Paraguai expulsa embaixador da Venezuela e retira seu embaixador em Caracas

* Clipping www.terra.com.br]
O governo do Paraguai declarou nesta quarta-feira como "persona non grata" o embaixador da Venezuela no país e ordenou a retirada do chefe da legação diplomática paraguaia em Caracas, segundo um comunicado de seu Ministério das Relações Exteriores.
A nota cita "as graves evidências de intervenção por parte de funcionários da República Bolivariana da Venezuela em assuntos internos da República do Paraguai". Trata-se de um suposto "incentivo" do chanceler Nicolás Maduro aos chefes militares paraguaios para que mantivessem sua lealdade a Fernando Lugo. O ex-presidente foi cassado no dia 22 de junho em processo parlamentar e sucedido por Federico Franco.
Maduro estava naquele dia em Assunção, como parte de uma delegação da Unasul que acudiu a mediar na crise política paraguaia. Após se referir às provas de interferência venezuelana, a Chancelaria do Paraguai informou hoje que o governo do país "determinou nesta data a retirada de seu embaixador credenciado perante o governo venezuelano", Augusto Ocampos.
"Além disso, em conformidade com o previsto na convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o Estado paraguaio declarou persona non grata o embaixador da Venezuela no Paraguai, José F. Javier Arrúe de Pablo", acrescenta o comunidado que explica que o diplomata já "não está no país

4 comentários:

Anônimo disse...

O Psicopata Hugo Chaves continua encantando os mediocres governos da America Latina.Teremos grandes problemas no nosso continente com sua entrada no Mercosul.O governo do Equador já começou a implantação do modelo cubano ao fazer fiscalizção no tamanho e número de residencias dos equatorianos para resolver o problema de moradia.Por lá, muita gente procura vender seus imóveis para não perdê-los com as futuras desapropriações do governo
Será que estas ideias vão colar por aqui?...

Anônimo disse...

Se o Paraguai for inteligente vai seguir o exemplo do Chile, buscando acordos bilaterais com países fora do Mercosul. Teimar em manter o Mercosul é o mesmo que fazer a união de favelas, não pode dar certo.

Clóvis disse...

Parabéns ao Paraguai. Pelo menos um PÁÍS (merece ser escrito com maíúsculas) que não se curva sob o peso dos visionários bolivarianos, nem lambe as botas de aprendiz de ditador Chaveco.

Anônimo disse...

O BRASIL QUE FIQUE FORA DESSA!!

MAS O POVO É UMA COISA, CAPAZ DA DENTUÇA SE INTROMETER, COLOCAR O BRASIL NO MEIO DESSE ENROSCO, FAZER NOSSO PAÍS QUE ESTÁ QUIETO E EM PÁZ ENTRAR NUMA GUERRA ALHEIA QUE NÃO TEM NADA HAVER COM A GENTE.

O GOVERNO FEDERAL TEM QUE MANTER RELAÇÃO DE PÁZ COM O PARAGUAY, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM O GOVERNA, E SE O GOVERNANTE DE ANTES OU DE AGORA CAIR, PROBLEMA DELE, NÃO NOSSO!

MAS CAPAZ DA DENTUÇA NOS COLOCAR NO MEIO, COLOCAR O BRASIL EM GUERRA A FAVOR OU CONTRA O PARAGUAY E O BRASILEIRO, MOSCÃO COMO SEMPRE VER ISSO ACONTECENDO SEM FAZER NADA, SEM IR PARA AS RUAS GRITAR E DIZER QUE NÓS NÃO QUEREMOS INTERFERIR, MUITO MENOS PARTICIPAR DE GUERRAS, AINDA MAIS PARA DEFENDER OS OUTROS.

NOS INTERESSA SIM MANTER A CORDIAL ALIANÇA POLÍTICA COM O PAÍS VIZINHO, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM O GOVERNA, E MANTER A COOPERAÇÃO DOS DOIS PAISES, AINDA MAIS OS INTERESSES DA NAÇÃO COM RELAÇÃO A ITAIPÚ.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/