A guerra de Zé Dirceu para se defender no Mensalão

* Clipping revista IstoÉ,  Autor(es): Sérgio Pardellas Isto é - 18/06/2012

No sábado 2, trajando blazer preto e camisa azul clara, o ex-ministro José Dirceu entabulou uma conversa ao pé do ouvido com o deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP). O bate-papo aconteceu minutos antes do pré-lançamento de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Dirceu deixava claro para o deputado, que é compadre do ex-presidente Lula, seu estado de ânimo para encarar o julgamento do mensalão no STF, onde ele é acusado por formação de quadrilha e corrupção ativa. "Se eu morrer, será lutando", disse o ex-ministro. A expressão heróica utilizada por José Dirceu significa que ele está trabalhando duro para enfrentar o julgamento marcado para começar no dia 1º de agosto. Desde maio, ele prepara um arsenal pesado para atravessar o que chama de "um dos momentos mais críticos" de sua trajetória política. Para não ser condenado a até 12 anos de prisão, e acabar alijado definitivamente da vida pública, o homem que um dia presidiu o PT e foi o principal ministro do governo Lula montou um bunker de assessores e advogados, investiu na contratação de uma empresa especializada em redes sociais, passou a articular manifestações de apoio com sindicalistas, intelectuais e artistas e se reaproximou de organizações estudantis. "Você fala "oi" para o Zé e ele fala em julgamento", contou à ISTOÉ o deputado Devanir. "É um projeto legítimo dele, tentar mobilizar pessoas e angariar apoios".Quem comanda a defesa de Dirceu é José Luiz Oliveira Lima, dono de um escritório com 11 advogados, localizado no 32º andar do prestigiado Edifício 50, na Avenida São Luiz, em São Paulo.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

19 comentários:

Anônimo disse...

O Brasil não é o Paraguai, temos direito de a "ampla defesa", previsto na CF/1888, art. 5o LV.

Já tem Ministro do STF pré-julgando as pessoas e a velha mídia idem, o que vocês queriam que um indiciado aceite passivamente pré-julgamento.

Anônimo disse...

Certamente está pagando toda essa articulação com um pouco do dinheiro que surrupiou nas maracutaias dos cofres públicos.

Anônimo disse...

nada mal para um representante do partido do "trabaiadô" pagar um escritório com ONZE advogados...

dava pra encher a barriga de muito pobre com essa grana, hein Ze Desceu?

socializa essa bolada ai com a patuleia, vai...

Anônimo disse...

A hora do teu acerto com Satanás se aproxima Dirceu...

Fizeste o pacto ao aderires ao comunismo.

Na cadeia, serás tu uma esposinha dedicada, ou rebelde metida a moderninha?

Mordaz disse...

Parece que ele está cada vez menos convencido da sua inocência. Está quase certo da sua culpa. Agora, de onde sai toda esta grana para tudo isto?

Anônimo disse...

Tadinho dele, vai ficar pobre. Ou todos trabalham de graça prá ele?
E daonde vem o dinheiro? será que os amigos do Zé podem explicar?
Serão verbas não contabilizadas?

Anônimo disse...

E dizer que essa desgraça, maior ladrão do partido mais ladrão de toda a história da república, vai acabar sendo inocentado, pois mais da metade dos ministros do supremo foram empossados pela quadrilha.

Anônimo disse...

ESSE FDP TEM QUE ESTAR PRESO ONDE É O LUGAR DELE...

Anônimo disse...

Ele não foi preso ainda?

Anônimo disse...

Realmente, o Paraguai não é o Brasil. Chegastes a esta conclusão somente agora? Anonimo das 09:53!

Então dirás um dia qualquer, que o Brasil não é Alemanha, não é EUA, não é Canadá, etc.

Se não sabes, te digo também, a Constituição Brasileira é para somente brasileiros, com reconhecimento internacional.

Se não te agradas a Constituição do Paraguai, vá morar em Cuba.

Anônimo disse...

Para quem gosta de Privatização:

A Celpa, Centrais Elétricas do Pará, está em recuperação judicial.

No popular, faliu.

A Celpa foi privatizada em 1997. O presidente da República era Fernando Henrique Cardoso. O ministro encarregado da desestatização era José Serra. E o governador do Pará era Almir Gabriel.

O Grupo Rede comprou a Celpa em 1997 com dinheiro da União. O estado do Pará foi avalista do negócio.

Como a Celpa não pagou o que devia, o Fundo de Participação (FPE) do Pará tem sido descontado mensalmente.

Hoje um dos estados que mais produzem energia elétrica no Brasil, exportador de energia (segundo Lúcio Flávio Pinto) sofre com apagões.

Sim, o Pará da hidrelétrica de Tucuruí sofre com apagões.

O programa Luz Para Todos está paralisado no Pará.

Na privataria, o Grupo Rede é acusado de ter transferido R$ 700 milhões de reais da Celpa a outras empresas do grupo.

O interventor judicial da Celpa, indicado pela Justiça do Pará, é o advogado eleitoral do atual governador do Estado, Simão Jatene, que teve papel importante, lá atrás, em 1997, na privatização da empresa.

Trocando em miúdos: o governo tucano do Pará atua nas duas pontas do negócio, como credor e devedor da Celpa.

Por isso, ele defende que a Celpa seja federalizada.

Quanto ao quarto escândalo, está no fato de que o assunto ‘sumiu’ da imprensa do Pará.

Blogueiros paraenses, inclusive Lúcio Flávio Pinto, atribuem isso a dívidas que empresas de comunicação do estado teriam com a Celpa.

Anônimo disse...

Políbio,

A manifestação das 09:53 é digna de um representante da seita de lunáticos e ou de algum CC mamador de teta pública, que conseguem transformar criminosos em libertadores do povo, vagabundos em trabalhadores, retardados em pensadores, assaltantes em socialistas. " E viva o Bananão"!

Anônimo disse...

Indiciado só, não!
Ele é chefe da SOC - Sofisticada Organização Criminosa, conforme o Procurador da República.
O que esperar de alguém que é chefe de uma SOC?

Sds

Anônimo disse...

E O MARIO RANGEL TA NESTA....

Justiniano disse...

Se o Zé Dirceu e a quadrilha for inocentada, começem a liberar os ladrões de bancos das penitenciárias do país, porque o que eles fizeram foi um verdadeiro assalto aos cofres públicos, além do mais esta quadrilha de petralhas na década de 60 fazia exatamente isto.

Bom ditado gaúcho diz "cachorro comedor de ovelha só matando"

Anônimo disse...

Anonimo de direita das 20:36:

Hooo troxão, moro no Brasil e não no Paraguai, cujo Constituição não preve o direito a "ampla defesa", tanto que o processo para casar o Presidente Lugo, não teria durado 36 Hs, menos que uma "defesa" de multa de transito (72 hs).

Ou seja, aqui no Brasil "qualquer" processo não é é tocado a "toque de caixa", as pessoas tem oportunidade e "tempo razoável" para se defender, infelismente para quem quer a condenação sumária do zé dirceu (vc).

Vá estudar "direito comparado" depois fala comigo!!!!!!!

Anônimo disse...

Estupido das 09:53, o que tem no Brasil são leis e uma imencidão de formas como burlar as leis através de liminar e inclusive antes de tomar na bunda o sem vergonha entra com uma cautelar e vai recorrendo até que morra ou acabe em nada, nos estados unidos tem umas 12 leis e tá tudo amarrado ali não tem como o mensaleiro escapar, nos paises comunistas é julgamento na hora, o que mais tu quer estupido? nem deveria me meter nisso mas a tua estupides é irritante. edus

Anônimo disse...

Continuas preocupado com os teu pares paraguaios, estudiosos do "direito comparado" como tú, acataram a descisão da maioria.

Então estudioso dos dereitos, qual é o direito da maioria que estudastes em salas de aula?

Anonimo das 9:53 e 11:59! Vá a Cuba e China e verás a "ampla defesa" que tu tanto defendes.

Anônimo disse...

Se Zé Dirceu dispõe de todo esse dinheiro para garantir sua defesa e tempo, então senhores, é de se pensar de onde veio esse dinheiro? Depois não é só uma questão de direito do Zé, mas sim do Brasil. Gente como essa que entrou no governo a partir de 2002 vai acabar com uma nação ainda frágil como o Brasil. Pena que o Brasil não resolve seu problemas presentes e latentes com a mesma facilidade que o Paraguai.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/