PIB do RS já trabalha em ritmo de recessão. Queda do PIB no primeiro trimestre foi de 1,8%.

Com base nos números desastrosos da safra agrícola deste verão, o editor vinha prevenindo há bastante tempo que o PIB deste ano seria um desastre.

. Os primeiros números sobre o PIB do primeiro trimestre comprovam isto.
. A Fundação de Economia e Estatística confirmou que a economia trabalhou em ritmo de recessão pesada, já que registrou queda de 1,8% comparado com igual período de 2011. Na comparação com o quarto trimestre de 2011, o PIB do primeiro trimestre de 2012 registrou queda pior ainda: 2,2%.
. A FEE atribui a queda do PIB gaúcho à estiagem: a agropecuária apresentou redução de 27%. O arroz (-13,5%), o fumo (-21,6%) e o milho (-44,3%) foram os produtos que mais apresentaram queda. A indústria cresceu 0,9%. A construção civil e as demais indústrias também apresentaram crescimento.
. A produção da indústria de transformação registrou retração de 1,1%. O número reflete o mau desempenho de setores como o de veículos automotores, alimentos, fumo e calçados. 
. No comércio, destacaram-se positivamente os hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e móveis e eletrodomésticos. O comércio de veículos, partes e peças, acompanhando a produção industrial, apresentou queda.
. Quando a FEEE examina os números de quatro trimestres, o PIB gaúcho demonsta crescimento de 3%, mas isto é irrelevante e não marca tendência alguma.
- A economia local vai ainda pior do que a economia brasileira como um todo (que também vai muito mal). 

3 comentários:

Anônimo disse...

Já a arrecadação aumenta.
Dá prá explicar?

Mordaz disse...

Por isto a comissão da verdade para com a mentira escondera a verdade atual. Que são um desastre.

Anônimo disse...

Até que o PIB caiu pouco, acho que estão manipulando os dados, a turma de 9Dedos é especialista nisto!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/