio do caminho entre Goiânia e Brasília), visitasse Lula em São Paulo. À época o ex-presidente realizava seu tratamento contra o câncer na Laringe no hospital Sírio Libanês.

Veja o trecho:

Fantástico – Quando o médium João de Deus... Você conhece João de Deus?

Andressa – Já o vi aqui, na casa do meu sogro. Ele vinha orar para a minha sogra, que faleceu.

Fantástico – Quando ele foi visitar o presidente Lula, em São Paulo, foi o Carlos quem arranjou a visita, cedeu o avião?

Andressa – Não sei te responder.

Fantástico – Mas vocês têm contato com o João de Deus? A família é espírita?

Andressa – Acho que não. Não sei. Acredito que não. Mas ele é uma pessoa que mora em Anápolis, é uma figura fácil aqui. Ele ora pelas pessoas que estão doentes. Ele veio orar pela minha sogra algumas vezes.

Em outro trecho, Andressa é questionada sobre uma suposta viagem dela, de Cachoeira e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz, aos Estados Unidos. Ela nega, mas a repórter insiste:

Fantástico – E este encontro que vocês tiveram com o governador Agnelo Queiroz nos Estados Unidos? Vocês discutiram política ou foi um encontro social?

Andressa – Desculpa, com quem?

Fantástico – Com o governador Agnelo Queiroz.

Andressa – Nos Estados Unidos?

Fantástico – É.

Andressa – Eu não conheço o governador do Distrito Federal.

Fantástico – Vocês não se encontraram nos Estados Unidos?

Andressa – Não, não nos encontramos.

Fantástico – Vocês nunca se encontraram? Você, junto com o Carlos, nunca se encontraram com ele?

Andressa – Não, nunca vi.

Fantástico – Nunca teve um contato...

Andressa – Nunca.

Essa é a poderosa Globo, vc pode ser o próximo!!

Anônimo disse...

E ai que seja, o cara já governou por 8 anos e ainda continua ditando as cartas por trás dos panos.
Grande coisa condenar alguém depois que já cumpriu o mandato.
Só no Brasil mesmo!!!!
Uma piada!!

Quantos mais estão ai na mira dos tribunais de contas e dos Ministérios Públicos, ou sendo investigado pelo legislativo. Continuam todos exercendo belos e faceiros seus mandatos, e ficarão neles até o final dando rizada.
Depois de que adianta condenar um cara desses, depois que já fez e aconteceu por conta e nas costas do povo??????????

Mordaz disse...

Roberto Jefferson está falando tarde demais. Deixou O CHEFE operando e delinqüindo no poder ao se calar. Hoje Lula está mais forte do que nunca depois de indicar outros operadores da quadrilha e de vários membros da república para delinqüirem em seu interesse. Como o Ministro Toffoli, advogado do PT por 15 anos colocado no STF por sua ignorância jurídica, mas sua fidelidade canina. Assim como Lewandowski, que hoje sabemos que foi indicado por amizade de família. Da república de São Bernardo. O ex-presidente do PT para gerenciar a Polícia Federal.

Anônimo disse...

O cinismo conivente de todo o establishment (inclusive do Roberto Jeferson) fingindo que o LULADRÃO "não sabia" do Mensalão foi asqueroso!
O que ficou dessa emuncície toda foi o desmacaramenato da hipocrisia "ética" da esquerdalha e do resto do establishment.
OlÊ olê olê Olá... Lulá Ladrão!...

Anônimo disse...

Tem outro réu confesso neste processo do mensalão. É o Silvinho Pereira, que inclusive já teve a pena aplicada e cumprida, depois de transacionar com o MPF, certamente para ficar com um pena bem menor do que poderia lhe caber ao final do julgamento. Tudo homologado judicialmente.
Precisa alguma confissão mais clara do que esta.
Certamente ele foi mais inteligente do que os demais que preferiram correr o risco de sairem ilesos.
O mesmo ocorreu no RS onde os petistas que se comprometeram em cortar o próprio pescoço em caso de confirmação do recebimento de dinheiro oriundo do mensalão que também transacionaram com o MPE e ficaram com penas pequenas, na base da prestação de serviço público à comunidade. Tudo homologado judicialmente.
Querem mais prova do mensalão?
A confissão clara e cristalina do Duda Mendonça de que recebeu o pagamento pelos seu serviço no exterior em conta não declarada para o fisco e que depois corrigiu a declaração, fato também confirmado por Marcos Valério.
E a quem beneficiou tudo isto?
Tem uma mera semelhança com polvo, pois é cheio de tentáculos.
Certamente é o ALI BABA.
Esses defensores de petistas jogam com a falta de memória do povão, mas não é bem assim.
E parece que lançaram um campanha via internet e redes sociais para limpar a barra. Deve estar custando o olho da cara. De onde vem o dinheiro? Será público?
Além do mais já está mais do que na hora de Zé Dirceu, Lula e companhia largarem o osso e darem a vez para pessoas mais modernas.
Chega de guerrilheiros deste naipe.

Anônimo disse...

Que novidade!

Mas a essa altura do campeonato, essa informação serve para quê?

Os 8 anos de mandato já foram cumpridos, agora nada mais vai voltar a trás.

O tempo não volta, o tempo não para!

Anônimo disse...

Porquê demoroui tanto prá cair a ficha? O próprio zé dirceu sempre afirmou com todas as letras que: "Nunca fiz nada que não fosse do conhecimento do ´presidente lulla".

Anônimo disse...

Em briga de familia, to fora. Ainda mais se é da mafia.

Anônimo disse...

Senhor anonimo das 10:52, não me digas que não sabes da denuncia feita por Promotor de Justiça Federal de Porto Alegre, pedindo a inclusão do Lula no processo do mensalão?
Polibio! Digas o nome do Promotor Federal ou ninguem mais lembra?

Biriva do Cerro do Tigre disse...

O Lula enricou (num luloarcaismo) e os amiguinhos e coleguinhas petralhas tambem enricaram. Até o selfman Lulinha enricou, e virou testa de ferro do papai Lula. Esse quadro lembram bem aquele personagem do grande Chico Anísio: Meu garoto!! Meu Papai!! Esse é o meu garoto!!!

Nunca vi tanto comunista rico como no Brasil. Demonstra a corja que rasgou todos as apostilas comunistas, principios nunca tiveram, pois os fins justificam os meios de enganar, ludibriar, mentir, falsificar, e atacar a dignidade das pessoas de bem. Veja a sinistra união Lula com Sarney e agora Maluf.

O Lula se caga de medo de Sarney tanto que quando quiseram tirar da presidência do Senado, Lula interrompeu uma viagem na África e veio correndo defender o cumpanhero. Sarney dever ter dito: "eu caio mas levo voces todos juntos" e aí aparece Lula indignado e cortando um prego, para apaniguar a crise.

Anônimo disse...

Anonimo das 14:45 uma revolução seria a unica forma de organizar o país e desta vez com competencia. Tem um anonimo que por duas vezes disse que já se passaram 8 anos e o tempo não volta, se não volta porque voces querem a comissão da verdade? interessante teus comentarios, achas que todos aqui são bobos ou tu é ingenuo. edus

Anônimo disse...

Pra que comissão da verdade, depois do leite derramado já era. Isso só serve pra gerar indenização pra alguem ganhar, indenização por conta dos erros da politicálha, mas quem paga a conta das indenizações não são os trambiqueiros, somos nós mesmos os pagadores de impostos que pagam pelas indenizações oriundas dos picaretas políticos do nosso país. Eles fazem, deitam e rolam, e não são condenados a nada, ficam impunes disfrutando dos cargos até o fim, e ai sabendo que um dia a casa vai cair, já aproveitam a deixa pra pegar um pouco a mais porque sabem que um dia vão precisar pra comprar a liberdade, porque essa tem preço e é bem cara.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/